Oscar 1992
Oscar 1992 64th Academy Awards | |||||||
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Data | 30 de março de 1992 | ||||||
Organização | Academia de Artes e Ciências Cinematográficas | ||||||
Apresentação | Billy Crystal[1] | ||||||
Local | Dorothy Chandler Pavilion Los Angeles, Califórnia | ||||||
País | Estados Unidos | ||||||
Destaques | |||||||
Maior número de prêmios | The Silence of the Lambs (5) | ||||||
Maior número de indicações | Bugsy (10) | ||||||
Melhor filme | The Silence of the Lambs | ||||||
Cobertura televisiva | |||||||
Estação | ABC | ||||||
Duração | 3 horas, 33 minutos[2] | ||||||
Audiência | 44,44 milhões +29,84 por cento (Nielsen ratings)[3] | ||||||
Produtor | Gil Cates[4] | ||||||
Diretor | Jeff Margolis[5] | ||||||
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A 64.ª cerimônia do Oscar ou Oscar 1992 (no original: 64th Academy Awards), apresentada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS), homenageou os melhores filmes, atores e técnicos de 1991. Foi realizada em 30 de março de 1992, no Dorothy Chandler Pavilion, em Los Angeles, às 18h30min no horário local. Durante o evento, foram distribuídos os prêmios da Academia em vinte e três categorias, e a transmissão ao vivo foi realizada pela rede televisiva americana American Broadcasting Company (ABC), com produção de Gilbert Cates e direção de Jeff Margolis. O ator Billy Crystal foi o anfitrião da premiação pelo terceiro ano consecutivo.[6] Três semanas antes, em uma cerimônia realizada no Century Plaza Hotel, em 7 de março, foi entregue o Oscar Científico ou Técnico sob apresentação de Tom Hanks.[7]
The Silence of the Lambs venceu cinco categorias, incluindo a de Melhor Filme.[8] Destacaram-se também Terminator 2: Judgment Day com quatro prêmios, Beauty and the Beast, Bugsy e JFK com dois, e City Slickers, Deadly Deception: General Electric, Nuclear Weapons and Our Environment, The Fisher King, In the Shadow of the Stars, Manipulation, Mediterraneo, Session Man e Thelma & Louise com uma vitória. A apresentação televisionada alcançou mais de 44 milhões de telespectadores nos Estados Unidos.
Índice
1 Indicados e vencedores
1.1 Prêmios
1.2 Prêmios honorários
1.3 Prêmio Irving G. Thalberg
1.4 Filmes com mais prêmios e indicações
2 Apresentadores e performances
2.1 Apresentadores (em ordem de aparição)
2.2 Performances (em ordem de aparição)
3 Cerimônia
3.1 Bilheteria dos filmes indicados
3.2 Protestos da comunidade LGBT
3.3 Avaliações críticas
3.4 Recepção e audiência
4 Referências
5 Bibliografia
Indicados e vencedores |
Os indicados à 64.ª edição do Oscar foram anunciados em 19 de fevereiro de 1992, no Samuel Goldwyn Theater, em Beverly Hills, por Karl Malden, presidente da Academia, e pela atriz Kathleen Turner. Bugsy foi indicado a dez categorias; JFK veio em seguida com oito.[9]
Os vencedores foram anunciados durante a cerimônia de premiação em 30 de março de 1992. The Silence of the Lambs, o grande vencedor, tornou-se o primeiro filme do gênero terror a ganhar a categoria de Melhor Filme e a primeira película a ser lançada em formado caseiro antes de ganhar o troféu.[10] Além disso, foi o terceiro filme (sendo os outros dois It Happened One Night (1934) e One Flew Over the Cuckoo's Nest (1975)) a ganhar todas as principais categorias, conhecidas como "Big Five": Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Roteiro Adaptado; permanece, então, como a obra mais recente a vencê-las.[11][12]Beauty and the Beast tornou-se o primeiro filme de animação a ser indicado a Melhor Filme.[13] A vitória de Jodie Foster à Melhor Atriz a converteu na décima primeira pessoa a ganhar a supracitada categoria duas vezes; e, com a idade de 29 anos, foi a segunda pessoa, depois de Luise Rainer, a ganhar dois Óscares antes dos trinta anos. Por seu trabalho em Boyz n the Hood, John Singleton tornou-se o primeiro afro-americano e a pessoa mais jovem a ser indicada à Melhor Direção.[10] Nomeadas para Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Atriz, respectivamente, Diane Ladd e Laura Dern se tornaram a primeira mãe e filha nomeada no mesmo ano.[10]
Prêmios |
Indica o vencedor dentro de cada categoria.[14]
Melhor Filme The Silence of the Lambs – Edward Saxon, Kenneth Utt e Ron Bozman
| Melhor Diretor/Realizador Jonathan Demme – The Silence of the Lambs
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Melhor Ator/Actor (Principal) Anthony Hopkins – The Silence of the Lambs como Dr. Hannibal Lecter
| Melhor Atriz/Actriz (Principal) Jodie Foster – The Silence of the Lambs como Clarice Starling
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Melhor Ator Coadjuvante/Secundário Jack Palance – City Slickers como Curly Washburn
| Melhor Atriz Coadjuvante/Secundária Mercedes Ruehl – The Fisher King como Anne Napolitano
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Melhor Roteiro/Argumento - Original Thelma & Louise – Callie Khouri
| Melhor Roteiro/Argumento - Adaptado The Silence of the Lambs – Ted Tally por The Silence of the Lambs de Thomas Harris
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Melhor Filme Estrangeiro Mediterraneo (Itália) – Gabriele Salvatores
| Melhor Documentário em Longa-metragem In the Shadow of the Stars – Allie Light e Irving Saraf
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Melhor Documentário em Curta-metragem Deadly Deception: General Electric, Nuclear Weapons and Our Environment – Debra Chasnoff
| Melhor Curta-metragem Session Man – Seth Winston e Rob Fried
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Melhor Animação em Curta-metragem Manipulation – Daniel Greaves
| Melhor Trilha Sonora/Banda Sonora Original Beauty and the Beast – Alan Menken
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Melhor Canção original "Beauty and the Beast" por Beauty and the Beast – Alan Menken e Howard Ashman (Oscar Póstumo)
| Melhor Mixagem/Mistura de Som Terminator 2: Judgment Day – Tom Johnson, Gary Rydstrom, Gary Summers e Lee Orloff
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Melhor Edição de Som Terminator 2: Judgment Day – Gary Rydstrom e Gloria S. Borders
| Melhor Direção de Arte Bugsy – Dennis Gassner e Nancy Haigh
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Melhor Maquiagem/Caracterização Terminator 2: Judgment Day – Stan Winston e Jeff Dawn
| Melhor Figurino/Guarda-Roupa Bugsy – Albert Wolsky
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Melhor Cinematografia/Fotografia JFK – Robert Richardson
| Melhor Edição/Montagem JFK – Pietro Scalia e Joe Hutshing
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Melhores Efeitos Visuais Terminator 2: Judgment Day – Dennis Muren, Stan Winston, Gene Warren Jr. e Robert Skotak
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Prêmios honorários |
Satyajit Ray[15]
Prêmio Irving G. Thalberg |
George Lucas[16]
Filmes com mais prêmios e indicações |
Os dezesseis filmes a seguir receberam múltiplas indicações:
| Os cinco filmes a seguir receberam múltiplos prêmios:
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Apresentadores e performances |
As seguintes personalidades apresentaram categorias ou realizaram números individuais:[17]
Apresentadores (em ordem de aparição) |
Nome(s) | Função |
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Marshak, LesLes Marshak | Anunciou o início da cerimônia |
Malden, KarlKarl Malden | Deu boas-vindas aos convidados da cerimônia |
Goldberg, WhoopiWhoopi Goldberg | Apresentou a categoria de melhor ator coadjuvante |
Turner, KathleenKathleen Turner | Apresentou o segmento do filme Bugsy |
De Mornay, RebeccaRebecca De MornayChristopher Lloyd | Apresentaram a categoria de melhor maquiagem |
Lansbury, AngelaAngela Lansbury | Introduziu a performance de "Belle" e "Be Our Guest" |
Pesci, JoeJoe Pesci | Apresentou a categoria de melhor atriz coadjuvante |
Bening, AnnetteAnnette Bening | Apresentou a categoria de melhor direção de arte |
Spielberg, StevenSteven Spielberg | Apresentou o Prêmio Irving G. Thalberg a George Lucas |
Kidman, NicoleNicole Kidman | Introduziu a performance de "Everything I Do (I Do It For You)" |
Banderas, AntonioAntonio BanderasSharon Stone | Apresentaram a categoria de melhor edição de som |
Washington, DenzelDenzel Washington | Apresentou o segmento do filme JFK |
Davis, GeenaGeena DavisSusan Sarandon | Apresentaram a categoria de melhor edição |
Carvey, DanaDana CarveyMike Myers | Apresentaram a categoria de melhor curta-metragem |
Bela Fera Chip | Apresentaram as categorias de melhor curta-metragem em animação |
Moore, DemiDemi Moore | Apresentou a categoria de melhor figurino |
Stallone, SylvesterSylvester Stallone | Apresentou a categoria de melhor filme estrangeiro |
Hannah, DarylDaryl HannahEdward James Olmos | Apresentaram a categoria de melhor mixagem de som |
Candy, JohnJohn Candy | Introduziu a apresentação de "When You're Alone" |
Hanks, TomTom Hanks | Apresentou o segmento dos prêmios Technical Achievement e Gordon E. Sawyer |
Lee, SpikeSpike LeeJohn Singleton | Apresentaram as categorias de melhor documentário e melhor documentário de curta-metragem |
Field, SallySally Field | Apresentou o segmento do filme Beauty and the Beast |
Gere, RichardRichard Gere | Apresentou a categoria de melhor fotografia |
Dern, LauraLaura DernDiane Ladd | Apresentaram a categoria de melhores efeitos visuais |
Swayze, PatrickPatrick Swayze | Introduziu um número de dança especial no momento em que foram anunciados os nomeados para melhor trilha sonora e apresentador da categoria |
Valenti, JackJack Valenti | Apresentou a Audrey Hepburn |
Hepburn, AudreyAudrey Hepburn | Apresentou o Oscar Honorário a Satyajit Ray |
Lithgow, JohnJohn Lithgow | Apresentou o segmento do filme The Silence of the Lambs |
Duvall, RobertRobert DuvallAnjelica Huston | Apresentaram as categorias de melhor roteiro original e melhor roteiro adaptado |
Bates, KathyKathy Bates | Apresentou a categoria de melhor ator |
MacLaine, ShirleyShirley MacLaineLiza Minnelli | Apresentaram a categoria de melhor canção |
Douglas, MichaelMichael Douglas | Apresentou a categoria de melhor atriz |
Tandy, JessicaJessica Tandy | Apresentou o segmento do filme The Prince of Tides |
Costner, KevinKevin Costner | Apresentou a categoria de melhor diretor |
Newman, PaulPaul NewmanElizabeth Taylor | Apresentaram a categoria de melhor filme |
Performances (em ordem de aparição) |
Nome(s) | Função | Performance |
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Bill Conti | Arranjo musical | Orquestra |
Billy Crystal | Performance | Número de abertura: Beauty and the Beast (ao som da música-tema de The Patty Duke Show), Bugsy (ao som de "Toot Toot Tootsie Goo' Bye" de The Jazz Singer), The Prince of Tides (ao som de "Don't Rain on My Parade" de Funny Girl)[18] |
Paige O'HaraRichard White | Performance | "Belle" de Beauty and the Beast |
Jerry Orbach | Performance | "Be Our Guest" de Beauty and the Beast |
Bryan Adams | Performance | "(Everything I Do) I Do It for You" de Robin Hood: Prince of Thieves |
Amber Scott | Performance | "When You're Alone" de Hook |
Peabo BrysonCeline DionAngela Lansbury | Performance | "Beauty and the Beast" de Beauty and the Beast |
Cerimônia |
Com base no sucesso alcançado pela cerimônia do ano anterior, a qual obteve recordes de audiência e vários prêmios Emmy, a AMPAS contratou novamente Gilbert Cates para produzir o evento pelo terceiro ano consecutivo.[19][20] Ele batizou o evento de 1992 com a frase "Alegria Pura dos Filmes", sobre a qual explicou: "[Os] filmes nos proporcionam risos, romance, aventura e uma compreensão mais profunda de nós mesmos. Com todos os eventos extraordinários que estão acontecendo hoje, é maravilhoso que nós ainda podemos sair para assistir a um filme".[21][22]
Um mês antes da premiação, Cates selecionou o ator e comediante Billy Crystal para apresentar a cerimônia pelo também terceiro ano consecutivo.[23] De acordo com o colunista Army Archerd, da revista Variety, Crystal planejava realizar uma encenação de bungee jump como parte da abertura do evento; no entanto, o ato foi descartado devido aos altos custos que o seguro exigia da Academia e pelo fato de que ele contraíra o Influenzavírus A.[24] Então, como consequência, o comediante deu início à premiação usando a máscara/focinheira de Hannibal Lecter, de The Silence of the Lambs, e carregado em uma maca de transporte por dois homens até o palco — exatamente do modo que se sucedeu à personagem em uma cena do filme.[25]
Muitas outras figuras do meio cinematográfico participaram da produção da edição e seus eventos relacionados. A coreógrafa Debbie Allen supervisionou as performances dos indicados à categoria de Melhor Canção e produziu um número de dança para apresentar os nomeados à Melhor Trilha Sonora Original. O compositor Bill Conti atuou como diretor musical do evento.[26] Em conjunto com o tema da premiação, Chuck Workman produziu uma filmagem em que se destacou cenas de filmes famosos lançados anos atrás e dos atuais.[27]
Bilheteria dos filmes indicados |
No dia do anúncio dos filmes indicados, em 19 de fevereiro de 1999, o valor bruto somado pelas cinco obras na categoria principal era de 393 milhões de dólares, média de 78,7 milhões por filme. The Silence of the Lambs assegurou a maior bilheteria entre eles, totalizando 130,7 milhões de dólares em recibos de mercado doméstico. Em seguida, aparecem Beauty and the Beast (36,5 milhões); The Prince of Tides (59,3 milhões); JFK (58,1 milhões) e Bugsy (38,9 milhões).[28]
Dos cinquenta filmes mais lucrativos do ano de 1992, quinze obras indicadas à cerimônia aparecem na lista. Apenas Silence of the Lambs (3.º), Beauty and the Beast (6.º), Cape Fear (10.º), The Prince of Tides (18.º), JFK (21.º), Boyz n the Hood (22.º), Thelma and Louise (27.º), The Fisher King (30.º) e Bugsy (32.º) foram indicados para Melhor Filme, Direção, Atuação ou Roteirista. Dos outros cinquenta que receberam indicações foram Terminator 2: Judgment Day (1.º), Robin Hood: Prince of Thieves (2.º), Hook (5.º), The Addams Family (7.º), Backdraft (12.º) e Star Trek VI: the Undiscovery Country (13.º).[29]
Protestos da comunidade LGBT |
Vários dias antes da cerimônia, grupos ativistas LGBT como Queer Nation e Out in Film anunciaram planos para realizar um protesto em frente ao Dorothy Chandler Pavilion.[30] As organizações criticaram as representações depreciativas e vergonhosas de homossexuais em filmes como The Silence of the Lambs, JFK e Basic Instinct.[31][32] Rick Wilson, representante da Queer Nation, declarou que os manifestantes "impediriam os carros de irem ao Oscar. Será um estorvo" e anunciou planos para interromper a apresentação dentro do teatro.[33] Em resposta às críticas, Gil Cates afirmou: "Qualquer um pode protestar contra qualquer coisa que quiser fora do evento". Mas disse que o padrão, "resposta genérica" a algo que acontece em frente às câmeras durante a cerimônia, "seria pular para um comercial". Além disso, Bob Werden, emissário da Academia, reiterou que, embora os planos de segurança não seriam tão rígidos quanto os do ano anterior, bombeiros e policiais estariam à disposição em caso de violências causadas pelos protestos.[31]
No dia da transmissão por telvisão, diversos manifestantes carregaram vários cartazes que continham frases como "Pare com a Homofobia em Hollywood" e "Hollywood [sic] Pare de Censurar Nossas Verdadeiras Vidas Queer".[34] No momento em que John Candy introduzia uma performance de "When You're Alone", um homem, que comprara ingressos para assistir à cerimônia, clamou em alta voz, como forma de protesto, as estatísticas sobre número de infectado pela AIDS.[35] O manifestante foi imediatamente retirado do local por seguranças; seus comentários, contudo, não puderam ser ouvidos durante a apresentação do programa.[34]
Avaliações críticas |
A exibição recebeu avaliações positiva por parte da mídia. A crítica de cinema Janet Maslin, do The New York Times, elogiou o fato de a transmissão ser "estranhamente animada". Também aplaudiu o anfitrião, dizendo que seu monólogo de abertura "define o tom inteligente e iconoclasta da noite".[36] O colunista Scott Williams, da Associated Press, escreveu que "Crystal estava encantador desde o momento em que foi levado ao palco e caminhou até a platéia usando a máscara do demoníaco Hannibal 'The Cannibal' Lecter."[37] Para o jornal Orange County Register, Ray Richmond comentou que o comediante "é um anfitrião do Oscar tão magnífico que este trabalho deveria ser seu na ocasião que ele quisesse".[38]
Recepção e audiência |
Em seu país de origem, a transmissão da ABC atraiu uma média de 44,44 milhões de telespectadores no decorrer do evento, número que representou um aumento de 5 por cento em relação à premiação do ano anterior.[39] Pelo Nielsen Ratings, também obteve números superiores ao Oscar 1991, com 29,84 por cento dos televisores sintonizados na rede, total de 50,26 pontos.[40] Além do mais, numa restrição demográfica, apenas entre os espectadores de 18 a 49 anos, a edição contabilizou 39,51 pontos.[40]
Em julho daquele ano, a apresentação da cerimônia recebeu nove indicações à 44.ª edição do Prêmio Emmy,[41] na qual venceu em três categorias: as de Melhor Roteiro para um Programa de variedades, música ou comédia (Hal Kanter, Buz Kohan, Billy Crystal, Marc Shaiman, Robert Wuhl, Bruce Vilanch), Melhor Direção em um Musical (Bill Conti, Jack Eskew, Julie Giroux, Ashley Irwin, Hummie Mann) e Melhor Figurino em um programa de variedade ou música (Raymond Aghayan).[42]
Referências
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↑ Meyers, Kate (10 de abril de 1992). «We Need to Know This?». Entertainment Weekly. Time Warner
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Bibliografia |
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Wiley, Mason; Bona, Damien (1996). Inside Oscar: The Unofficial History of the Academy Awards 5 ed. Nova Iorque: Ballantine Books. ISBN 0-345-40053-4