Andrea del Castagno









Question book.svg

Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)























Andrea del Castagno


Nascimento

Década de 1420
San Godenzo
Morte

19 de agosto de 1457 (37 anos)
Florença
Ocupação
pintor
Causa da morte

peste

[edite no Wikidata]




Afresco eqüestre a Niccolò da Tolentino, Catedral de Florença.





Retrato de um Homem





Boccaccio, Galeria Uffizi, Florença


Andrea del Castagno (San Godenzo 1421 - Florença, 19 de agosto de 1457) foi um pintor florentino, influenciado por Masaccio e Giotto. Por sua vez, ele influenciou a Escola de Ferrara, da qual participavam Cosmè Tura, Francesco del Cossa e Ercole de' Roberti. Foi mestre de Antonio Pollaiuolo.


Pouco se sabe sobre sua formação. Acredita-se que tenha sido aprendiz de Filippo Lippi e Paolo Uccello. Giorgio Vasari afirmou que Castagno assassinou Domenico Veneziano, embora isso pareça improvável.



Seus trabalhos |


Suas primeiras obras importantes foram os frescos de "A última ceia" e "A paixão de Cristo", realizados por volta de 1445para o refeitório do convento de Sant'Apollonia, posteriormente Museu Castagno, em Florença; neles mostrava especial preocupação com a perspectiva e a monumentalidade das figuras, reflexo da influência de Masaccio e da escultura deDonatello. As lições deste último foram determinantes em seu trabalho posterior. É o que se pode apreciar no conjunto "Homens e mulheres famosos", que pintou com novo estilo, pleno de dinamismo e expressividade, para a Villa Carducci Pandolfini de Legnaia. Seu último trabalho foi um retrato eqüestre de Niccolò da Tolentino (catedral de Florença).Preocupação com a perspectiva e a monumentalidade das figuras, reflexo da influência de Masaccio e da escultura de Donatello. As lições deste último foram determinantes em seu trabalho posterior. É o que se pode apreciar no conjunto "Homens e mulheres famosos", que pintou com novo estilo, pleno de dinamismo e expressividade, para a Villa Carducci Pandolfini de Legnaia. Seu último trabalho foi um retrato eqüestre de Niccolò da Tolentino (catedral de Florença)





Ver também |



  • História da pintura

  • Pintura do gótico

  • Pintura da Renascença Italiana



Ligações externas |




O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Andrea del Castagno











Popular posts from this blog

Bressuire

Cabo Verde

Gyllenstierna