Estação Ferroviária de Quintos



















































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Quintos

Antiga estação de Quintos, em 2016.

Inauguração
2 de Novembro de 1869
Encerramento
1 de Janeiro de 1990
Linha(s)

Ramal de Moura (PK 173,246)
Coordenadas

37° 57′ 45,91″ N, 7° 41′ 20,01″ O
Concelho

Beja

A Estação Ferroviária de Quintos é uma interface ferroviária encerrada do Ramal de Moura, que servia a localidade de Quintos, no Concelho de Beja, em Portugal.




Índice






  • 1 História


  • 2 Ver também


  • 3 Referências


  • 4 Ligações externas





História |


Em 1864, foi formada uma comissão técnica luso-espanhola para estudar as ligações por caminho de ferro entre os dois países, tendo-se planeado uma linha desde Portugal até Sevilha por Huelva.[1] Foi assinado um acordo internacional para uma via férrea desde Quintos até à fronteira espanhola, no sentido de Huelva.[1]


O troço do Ramal de Moura entre Beja e Quintos foi aberto em 2 de Novembro de 1869; o troço seguinte, até Serpa, entrou ao serviço em 14 de Abril de 1878.[2]


No entanto, em 1902 foi decretado o Plano da Rede ao Sul do Tejo, o qual suprimiu todos os planos para as linhas internacionais, e criou um novo que seria paralelo à fronteira até ao porto fluvial do Pomarão.[1] Estas modificações foram introduzidas por exigência das autoridades militares, que receavam que a construção de linhas férreas internacionais a Sul da Serra de Ossa criasse uma ameaça à defesa nacional.[1] Em 1927, o governo espanhol aprovou o projecto para um caminho de ferro desde Gibraleón, perto de Huelva, até à fronteira portuguesa em Paymogo, que serviria para reduzir o percurso de Sevilha a Lisboa, embora esta linha tivesse maior importância do ponto de vista militar do que económico.[1]


O Ramal de Moura foi encerrado em 1 de Janeiro de 1990.[3]




Antiga estação de Quintos, em 2016.



Ver também |



  • Infraestruturas de Portugal

  • Caminhos de Ferro Portugueses

  • Transporte ferroviário em Portugal

  • História do transporte ferroviário em Portugal



Referências




  1. abcde SOUSA, José Fernando de (16 de Março de 1936). «Ligações ferroviárias com a Espanha: A Linha de Zafra a Villa Nueva» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 48 (1158). p. 165-167. Consultado em 9 de Junho de 2018 


  2. TORRES, Carlos Manitto (1 de Fevereiro de 1958). «A evolução das linhas portuguesas e o seu significado ferroviário» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 70 (1683). p. 75-78. Consultado em 19 de Janeiro de 2014 


  3. CORREIA, Teixeira (4 de Abril de 2010). «Ciclistas pedem ecopista para antigo ramal». Jornal de Notícias. Consultado em 19 de Janeiro de 2014 




O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre a estação de Quintos



Ligações externas |


  • Fotografia da Estação de Quintos, no sítio electrónico Sapo Fotos

















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