Estação Ferroviária de Serpa-Brinches





Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre a antiga estação no Ramal de Moura. Se procura a antiga estação na Linha de Leixões, veja Estação Ferroviária de Leixões-Serpa Pinto.
















































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Serpa-Brinches

Antiga Estação de Serpa - Brinches, em 2016.

Inauguração
14 de Abril de 1878
Encerramento
1 de Janeiro de 1990
Linha(s)

Ramal de Moura (PK 182,951)
Coordenadas

37° 59′ 59,63″ N, 7° 36′ 49,1″ O
Concelho

Serpa

A Estação Ferroviária de Serpa-Brinches, originalmente denominada de Serpa, é uma interface encerrada do Ramal de Moura, que estava situado junto a Brinches e que servia a cidade de Serpa, no Distrito de Beja, em Portugal.





Índice






  • 1 História


    • 1.1 Século XIX


    • 1.2 Século XX




  • 2 Referências literárias


  • 3 Ver também


  • 4 Referências


  • 5 Bibliografia


  • 6 Ligações externas






Aviso de 1878, onde esta estação surge com o nome de Serpa.



História |



Século XIX |


Antes da construção do caminho de ferro até ao Algarve, em 1889, a vila de Serpa fazia parte do roteiro habitual nas comunicações entre aquela região e o resto do país, uma vez que se encontrava na estrada entre Beja e Mértola, onde se apanhavam os barcos que subiam e desciam o Rio Guadiana.[1]


O lanço do Ramal de Moura entre Quintos e Serpa entrou ao serviço em 14 de Abril de 1878, tendo sido construído pelo governo.[2] A secção seguinte, até Pias, foi aberta à exploração em 14 de Fevereiro de 1887.[3]


Em finais de 1898, o Conselho Superior de Obras públicas analisou um pedido de Raymundo Sousa Netto para construir 2 vias férreas até às estações de Pias, Serpa e Cuba, para servir as minas da Orada e Pequito.[4]




Antiga Estação de Serpa - Brinches, em 2016.



Século XX |


Em 1903, foi criada uma empresa que tinha como objectivo estabelecer carreiras rodoviárias entre vários pontos do país, incluindo uma da vila de Serpa à estação.[5]


Nos horários de Julho de 1913, esta interface denominava-se apenas de Serpa.[6] Nesse ano, a estação estava ligada a carreiras de diligências até Brinches e Serpa.[7] Posteriormente, também foram criados serviços de autocarros entre Serpa e a estação.[8]


Em Novembro de 1918, foi afixado um aviso na gare da estação de Serpa, prevenindo os passageiros que era proibida a entrada na vila, devido a uma epidemia de Pneumónica.[9]


Em 12 de Agosto de 1922, o Partido Liberal organizou um congresso distrital em Beja, onde se delinearam as principais reivindicações a fazer ao governo, incluindo a construção da linhas férrea a partir de Serpa até Mértola e o Pomarão.[10]


Em Março de 1940, já estavam concluídos os estudos para uma variante no Ramal de Moura, de forma a servir melhor a vila de Serpa.[11] Na sessão de 17 de Abril de 1948 da Assembleia Nacional, o engenheiro Mira Galvão discursou sobre as vias férreas no Distrito de Beja, tendo promovido a alteração do traçado do Ramal de Moura, com uma nova estação de Serpa-Brinches, e que fossem concluídas as obras do Ramal de Serpa, que estavam interrompidas há vários anos.[12]


Durante a primeira metade do Século XX, esteve planda a construção de uma linha férrea ligando de forma directa a Linha do Alentejo à Linha de Sines, o que teria facilitado de forma decisiva o escoamento dos produtos agrícolas dos concelhos do Alentejo interior, incluindo Serpa, para o Porto de Sines.[13]


O Ramal de Moura foi encerrado em 1 de Janeiro de 1990.[14]



Referências literárias |


No Guia de Portugal de 1924, é descrita a estação de Serpa-Brinches e a via férrea em redor:











Ver também |



  • Infraestruturas de Portugal

  • Caminhos de Ferro Portugueses

  • Transporte ferroviário em Portugal

  • História do transporte ferroviário em Portugal



Referências




  1. GUITA, 2005:17


  2. TORRES, Carlos Manitto (1 de Fevereiro de 1958). «A evolução das linhas portuguesas e o seu significado ferroviário» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 70 (1683). p. 75-78. Consultado em 21 de Janeiro de 2014 


  3. NONO, Carlos (1 de Fevereiro de 1949). «Efemérides ferroviárias» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 61 (1467). p. 131-132. Consultado em 20 de Dezembro de 2015 


  4. «Há Quarenta Anos» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 50 (1223). 1 de Dezembro de 1938. p. 537-538. Consultado em 20 de Dezembro de 2015 


  5. «Há 50 anos» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 65 (1563). 1 de Fevereiro de 1953. p. 470. Consultado em 20 de Dezembro de 2015 


  6. «Moura (Sueste) - Beja a Moura e vice-versa». Guia official dos caminhos de ferro de Portugal. 39 (168). Outubro de 1913. p. 100. Consultado em 22 de Janeiro de 2014 


  7. «Serviço de Diligencias». Guia official dos caminhos de ferro de Portugal. 39 (168). Outubro de 1913. p. 152-155. Consultado em 25 de Fevereiro de 2018 


  8. GUERREIRO, 1983:186


  9. PIÇARRA e MATEUS, 2010:43


  10. PIÇARRA e MATEUS, 2010:26


  11. «Linhas Portuguesas» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 52 (1254). 16 de Março de 1940. p. 186. Consultado em 20 de Dezembro de 2015 


  12. «Problemas ferroviários» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 70 (1449). 1 de Maio de 1948. p. 296. Consultado em 20 de Dezembro de 2015 


  13. PIÇARRA e MATEUS, 2010:49


  14. CORREIA, Teixeira (4 de Abril de 2010). «Ciclistas pedem ecopista para antigo ramal». Jornal de Notícias. Consultado em 21 de Janeiro de 2014 



Bibliografia |




  • GUERREIRO, Aníbal C. (1983). História da Camionagem Algarvia (de passageiros) 1925-1975. da origem à nacionalização. Vila Real de Santo António: edição do autor. 233 páginas 


  • GUITA, José (2005). Uma Família Algarvia. Quadros de um viver antigo 1.ª ed. Vila Nova de Gaia: Editora Ausência. 149 páginas. ISBN 9789895532100 


  • PIÇARRA, Constantino; MATEUS, Rui (2010). Beja: Roteiros Republicanos. Col: Roteiros Republicanos. Matosinhos: Quidnovi - Edição e Conteúdos, S. A. 128 páginas. ISBN 978-989-554-720-3  !CS1 manut: Nomes múltiplos: lista de autores (link)


  • PROENÇA, Raúl; DIONÍSIO, Santana (1991) [1924]. Guia de Portugal: Generalidades, Lisboa e arredores. Col: Guia de Portugal. Volume 1 de 5 3.ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 696 páginas. ISBN 972-31-0544-6  !CS1 manut: Nomes múltiplos: lista de autores (link)




O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre a estação de Serpa - Brinches



Ligações externas |


  • Fotografia da Estação de Serpa-Brinches, no sítio electrónico Flickr

















Ícone de esboço Este artigo sobre uma estação, apeadeiro ou paragem ferroviária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.



Popular posts from this blog

Bressuire

Cabo Verde

Gyllenstierna