Rodovia Transamazônica
Rodovia Transamazônica | ||||||
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País | ||||||
Identificador | BR-230 | |||||
Tipo | Rodovia Transversal | |||||
Inauguração | 27 de Agosto de 1972 | |||||
Extensão | 4 260 km | |||||
Extremos • Leste: • Oeste: | Rua Duque de Caxias, Cabedelo, Paraíba Rua Doutor João Fábio, Lábrea, Amazonas | |||||
Trecho da | BR-230 | |||||
Interseções | BR-101 em João Pessoa, BR-405 em Marizópolis BR-010 e BR-226 em Estreito/Aguiarnópolis BR-153 e BR-155 em Marabá, BR-163 em Itaituba BR-319 em Humaitá. | |||||
Concessionária | pública | |||||
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Lista de rodovias do Brasil | ||||||
No período de outubro a março, o trecho da rodovia entre Novo Repatimento, no Pará e Lábrea, no Amazonas, fica intransitável por causa das chuvas por não ser totalmente pavimentado. |
A Rodovia Transamazônica (BR-230) é uma rodovia brasileira, criada durante o governo do presidente Emílio Garrastazu Médici (1969 a 1974), sendo uma das chamadas "obras faraônicas" devido às suas proporções enormes, realizadas pelo regime militar.
É a terceira maior rodovia do Brasil[1], com 4 260km de comprimento, ligando a cidade de Cabedelo, na Paraíba à Lábrea, no Amazonas, cortando sete estados brasileiros: Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará e Amazonas.
É classificada como rodovia transversal. Em grande parte, principalmente no Pará e no Amazonas, a rodovia ainda não é totalmente pavimentada.
Índice
1 História
2 Genocídios
3 Características
4 Percurso
4.1 Paraíba
4.2 Ceará
4.3 Piauí
4.4 Maranhão
4.5 Tocantins
4.6 Pará
4.7 Amazonas
5 Galeria
6 Ligações externas
7 Referências
História |
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Planejada para integrar melhor o Norte brasileiro com o resto do país, foi inaugurada em 27 de agosto de 1972 ainda inacabada e faltando vários trechos a serem asfaltados. Inicialmente projetada para ser uma rodovia pavimentada com 8 mil quilômetros de comprimento, conectando as regiões Norte e Nordeste do Brasil com o Peru e o Equador, não sofreu maiores modificações desde sua inauguração. Depois o projeto foi modificado para 4 977 km até Benjamin Constant, porém a construção foi interrompida em Lábrea totalizando 4 260km.
Os trabalhadores ficavam completamente isolados e sem comunicação por meses. Alguma informação era obtida apenas nas visitas ocasionais a algumas cidades próximas. O transporte geralmente era feito por pequenos aviões, que usavam pistas totalmente precárias.
Por não ser pavimentada, o trânsito na Rodovia Transamazônica é impraticável nas épocas de chuva na região (entre outubro e março). Os genocídios[2] e desmatamento em áreas próximas à rodovia é um sério problema ocasionado por sua construção e é muito criticado pelos povos indígenas e ambientalistas.
Genocídios |
Desde 1964, ocorreram vários genocídios contra povos indígenas brasileiros para que o projeto pudesse expandir. Estes ataques foram cometidos pelos colonos durante o período da ditadura militar.
Beiços de Pau: Povo na floresta tropical brasileira com cerca de 400 pessoas. Aldeias destruidas em 1972, dando lugar para os colonos ao longo da Transamazônica. Os Beiços de Pau foram mortos com uso de comida envenenada por arsênico e veneno de formiga. Os criminosos espalharam o boato de que as pessoas haviam morrido por uma epidemia.
Bororos: Povo da floresta tropical brasileira. Para abrir espaço para colonos ao longo da Transamazônica, eles quase completamente sucumbem a um genocídio.
Carajás: Povo da região amazônica com cerca de 4.000 pessoas, das quais menos de 400 sobrevivem ao genocídio cometido contra elas em 1964.
Chavantes: Povo da região amazônica com milhares de pessoas, das quais apenas algumas centenas sobrevivem ao genocídio cometido contra elas a partir de 1964.
Cintas Largas: Povo da região amazônica com cerca de 10.000 pessoas contra as quais foram lancadas dinamites por meio de aviões por conta do difícil acesso ao local onde viviam na floresta.
Guaranis: Povo da região amazônica de quase 5.000 pessoas, que foi completamente extinto depois de 1964.
Munducurus: Povo da região amazônica com quase 20.000 pessoas, das quais apenas 1.200 sobreviveram ao genocídio cometido a após 1964.
Patchos: Índios da floresta amazônica, duas aldeias Patchos foram eliminadas com uma infecção de varicela.
Tapaiunas: pequena aldeias na Amazônia, ninguém sobreviveu ao genocídio, foram intoxicados com açúcar contendo arsênico.
Características |
A BR-230 ou Transamazônica é uma rodovia transversal, considerada a terceira mais longa rodovia do Brasil[1] com 4 260km de extensão, ligando cidade portuária de Cabedelo na Paraíba ao município de Lábrea, no Amazonas cortando algumas das principais cidades do estado do Pará: Marabá, Altamira e Itaituba.
Na Paraíba representa o principal eixo de circulação de pessoas e mercadorias entre seus municípios, tendo como referencial o porto de Cabedelo e as cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Pombal, Sousa e Cajazeiras, os maiores pólos econômicos do estado. Percorre o solo paraibano por 521 km, com boa condição de tráfego até a divisa com o estado do Ceará.
O segmento de 147,6 quilômetros de extensão entre Cabedelo - onde se encontra o seu marco 0 - e Campina Grande, passando pela Grande João Pessoa e outros municípios, foi duplicado nos governos FHC e Lula. É esperado uma duplicação adicional entre os municípios de Campina Grande e Cajazeiras.
Percurso |
A partir do km 0 em Cabedelo (PB), algumas das cidades localizadas às margens ou próximas à BR-230 são as seguintes:
Paraíba |
Cabedelo - Ponto extremo Leste
João Pessoa - Interseção com a BR-101
- Acesso a Natal (Rio Grande do Norte)
- Acesso ao Recife (Pernambuco)
- Bayeux
- Santa Rita
- Cruz do Espírito Santo
- Sobrado
- Caldas Brandão
- Gurinhém
- Mogeiro
- Ingá
- Riachão do Bacamarte
- Massaranduba
Campina Grande - Interseção com a BR-104 e Acesso a Caruaru
- Soledade
- Juazeirinho
- Junco do Seridó
- Santa Luzia
- São Mamede
Patos
- Cortando também o Distrito de Santa Gertrudes
- Cortando também o Distrito de Santa Gertrudes
- Malta
- Condado
- São Bentinho
- Pombal
- Aparecida
- Sousa
- Marizópolis
- Cajazeiras
Ceará |
Ipaumirim
- Interseção com a BR-116, acesso a Fortaleza
- Interseção com a BR-116, acesso a Fortaleza
- Lavras da Mangabeira
- Várzea Alegre
- Farias Brito
- Assaré
- Antonina do Norte
- Campos Sales
Piauí |
- Fronteiras
- Acesso a Marcolândia
- Vila Nova do Piauí
- Campo Grande do Piauí
- Acesso a Santo Antônio de Lisboa
- Picos
- Dom Expedito Lopes
- Acesso a Teresina
- São João da Varjota
- Oeiras
- Nazaré do Piauí
- Acesso a Amarante
- Floriano
Maranhão |
- Barão de Grajaú
- São João dos Patos
- Pastos Bons
- São Domingos do Azeitão
- Acesso à Loreto do Maranhão (pela MA-373)
- São Raimundo das Mangabeiras
- Balsas
- Riachão
- Carolina
- Estreito
Tocantins |
- Aguiarnópolis
Nazaré/Santa Terezinha do Tocantins (a 2 e a 3 km da rodovia, respectivamente)- Luzinópolis
Cachoeirinha (a 2 km da rodovia)- São Bento do Tocantins
Araguatins (a 8 km da rodovia)
- Acesso pela TO-010 no povoado Transaraguaia
- Travessia sobre o Rio Araguaia
Pará |
Palestina do Pará (centro da cidade a 6 km da rodovia)
Brejo Grande do Araguaia (a 2 km da rodovia)
São Domingos do Araguaia (a 4 km da rodovia)
Marabá
- Acesso a Belém (Pará)
- Acesso a Palmas (Tocantins)
- Acesso a Goiânia (Goiás)
- Acesso a Brasília, capital federal
- Acesso a Parauapebas, a Xinguara e a Redenção pela BR-155
- Itupiranga
Novo Repartimento
- Acesso a Tucuruí pela BR-422
- Acesso a Tucuruí pela BR-422
- Pacajá
Anapu
- Travessia sobre o Rio Xingu
- Travessia sobre o Rio Xingu
Altamira
- Acesso a Vitória do Xingu pela PA-415
- Acesso a Vitória do Xingu pela PA-415
- Brasil Novo
- Medicilândia
- Uruará
- Placas
Rurópolis
- Acesso a Belterra e a Santarém pela BR-163 (Rodovia Cuiabá-Santarém)
- Campo Verde (distrito do município de Itaituba)
- Acesso a Trairão, a Novo Progresso e a Cuiabá (MT) pela BR-163
- Acesso a Trairão, a Novo Progresso e a Cuiabá (MT) pela BR-163
Itaituba
- Travessia sobre o Rio Tapajós
- Travessia sobre o Rio Tapajós
Jacareacanga (a 7 km da rodovia)
Amazonas |
- Apuí
Humaitá
- Acessos a Porto Velho (RO) e a Manaus pela BR-319
- Acessos a Porto Velho (RO) e a Manaus pela BR-319
- Lábrea
Benjamin Constant (trecho planejado)
Galeria |
A BR-230 (esq.) na cidade de Anapu (PA)
Rodovia Gov. Antônio Mariz nome atribuído a BR-230 no trecho duplicado entre Campina Grande (PB) e João Pessoa (PB)
A BR-230 na cidade de Pombal (PB)
Ligações externas |
Informações detalhadas sobre o Sistema Nacional de Viação (em português) no Visualizador de Informações Geográficas do DNIT
- http://www.amazonialegal.com.br/textos/Transamazonica.htm
- http://www.pa.gov.br/conhecaopara/uruara.asp
- http://amazonpilgrim.com/about/mission/track/
Referências
↑ ab «As 10 maiores rodovias do Brasil». Viagens e Caminhos. Consultado em 16 de janeiro de 2019
↑ genoídios [1]