Ponte Golden Gate
Golden Gate Bridge | |
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Golden Gate Bridge | |
Arquitetura e construção | |
Design | Ponte suspensa |
Mantida por | Golden Gate Bridge, Highway and Transportation District |
Início da construção | Janeiro de 1933 |
Data de abertura | 27 de maio de 1937 (81 anos) |
Dimensões e tráfego | |
Comprimento total | 2.737 m |
Largura | 27 m |
Altura máxima | 227 m |
Tráfego | 100 mil veículos/dia |
Geografia | |
Cruza | Golden Gate |
Localização | São Francisco Califórnia Estados Unidos |
Coordenadas | 37º48'49"N 122º28'38.88"W |
A Golden Gate Bridge (em português: Ponte Portão Dourado) é uma ponte localizada no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, que liga a cidade de São Francisco a Sausalito, na região metropolitana de São Francisco, sobre o estreito de Golden Gate. A ponte é o principal cartão postal da cidade, uma das mais conhecidas construções dos Estados Unidos, e é considerada uma das Sete maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.
Índice
1 História
1.1 Construção
1.2 Oposições
2 Estrutura
3 Strauss e a segurança de seus funcionários
3.1 Dissuasão e prevenção
4 Pontes semelhantes
5 Problemas
5.1 Suicídios
5.2 Ventos
6 Referências
7 Ver também
8 Ligações externas
História |
No início do século XX, especialmente após o Terremoto de 1906, a cidade de São Francisco passou por um período de ascensão econômica e imediatamente surgiu a necessidade de conectá-la com as regiões vizinhas a fim de desenvolver a economia nas cidades ao redor da Baía de São Francisco.
A cidade de São Francisco é cercada por água por quase todos os lados, com exceção da porção de terra que a liga com a região maior, o que faz dela uma península. A necessidade de se conectar com as regiões vizinhas tomou a forma de uma estrutura rodoviária.
A ideia de uma ponte cruzando o Golden Gate surgiu pela primeira vez num artigo do jornalista James Wilkins em 1916. A ideia representava um grande desafio, já que o Golden Gate era conhecido pelos fortes ventos e correnteza e naquela época tal estrutura era considerada impossível de se construir.
Construção |
O nome da ponte foi escolhido em 1927, quando MM O'Shaughnessy, importante engenheiro de São Francisco mencionou a ponte como Golden Gate Bridge, referindo-se ao estreito. A dificílima tarefa de projetar tal estrutura ficou a cargo do alemão Joseph Strauss. Embora não tivesse nenhuma experiência com pontes suspensas, Strauss fechou contrato com a prefeitura e projetou a ponte que começou a ser construída em Janeiro de 1933 e concluída em 1937.
Oposições |
Apesar da necessidade da construção de uma ponte conectando São Francisco com o norte da Califórnia, Joseph Strauss enfrentou muitas críticas e oposições em relação ao projeto que ele desenvolveu. A primeira controvérsia vinha do próprio Departamento de Defesa, alegando que a construção da ponte iria dificultar o acesso de navios a Baía.
Estrutura |
A Golden Gate Bridge é uma ponte pênsil. Com 2737 metros de comprimento total, incluindo os acessos, e 1966 metros de comprimento suspenso, sendo a distância entre as duas torres de 1280 metros. Estas torres de suspensão, por sua vez, erguem-se a 227 metros acima do nível do mar, suportando os cabos que, nas pontes com esta arquitetura, suportam o tabuleiro suspenso. Isto significa que os dois cabos principais que a suportam têm de estar preparados para suportar todo o peso do tabuleiro e dos cabos que partem dos cabos principais. Cada um destes, por conseguinte, tem um diâmetro de 92 centímetros, sendo formado por 27572 cabos menores[1].
Strauss e a segurança de seus funcionários |
Uma estrutura do porte da ponte Golden Gate era obviamente um trabalho muito perigoso para os trabalhadores, obrigados a trabalhar acima do vazio para realizar algumas partes da estrutura. Em média, na época, uma fatalidade era registrada a cada milhão de dólares gastos em um projeto dessa magnitude. Mas o engenheiro chefe da ponte, Joseph Strauss, dizia que cerca de vinte milhões de dólares gastos para a construção não deveriam ser sinônimo de vinte mortes entre seus funcionários. Centenas de milhares de dólares foram bem investidos para garantir a segurança dos trabalhadores.
Dissuasão e prevenção |
Desde o início da construção, Strauss se importou com a segurança de todos trabalhadores, a quem foram impostos capacetes e cabos de segurança - para todos os empregados. O engenheiro Russell Cone ficou responsável por monitorar o cumprimento das regras de segurança entre os trabalhadores. Assim foi instruído a garantir que os funcionários estavam usando todos os seus equipamentos.
Pontes semelhantes |
A Ponte 25 de Abril (anteriormente chamada de Ponte Salazar), que se situa em Lisboa, Portugal, é muito semelhante a esta ponte, dado possuir a mesma arquitectura de ponte suspensa e, também, a mesma cor.
A também conhecida Ponte Hercílio Luz em Florianópolis no Brasil também se assemelha à ponte de Golden Gate, porém teve sua construção iniciada antes, em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada a 13 de maio de 1926.
Problemas |
Suicídios |
A ponte é o local onde mais pessoas se suicidam em todo o Mundo. A queda dura aproximadamente quatro segundos e quem salta da ponte atinge a água a uma velocidade de 120 km/h, que é quase sempre fatal.
Uma contagem oficial pelo até então prefeito da cidades Edwin M. Lee no ano de 2014 foi feita, organizada por ordem de lâmpadas. A lâmpada mais próxima, dos 128 postes de iluminação da ponte, era a referência ao suicida. Quando foi terminada, em 2005, a contagem ultrapassava os 1200 suicidas e passou a adicionar um suicida a cada duas semanas, de acordo com a média da estatística.[2] Em 2006 foram confirmados mais 34 suicidas e outros 4 suicidas cujos corpos nunca foram encontrados. No mesmo ano a entidade responsável pela ponte removeu 70 pessoas suspeitas de tentar cometer suicídio.
Em 2013, 46 pessoas morreram ao saltar da ponte.
Em 2014, as autoridades de São Francisco decidiram instalar uma rede anti-suicídio. A decisão de instalar a rede foi tomada após muitos anos de debate, com os opositores do projeto a considerarem que a opção irá estragar um dos principais cartazes turísticos de S. Francisco e que quem quiser suicidar-se o fará escolhendo outro ponto alto. No total, a instalação da rede está orçada em 76 milhões de dólares, cerca de 60 milhões de euros.[3]
Ventos |
desde que
foi terminada, a ponte já foi interditada seis vezes por causa dos ventos (1932, 1951, 1982, 1996 e 2005).[4] Os ventos de 1982 foram particularmente fortes o suficiente para fazer movimentos visíveis na ponte, ondulando para os lados[carece de fontes].
Referências
↑ Betsy Malloy. «Golden Gate Bridge Facts». About.com Travel. Consultado em 5 de abril de 2016
↑ Marisa Lagos (17 de Janeiro de 2007). «Jumpers: The fatal grandeur of the Golden Gate Bridge». Consultado em 27 de Dezembro de 2007
↑ «Rede anti-suicídio para mudar história da ponte Golden Gate»
↑ Cheever, David (1999). Daytrips San Francisco & Northern California. [S.l.]: Hastingshouse / Daytrips Publ. 352 páginas. ISBN 0-8038-9441-4
Ver também |
- Pontes mais extensas do mundo
- Ponte de San Mateo
Ligações externas |
Website oficial da Golden Gate Bridge (em inglês)