Som Livre









Question book-4.svg

Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde dezembro de 2011). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)



Disambig grey.svg Nota: Se procura a editora discográfica portuguesa, Som Livre, veja Iplay.
















































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Som Livre


Empresa detentora

Grupo Globo
Fundação

março de 1969 (49 anos)
Fundador(es)

João Araújo
Distribuidor(es)
Som Livre

Gênero(s)

Trilhas sonoras
Coletâneas
Vários
País de origem

 Brasil
Localização
Rua Assunção n° 443, Botafogo, Rio de Janeiro,  Rio de Janeiro

Av. João de Cabral de Mello Neto, 200 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ


Página oficial

www.somlivre.com (site oficial da gravadora)

A Som Livre é uma gravadora musical brasileira. Foi fundada em 1969 com a finalidade de desenvolver e comercializar trilhas sonoras de novelas produzidas pela Rede Globo, e pertenceu a SIGLA (Sistema Globo de Gravações Audiovisuais Ltda) e atualmente pertence a Globo Comunicação e Participações S.A. Seu fundador é o produtor musical João Araújo.




Índice






  • 1 História


    • 1.1 2009: Investimento no gospel




  • 2 Sub-gravadoras


  • 3 Referências


  • 4 Ligações externas





História |


A primeira trilha lançada pela Som Livre foi O Cafona (1971). Em seguida, outras trilhas memoráveis foram produzidas por compositores e cantores brasileiros e lançadas pela gravadora: O Bem Amado (Toquinho e Vinícius de Moraes), O Bofe (Roberto Carlos e Erasmo Carlos); O Primeiro Amor (Antônio Carlos e Jocafi); O Espigão e Corrida do Ouro (Zé Rodrix), Os Ossos do Barão (Paulo Sérgio e Marcos Valle) e O Rebu (Raul Seixas e Paulo Coelho). Até 2006, a gravadora estava sob o nome de SIGLA - Sistema Globo de Gravações Audiovisuais Ltda. A Som Livre tinha selos exclusivos, como Globo BMG, Globo Columbia, Globo Warner, Globo Discos, Globo Polydor, Globo RCA, Globo Jive, Globo Records, Sigem, Soma e entre outros. O logotipo é um S e nome é som livre!


Além das trilhas sonoras, a Som Livre expandiu o catálogo com coletâneas, gravações exclusivas de artistas nacionais e estrangeiros e projetos culturais. Vários nomes importantes já fizeram parte do elenco da Som Livre, dentre os quais Tim Maia, Rita Lee, Lulu Santos, Barão Vermelho, Cazuza (filho do fundador, João Araújo, e vocalista do Barão Vermelho de 1982 a 85), Luiz Melodia, Gal Costa, Simone, Jorge Ben Jor, Elis Regina, Fafá de Belém, Moraes Moreira, Djavan, Novos Baianos, Fábio Jr., Agepê, Francis Hime, Xuxa e Kelly Key. Hoje em dia os que mais se destacam dentro da gravadora é: Marília Mendonça, Maiara & Maraisa, Henrique & Juliano, Zé Neto & Cristiano, Luan Santana, Wesley Safadão, Naiara Azevedo, Jorge & Mateus e Gusttavo Lima. Há muitos anos mantém uma parceria com a Igreja Católica, produzindo vídeos e DVDs para a mesma. Uma parte fundamental da história musical brasileira está, assim, registrada em gravações da companhia.


Atualmente, a Som Livre é uma subsidiária integral da TV Globo e continua fortemente presente no mercado musical desenvolvendo e atuando na produção e venda de CDs, DVDs, ring tones para celular e distribuição eletrônica de música. Com capacidade para cerca de 80 lançamentos por ano, a empresa concentra-se em produtos relacionados com os programas do Grupo Globo (p.ex., trilhas de novelas, GNT Jazz, Good Times 98 e Malhação). Além dos produtos musicais, a Som Livre também comercializa, como licenciada da Globo Marcas, DVDs de programas da TV Globo como TV Pirata e Casseta & Planeta.


O êxito da parceria entre Rede Globo e Som Livre, no entanto, não se restringe às trilhas das novelas, séries e especiais da emissora. Uma artista em especial repetiu nas vendas de seus discos o sucesso que faz na televisão: Xuxa.


Desde seu primeiro disco na Som Livre - "Xou da Xuxa", de 1986 -, Xuxa não apenas se tornou um fenômeno fonográfico como acabou se tornando a dona do álbum mais bem sucedido da história da gravadora e o segundo bem mais sucedido do Brasil: "Xou da Xuxa 3", de 1988, teve a impressionante marca de 3.816.704 de cópias vendidas. Um sucesso fonográfico que segue até hoje com a série "Xuxa só para Baixinhos", que recentemente ganhou uma caixa reunindo seus oito álbuns - uma forma de celebrar uma das séries que mais deram certo na história do disco no Brasil. [1]


Desde 2007, a gravadora está sob o nome de Globo Comunicação e Participações S.A., substituindo a SIGLA (Sistema Globo de Gravações Audiovisuais Ltda)


Em 2008, a gravadora criou o subselo Som Livre Apresenta (posteriormente rebatizado de SLAP), com o intuito de lançamentos de novos artistas e projetos inéditos de artistas consagrados, como Tiago Iorc, Little Joy e Companhia Itinerante.



2009: Investimento no gospel |


Apesar de já ter distribuído algumas coletâneas da Aline Barros, somente em 2009, a Som Livre começou a contratar nomes do segmento gospel para lançarem seus produtos através da gravadora, departamento que pouco tempo depois passou a ser conhecido como Você Adora. O primeiro nome foi o Diante do Trono, em seguida, vieram nomes como Pastor Antônio Cirilo, Lázaro, Jamily, Alda Célia, Palavrantiga, Dan e Daniel, Chris Durán, entre outros, nesta divisão voltada para cantores e grupos da música gospel, e atualmente, em seu cast artístico encontram-se, entre outros nomes, André Valadão, Davi Sacer [2], Rose Nascimento, David Quinlan, Ton Carfi, Ludmila Ferber, Jonas Maciel, Regis Danese, Alex & Alex, Andrea Fontes, Bruno Branco e Eliane Silva.[3]



Sub-gravadoras |



  • Austro Music

  • Gala

  • Sigem

  • Soma

  • SLAP



Referências




  1. 40 anos de Som Livre: uma história contada pelas novelas da Rede Globo


  2. Tarcísio Wallace Sant'ana (10 de junho de 2011). «Davi Sacer grava pela Som Livre o seu primeiro CD/DVD ao vivo - No caminho do Milagre». Super Gospel. Consultado em 27 de novembro de 2011 


  3. Amigo de Cristo. «Som Livre lança novo CD do Pastor Antônio Cirilo, do Santa Geração». Consultado em 27 de novembro de 2011 



Ligações externas |



  • O site oficial da gravadora Som Livre (em português)








Popular posts from this blog

Bressuire

Cabo Verde

Gyllenstierna