Nota: Para o filme de mesmo nome, veja Central do Brasil (filme).
Central do Brasil
Estação Central do Brasil, vista da Avenida Presidente Vargas
Informações
Central do Brasil
Localização da Estação Central do Brasil
Endereço
Praça Cristiano Ottoni,S/N Centro - Rio de Janeiro, RJ
Localização
Estação Central do Brasil
Coordenadas
22° 54' 13.44" S43° 11' 33.76" O
Administração
SuperVia
Uso Atual
Estação de trens metropolitanos
Código
RJ-1364
Sigla
CBL/DPO
Linhas
Linha Deodoro Linha Santa Cruz Linha Japeri Linha Belford Roxo Linha Saracuruna Linha Vila Inhomirim Linha Guapimirim Rio de Janeiro-Monte Azul (1858-1969) Estrada de Ferro Leopoldina (1874-1975)
Integração
Estrutura
Superfície
Níveis
1
Plataformas
13
Serviços
Outras Informações
Inauguração
29 de março de 1858 (161 anos)[1]
Inauguração da atual edificação
1943 (76 anos)
Nomes antigos
Estação do Campo Estação da Corte Dom Pedro II
Movimento
Passageiros (2010)
124,723 10%
Próxima Estação
Sentido Centro
Central do Brasil
Praça da Bandeira
São Cristóvão
Maracanã
Sentido Baixada/Zona Oeste
Estação Central do Brasil é uma estação de trens metropolitanos localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro e operada pela SuperVia
Índice
1História
2Cronologia
3Pontos Turísticos
4Plataformas
5Linhas
6Fonte
7Referências
8Ligações externas
História |
Antiga Estação Dom Pedro II, em 1899.
Torre do relógio da Estação Central
É uma das mais famosas estações de trens do Brasil[carece de fontes?]. Até o ano de 1998 se chamava Estação Dom Pedro II, denominação pela qual ainda é também conhecida.
O primeiro prédio foi construído em 1858 para inaugurar a linha da Estrada de Ferro Central do Brasil, a "Estação do Campo". Com o tempo teve seu nome alterado para estação da Corte e, mais tarde, Dom Pedro II. A estação hoje se chama Central do Brasil devido à antiga ferrovia extinta em 1971 por decisão da RFFSA. Este já era o nome informal da estação, e passou a oficial depois do filme a que deu nome, com cenas rodadas na estação, pelo qual Fernanda Montenegro concorreu ao Óscar de melhor atriz, em 1998.
O prédio construído em 1858 foi reformado anos mais tarde e finalmente demolido nos anos 30, para dar lugar ao atual, em razão das obras de eletrificação e expansão do sistema.
Dela hoje saem composições de diversas linhas, ligando o Centro aos demais bairros da Zona Norte e Oeste do Rio de Janeiro, e também aos municípios da Baixada Fluminense, inclusive a Linha Saracuruna, do qual originalmente saíam da garagem de Barão de Mauá, por pertencerem à antiga Estrada de Ferro Leopoldina.
Há vários anos existia um ramal para a Estação Marítima, atualmente em ruínas.
Cronologia |
1858: inauguração da Estrada, como E.F. Dom Pedro II
1936: lançamento da pedra fundamental da nova estação Dom Pedro II
1943: inauguração da nova estação, com o grande relógio de quatro faces, inspirado no movimento artístico art déco
1950: inauguração dos trens de aço Santa Cruz e Vera Cruz
1969: foi fechado Estrada de Ferro Central do Brasil
1975: foi fechado Estrada de Ferro Leopoldina, desde então, a estação é usada apenas por metro
Pontos Turísticos |
Arquivo Nacional
Faculdade Nacional de Direito da UFRJ
Palácio Duque de Caxias
Praça da República
Teleférico da Providência
Plataformas |
Diagrama da estação Central do Brasil
Baixada/Zone Norte/Zona Oeste
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13
Central
Legenda
Linha ferreia
Plataforma
Linhas
Plataforma 1: Não é utilizada. Plataforma 2: Ramal Deodoro - Parador Plataforma 3: Desembarque. Plataforma 4: Desembarque. Plataforma 5: Desembarque e embarque preferencial. Plataforma 6: Ramal Santa Cruz Plataforma 7: Desembarque. Plataforma 8: Ramal Japeri Plataforma 9: Desembarque e embarque preferencial. Plataforma 10: Desembarque. Plataforma 11: Ramal Belford Roxo - Parador e Expresso Plataforma 12: Ramal Gramacho - Parador Plataforma 13: Ramal Gramacho - Expresso e desembarque.
Estação Central do Brasil
Linhas |
Linha Deodoro
Linha Santa Cruz
Linha Japeri
Linha Belford Roxo
Linha Saracuruna (Linha Guapimirim, Linha Vila Inhomirim)
Fonte |
Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928;
Referências |
↑«EFCB - Estrada de Ferro Central do Brasil - Linha do Centro». Centro-Oeste Brasil. Consultado em 10 de outubro de 2012
Ligações externas |
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Estações Ferroviárias do Brasil
SuperVia
Portal da cidade do Rio de Janeiro
Portal ferroviário
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Sistema SuperVia
Linha Deodoro
Central do Brasil • Praça da Bandeira • São Cristóvão • Maracanã • São Francisco Xavier • Riachuelo • Sampaio • Engenho Novo • Méier • Olímpica de Engenho de Dentro • Piedade • Quintino • Cascadura • Madureira • Oswaldo Cruz • Prefeito Bento Ribeiro • Marechal Hermes • Deodoro
Linha Santa Cruz
Central do Brasil • São Cristóvão • Maracanã • Silva Freire • Madureira • Deodoro • Vila Militar • Magalhães Bastos • Realengo • Padre Miguel • Guilherme da Silveira • Bangu • Senador Camará • Santíssimo • Augusto Vasconcelos • Campo Grande/West Shopping • Benjamin do Monte • Inhoaíba • Cosmos • Paciência • Tancredo Neves • Santa Cruz
Linha Japeri
Central do Brasil • São Cristóvão • Maracanã • Silva Freire • Madureira • Deodoro • Ricardo de Albuquerque • Anchieta • Olinda • Nilópolis • Édson Passos • Mesquita • Presidente Juscelino • Nova Iguaçu • Comendador Soares • Austin • Queimados • Engenheiro Pedreira • Japeri
Linha Paracambi
Japeri • Lages • Paracambi
Linha Belford Roxo
Central do Brasil • São Cristóvão • Maracanã • Triagem • Jacarezinho • Del Castilho • Pilares • Tomás Coelho • Cavalcanti • Mercadão de Madureira • Rocha Miranda • Honório Gurgel • Barros Filho • Costa Barros • Pavuna/São João de Meriti • Vila Rosali • Agostinho Porto • Coelho da Rocha • Belford Roxo
Linha Saracuruna
Central do Brasil • São Cristóvão • Maracanã • Triagem • Manguinhos • Bonsucesso • Ramos • Olaria • Penha • Penha Circular • Brás de Pina • Cordovil • Parada de Lucas • Vigário Geral • Duque de Caxias • Corte 8 • Gramacho • Campos Elíseos • Jardim Primavera • Saracuruna
Ramal de São Paulo • Ramal de Bananal • Ramal de Mangaratiba • Ramal de Paracambi • Ramal de Piquete • Variante do Parateí • Variante de Poá • Variante do Paraopeba
Estações
Central do Brasil • Marítima • Deodoro • Japeri • Paracambi • Barra do Piraí • Engenheiro Paulo de Frontin • General Carneiro • Cachoeira Paulista • Cruzeiro
Locomotivas
Baldwin AS616 • ALCO FA-1 • ALCO S-1 • ALCO RS3 • ALCO RS-8 • GE C-C • GE 2-C+C-2 • GE 244 • GE U6B • TUE Cobramasma/FNV/GE Série 400 • TUE Metropolitan Vickers Série 1000
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Terminais intermunicipais que atendem a cidade do Rio de Janeiro
Aéreo
Santos Dumont • Galeão/Tom Jobim • Jacarepaguá
Rodoviário
Alvorada • Américo Fontenelle • Campo Grande • Castelo • Rodoviária Novo Rio • Pavuna • Praça Mauá
Ferroviário
Central do Brasil • Leopoldina
Aquaviário
Porto do Rio de Janeiro • Estação das Barcas
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Transportes na Região Metropolitana do Rio de Janeiro
För jordens måne, se Månen. Några månar i solsystemet i skala till vår måne En måne , naturlig satellit eller drabant är en himlakropp som kretsar kring en planet eller en asteroid i ett solsystem. Ordet i bestämd form – månen – avser planeten jordens måne. Det finns inte i något fall belagt att någon måne har egna månar. De flesta stora månar i solsystemet är bundna i synkron rotation med en och samma sida vänd mot planeten. Ett exempel på en måne som inte beter sig på detta vis, är Hyperion som kaotiskt roterar kring Saturnus. En asteroidmåne är en måne som kretsar kring en asteroid. En måne kan ha bildats samtidigt som moderplaneten eller senare infångats av planetens gravitationskraft. I vårt eget solsystem känner vi i nuläget till 173 månar runt sex av de åtta planeterna [ 1 ] : Jorden – månen Mars – Phobos och Deimos Jupiter – Ganymedes (som är solsystemets största måne), Io, Europa, Callisto och 59 andra kända månar Saturnus – Titan (den enda måne...
För stadsdelen i Mariehamn, se Storängen, Åland. För ett naturreservat i Norrtälje kommun, se Storängens naturreservat. Storängen från luften i september 1967, vy mot väst. Till vänster syns Järlasjön och Saltsjöbanans spår. Till höger löper Värmdövägen och längst ut till höger syns anläggningsarbetena för Värmdöleden. Storängen är ett villaområde i centrala Nacka i Stockholms län. Området är beläget strax sydost om Nacka Forum vid Saltsjöbanan mellan Lillängen och Saltsjö-Duvnäs. Storängens villasamhälle grundades 1904 av "Tjänstemännens Egnahemsförening vid Storängen" och de första villorna började byggas samma år. Redan 1909 var 107 tomter bebyggda av totalt runt 160. [ 1 ] År 2013 fanns drygt 150 villor med lika många familjer i området. Egnahemsföreningen existerar fortfarande och fungerar idag som intresseförening för de boende i Storängen. Storängen anses vara ett av Sveriges bäst bevarade villasamhällen från 1900-talets början, tack vare sina tidstypis...