Selena





Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre uma cantora. Para filme biográfico de mesmo nome, veja Selena (filme). Para álbum de mesmo nome, veja Selena (álbum). Para outros significados, veja Selena (desambiguação).













































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Selena


Informação geral
Nome completo
Selena Quintanilla-Pérez
Também conhecido(a) como
Sel, Princesa Americana, Rainha do Tex Mex, Rainha da música Latino-Americana, Rainha da Cúmbia.
Nascimento

16 de abril de 1971
Local de nascimento

Lake Jackson, Texas,
 Estados Unidos
Morte

31 de março de 1995 (23 anos)
Local de morte

Corpus Christi, Texas,  Estados Unidos

Gênero(s)

Pop latino, Ranchera, Cúmbia, R&B e Pop
Ocupação(ões)

Cantora, compositora, produtora musical, atriz, dançarina, modelo, multi-instrumentista, designer, estilista e empresária
Cônjuge
Christopher-Pérez (1992-1995)

Instrumento(s)

Vocal, Violão e Piano

Extensão vocal

Mezzo-Soprano
Período em atividade

1982–1995

Gravadora(s)
Freddie Records, Cara Records, GP Productions, EMI Latin, Q-Productions, SBK Records
Afiliação(ões)
Selena y Los Dinos, Abraham Quintanilla III, Suzette Quintanilla, Chris Pérez
Influenciado(s)

Belinda, Dulce María, Maite Perroni, Paulina Rubio, Selena Gomez, Shakira, Thalía, Jennifer Lopez
Página oficial

www.q-productions.com

Selena Signature.png

Selena Quintanilla-Pérez (Lake Jackson, 16 de abril de 1971 – Corpus Christi, 31 de março de 1995)[1] foi uma cantora, compositora, produtora musical, atriz, dançarina, modelo, multi-instrumentista, designer, estilista e empresária norte-americana de ascendência mexicana, espanhola e indígena cherokee. Selena é considerada a rainha da música texana e conhecida popularmente como tex mex, e vista como uma das melhores e mais importantes cantoras da música latina, com vendas de 80 milhões de discos em todo o mundo.


Filha mais nova de um casal mexicano, Selena, que era bilíngue em inglês e espanhol, lançou seu primeiro álbum com a idade de treze anos, Selena Y Los Dinos em 1984. Ela ganhou o prêmio Vocalista "Feminina do Ano" em 1987, no Tejano Music Awards e ganhou um contrato com a gravadora EMI, alguns anos depois. Sua fama cresceu ao longo da década de 1990, especialmente nos países latino-americanos. Foi nomeada pela Billboard a "Melhor artista latina dos anos 90" e a "melhor artista da música latina na década".


Era oficialmente casada com o guitarrista Chris Pérez desde 1992, de quem era namorada desde 1989. Em 1995, foi brutalmente assassinada por Yolanda Saldívar, sua sócia e presidente de seu fã-clube. Sua vida foi transformada em um filme, Selena, estrelado por Jennifer Lopez em 1997, no qual a cantora ficou internacionalmente conhecida.


Em 1998, foi inaugurado em Corpus Christi, cidade em que viveu dos oito anos de idade até seu falecimento, um museu em homenagem a cantora, onde é visitado por milhares de fãs do mundo inteiro, toda semana. Sendo até hoje muito amada e admirada profissionalmente e pessoalmente por uma legião de pessoas. Seu túmulo é alvo de peregrinações, onde o mesmo e seu entorno é constantemente limpo, e ali acende-se velas, é enfeitado com flores e faz-se pedidos e agradecimentos ao seu espírito.




Índice






  • 1 Biografia


  • 2 Decolagem na Carreira e Casamento


  • 3 Assassinato


  • 4 Impacto


  • 5 Lista de canções em inglês


  • 6 Ver também


  • 7 Referências





Biografia |


Nascida em Lake Jackson, EUA, onde foi criada até os oito anos, a artista é oriunda de uma família humilde de imigrantes mexicanos, que são descendentes de espanhóis e índios cherokees. Selena era a filha caçula de um casal mexicano: Abraham Quintanilla Júnior e Marcella Samora Quintanilla. A artista sempre teve o sonho de cantar, sendo influenciada diretamente por seu pai, que, na juventude, antes de conhecer sua mãe, tinha uma banda de diversos gêneros musicais, chamada 'Los Dinos. Quando tinha 8 anos, o pai de Selena observou o talento musical da filha, e decidiu reviver seu sonho de trabalhar com música. Ele, então, comprou uma bateria, um microfone e uma guitarra, e formou a banda Selena y Los Dinos, juntamente com Abraham Quintanilla II, irmão mais velho de Selena, que tocava guitarra, e Suzette, sua irmã do meio, que atuava na bateria. Eles começaram a tocar no recém inaugurado restaurante da família, chamado Papagayo´s, especializado em comida mexicana. Era um investimento muito importante para a família, visto que era a única fonte de renda que possuíam, onde seus pais juntaram dinheiro por muitos anos para conseguir construi-lo.


No governo de Ronald Reagan, os altos impostos e política anti-imigração fizeram com que o restaurante da família fosse fechado. Sem emprego e passando necessidades, a família Quintanilla saiu da cidade de Lake Jackson, e mudaram-se por um tempo para a casa do tio de Selena, irmão de Abraham, na cidade de Corpus Christi. A família passou a tirar seu sustento de pequenos shows que Selena y Los Dinos faziam em parques de diversões e bares da cidade. Após alguns meses, alugaram uma casa. Os pais da artista passaram a viver da renda de pequenos trabalhos informais, como costura e conserto de sapatos, juntamente com os pequenos shows da banda musical.


Alguns anos depois, Selena começou a cantar profissionalmente, quando começou a se inscrever em concursos musicais, em eventos que havia na cidade. Acabou vencendo todos eles, e atraindo muito a atenção da indústria fonográfica. Ela lançou seu primeiro CD em 1984 intitulado "Mis Primeras Grabaciones" (lançado posteriormente sob o selo da EMI).



Decolagem na Carreira e Casamento |


Quando começou a fazer turnê pelo Texas, Selena decidiu sair da escola, devido a agenda profissional muito cheia, e terminou o colegial, atual ensino médio, a distância, pela American School of Correspondence, de Chicago, e depois foi aprovada no vestibular da Universidade de Louisiana, mas não foi fazer sua inscrição: Optou por dedicar-se exclusivamente a música, sua maior paixão.


Em 1986, lançou seu segundo álbum, "Alpha", e conheceu Rick Trevi, o fundador do prêmio Tejano Music Award, o Grammy da música Tejana e Johnny Canales, um apresentador muito famoso do Texas.


No Tejano Music Awards de 1987, ganhou como Vocalista Feminina do Ano (premiação que ganhou durante os próximos 10 anos do festival). Em 1988, lançou mais dois álbuns: "Preciosa" e "Dulce Amor". Em 1989, conheceu José Behar, um executivo da SBK CAPITOL/EMI,que viu nela a próxima Gloria Estefan. José sempre viu em Selena uma mescla de Gloria, Whitney Houston e Mariah Carey. Sua voz, potencialmente forte, mas também suave, encantava a todos.


Em 1989, Selena começou a fazer muitos concertos pelo país e assinou o contrato com uma gravadora local, e lançou o compacto "Selena". Nesse mesmo ano, assinou um contrato milionário com a Coca-Cola e virou garota propaganda da marca, gravando comerciais e lançando pôsteres, fazendo muito sucesso até o fim de sua trajetória. A partir daí, Selena tornou-se uma artista completa e amada pelo público.


Na mesma época, o guitarrista Chistopher-Pérez, apelidado de Chris-Pérez, entrou para o grupo, e posteriormente começou uma relação amorosa com Selena, onde ele foi seu primeiro namorado. O relacionamento, inicialmente, não era bem aceito por Abraham Quintanilla, o pai da cantora, acreditando que Chris só estava interessado no dinheiro de Selena, e que ela era muito jovem para ter um namorado. Ele proibiu que a filha continuasse vendo ele. Selena, então, fingiu concordar, e continuou escondida o namoro, onde só a mãe e os irmãos sabiam. Após três anos juntos, Selena e Chris casaram-se, em uma pequena cerimônia no cartório, no dia 2 de abril de 1992, onde Selena Quintanilla passou a assinar Selena Quintanilla-Pérez. Ela oficializou a união sem que o pai dela soubesse. Ao chegar em casa, ela revelou ao pai estar casada. Depois de saber da notícia, Abraham ficou muito revoltado pela filha ter mentido, e escondido dele o namoro e o casamento. Eles ficaram três meses sem se falar, até que ele aceitou a união da filha com Chris Perez, que provou ser honesto e ter seu próprio dinheiro. Mesmo após o falecimento de Selena, Chris e Abraham permanecem grandes amigos.


Aos poucos, Selena começou a ser reconhecida pela mídia americo-mexicana, tendo seu estrelato consolidado em 1990. A partir daí, uma série de shows lotaria a agenda da cantora. Até que entrou em sua vida a perigosa Yolanda Saldívar, uma enfermeira mexicana, de 34 anos, solteira e sem filhos, que vivia sozinha, e era fã absoluta de Selena, e a conhecia de perto, visto que participava dos pequenos shows que a cantora fazia desde o início de sua carreira, no final da década de 80. Desde essa época, ela visitava o camarim de Selena após os shows para tirar fotos e pegar autógrafos, e insistia para que a equipe dela a deixasse trabalhar para Selena, informando que antes de trabalhar com enfermagem, possuía experiência com administração de empresas - uma mentira, para manter-se perto de Selena, por quem tinha verdadeira obsessão e fascínio, desde que a viu pela primeira vez na televisão, passando a ir em todos os seus shows. Apesar da insistência em trabalhar na equipe da cantora desde 1987, Yolanda só conseguiu adentrar em sociedade com Selena em 1990.


Como a cantora possuía uma agenda cheia, tendo que cuidar de toda equipe musical sozinha, só contando com ajuda de seu pai nesta parte administrativa, uma ajuda a mais não seria problema. Ao conversar com seu pai, Abraham Quintanilla não gostou da ideia, e apesar de Selena cuidar da equipe musical, precisava dar mais atenção as gravações e ensaios, deixando, então, o pai decidir pela contratação de mais um funcionário. Abraham ficou desconfiado de Yolanda, mas após a mesma insistir durante três anos, demonstrando ser uma fã incondicional, e ele vendo seu trabalho administrativo acumular muito, decidiu aceitar que Yolanda fizesse parte da equipe, mas que ainda não poderia pagar um salário a ela, que mesmo assim não se importou e queria muito ficar perto de Selena. Então, a ex-enfermeira e atual sócia, fundou o "Selena's Fan Clube", que contava com mais de cinco mil membros.


Con o tempo, Yolanda e Selena tornaram-se grandes amigas, pois Yolanda estava com ela a todo momento, acompanhando Selena em shows, viagens e festas com celebridades, cuidando sem pausas de sua agenda profissional e pessoal, tornando-se mais que uma sócia, e sim uma consultora particular. Selena, então, ofereceu um trabalho renumerado à Yolanda, por não achar justo tanto trabalho sem remuneração. Pouco tempo depois, Selena, como desenhava muito bem, abriu sua própria boutique de roupas, que ela própria confeccionava, a chamada "Selena Etc", a quem confiou inteiramente à Yolanda, que tornou-se seu braço direito, passando a administrar suas lojas, incluindo idéias no negócio, para que Selena vendesse além de roupas, o que foi aceito por ela. Yolanda ganhava cada vez mais espaço na vida de Selena, de forma que para tudo o que fizesse, Selena pedia a opinião dela.


1994 foi um grande ano para Selena, pois havia lançado seu quinto álbum de estúdio, o exitoso "Amor Prohibido", que a colocou no topo das paradas latinas, e preparava uma turnê para a divulgação do mesmo. Além disso, Selena foi indicada ao Grammy daquele ano por "Selena Live!" um álbum ao vivo lançado um ano antes, na categoria "Melhor álbum Mexicano-Americano", na qual venceu. Selena estava no auge de sua carreira, feliz, casada e realizada como profissional. Tudo não podia estar indo melhor. No restante do ano de 1994, Selena se dividia entre as gravações de seu primeiro álbum em inglês e seu sexto álbum de estúdio, "Dreaming Of You" com lançamento previsto para dali alguns meses, e a série de shows pelo país que só aumentavam.


Dreaming Of You seria seu álbum de estréia no mercado norte-americano. No final do ano de 1994, Selena ensaiava passos de dança para seu show televisionado, que divulgaria o disco "Amor Prohibido". O show aconteceu em 26 de Fevereiro de 1995 e levou 600.000 pessoas ao estádio Astrodome, em Houston, Texas.


Em 1º de março de 1995, Selena compareceu à 37ª edição do Grammy, seu álbum "Amor Prohibido", havia sido indicado ao Grammy, mas não venceu na categoria indicada.


Selena tinha começado a escrever algumas canções e gravar alguns temas musicais para sua produção em inglês, programado para ser lançado no verão de 1995, mas este projeto não foi concretizado, pois cruzou-se na mesma época da morte da artista, que só tinha chegado a gravar quatro canções em inglês.



Assassinato |



Ver artigo principal: Assassinato de Selena

Em 1995, o pai de Selena, Abraham Quintanilla, descobriu que Yolanda Saldívar, na época administradora do fã clube e das lojas da cantora, estava desviando dinheiro da família, descobrindo isto após receber diversas cartas e telefonemas de fãs enfurecidos reclamando de que não receberam o que haviam pedido, entre roupas, perfumes e joias. No dia 9 de março de 1995, Selena, junto com seu pai e sua irmã Suzette, decidiram confrontar Yolanda, mostrando todas as provas que tinham de que ela os estava roubando. Yolanda negava os fatos, mas para a família de Selena, ela era a culpada, pois eles tinham provas suficientes que comprovavam isso. Assim, a presidente do "Selena's Fan Clube" foi demitida. Dias depois, ela e Selena tiveram uma grande discussão por telefone, ao desligar, Selena disse ao marido que não podia mais confiar em Yolanda, mas não queria acabar com a amizade, devido a importância dela em sua vida, já que a considerava uma irmã mais velha, pois ela a ajudava desde questões pessoais e principalmente nas profissionais, e precisava dela para ter certeza que sua linha de roupas iria decolar no México, pois ela quem cuidava da parte financeira.


Selena aceitou encontrar-se com Yolanda no hotel Days Inn, onde ela estava hospedada, em Corpus Christi, Texas, no dia 30 de março de 1995, acompanhada de Chris, já que seu marido temia pela sua segurança. Não querendo abrir mão dos privilégios que tinha como sócia, e inconformada com a demissão, Yolanda disse a Selena que nada daquilo era verdade, e entregou a ela somente uma parte das notas fiscais da boutique, tentando provar a Selena que ela ainda era uma amiga fiel e justa e uma profissional honesta. A princípio, a jovem acreditou, e foi embora com o marido, mas Yolanda, sempre manipuladora e maquiavélica, queria ganhar tempo para planejar algo muito maior, em seguida, e por isso, não entregou todos os registros financeiros das boutiques e do fã clube para Selena. Ao perceber que as contas não batiam, Selena telefonou para Yolanda para marcar um novo encontro, que aconteceria no dia seguinte, 31 de Março, no mesmo local. Na manhã do dia 31, Selena deixou Chris dormindo, e foi ao hotel se encontrar com Yolanda, que armou uma cena, fingindo desespero, se negando à entregar os documentos, e tentando ganhar tempo, dizendo que tinha sido estuprada em uma viagem ao México. Selena, muito preocupada, levou Yolanda Saldívar até um hospital local, onde médicos não encontraram evidências de estupro, o que deixou Selena desconfiada. As duas retornaram ao hotel, e Selena exigiu explicações sobre esta mentira, e que Yolanda entregasse os documentos de sua empresa imediatamente. Uma grande discussão se iniciou, e Yolanda confessou toda inveja e raiva que sentia da beleza e do sucesso de Selena. Rapidamente, Yolanda, chorando e descontrolada, tirou uma arma da bolsa. A princípio, ela apontou a arma para sua própria cabeça alegando que iria se suicidar se Selena a demitisse, e, principalmente, a abandonasse, revelando que não suportaria perder a amizade dela. Logo depois, mirou a arma para Selena, que, muito assustada, virou-se para correr e fugir, mas foi atingida violentamente nas costas por um único tiro. A bala perfurou o ombro direito inferior, e cortou uma artéria ligada ao coração, o que levou a uma perda maciça e instantânea de sangue. Ferida, a cantora ainda conseguiu correr por 100 metros até à recepção do hotel, enquanto Yolanda corria atrás dela com arma em punho.


No entanto, antes de cair no chão, devido ao ferimento do tiro, Selena disse à recepcionista que Yolanda tinha atirado nela e disse também em qual quarto a discussão havia ocorrido. Selena foi imediatamente levada a um hospital, onde faleceu às 13h05min de hemorragia e parada cardiorrespiratória, com apenas 23 anos de idade. Enquanto isso, Yolanda tentou fugir do hotel, mas foi cercada por policiais. Totalmente transtornada, se trancou em sua caminhonete, colocou a arma apontadas para a cabeça e ameaçou se matar. Após quase 10 horas de negociação, Yolanda se entregou, sendo considerada a partir daquele momento a principal suspeita do crime.




Tumúlo de Selena Quintanilla, em Corpos Christi, Texas.


Em outubro de 1995, um júri em Houston, Texas condenou Yolanda à prisão perpétua por assassinato em primeiro grau, com a possibilidade de cumprir o restante da pena em regime aberto após 30 anos.


Mais de vinte anos após sua morte, Selena ainda permanece sendo a Rainha do Tex Mex, por seu talento e herança musical. Em 2010, ela foi homenageada com o lançamento de um box com suas grandes canções, assim como em 2012 com o lançamento do álbum "Enamorada de Ti", um álbum de remixes de suas melhores canções.[2]



Impacto |


A morte de Selena causou um grande impacto nos Estados Unidos. Redes de televisão pararam completamente suas programações para noticiarem sobre a morte da cantora. Rádios tocavam suas músicas sem parar. O crime foi capa do The New York Times por dois dias seguidos. Artistas como Madonna, Julio Iglesias, Thalía e Gloria Estefan manifestaram na imprensa suas condolências à família de Selena. Numerosos memoriais e vigílias foram realizadas em memória da cantora. Cerca de 300.000 fãs compareceram ao funeral e enterro de Selena, que está sepultada no Seaside Memorial Park, em Corpus Christi.


14 dias após a morte de Selena, George W. Bush, governador do Texas na época do assassinato, instituiu o dia 16 de abril (dia do nascimento de Selena) como o “Dia da Selena“ no Texas, sendo que este dia permanece até hoje como sendo o "Dia da Selena".


A cantora foi homenageada em 2000, cinco anos após sua morte, com um musical, intitulado "Selena Forever - A Musical Celebration Life", estrelado por Veronica Vazquez, e em 2005, 10 anos após sua morte, com o concerto "Selena Vive", um show em celebração à vida da cantora, que contou com a participação de diversos cantores latinos interpretando suas canções, como: Thalia (Amor Prohibido), Gloria Estefan (I Could Fall In Love), Alicia Villareal (Si Una Vez), Kumbia Kings (Baila Esta Cumbia), Soraya e Barrio Boyzz (Dreaming Of You), e muitos outros.


O Caso Selena atraiu grande atenção da mídia e da opinião pública que clamavam por justiça. A história de seu assassinato foi mostrada no programa "Crimes de Cinema", apresentado por Erin Brokovich.


Em 2015, Jennifer Lopez fez uma homenagem para Selena no Latin Billboard Awards, com a presença dos dois irmãos e dos integrantes da banda da cantora.


Em 2016, Selena foi imortalizada pelo famoso museu de cera Madame Tussauds Hollywood e em 2017 ganhou sua estrela na Calçada da Fama.


Em 2016, a empresa de maquiagem MAC lançou uma coleção em sua homenagem.


Em 2017, Kim Kardashian e Demi Lovato se fantasiaram em homenagem à cantora durante o Halloween.



Lista de canções em inglês |



  • Dreaming of You

  • I Could Fall in Love

  • I'm Getting Used to you

  • Captive Heart

  • Oh no (I never fall in love again)

  • A Boy Like That

  • Missing My Baby

  • Where's did the feeling go?

  • A Million to One

  • Always Mine

  • Is it the Beat?

  • Call Me

  • Only Love

  • Feellings

  • If I Had One Wish (Bidi Bidi Bom Bom em inglês)

  • My Love

  • Sensitivity (cover de Ralph Tresvant)

  • Billie Jean (cover de Michael Jackson)

  • I will survive / Last Dance / On the Radio (cover de Gloria Gaynor e Donna Summer)



Ver também |



  • Lista de canções de Selena

  • Discografia de Selena

  • Videografia de Selena



Referências




  1. «Selena biography». Biography. Consultado em 23 de janeiro de 2012 


  2. «Lanzarán material con éxitos de Selena». El Nuevo Diario. 28 janeiro de 2010 








































  • Portal dos Estados Unidos
  • Portal do cinema
  • Portal da dança
  • Portal da música
  • Portal da moda








Popular posts from this blog

Bressuire

Cabo Verde

Gyllenstierna