Porto Canal









Question book.svg

Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2018). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)








































































Porto Canal



Tipo
Canal de televisão
País

Portugal Portugal
Fundação

29 de setembro de 2006 (12 anos)
Pertence a

FC Porto
Proprietário
FC Porto Media e MediaPro Portugal
Sede

Senhora da Hora
Estúdios
Senhora da Hora e Estádio do Dragão

Slogan
Sinta Mais
Cobertura
Nacional

Página oficial

portocanal.sapo.pt
Disponibilidade por satélite

NOS
Canal 13

MEO
Canal 14

Vodafone
Canal 13 (HD)
Canal 186 (SD)
Disponibilidade por cabo

NOS
Canal 13

MEO
Canal 14

Vodafone
Canal 13 (HD)
Canal 186 (SD)

Porto Canal é um canal de televisão português dedicado a todo o território nacional, com uma programação diversificada em diversas áreas: informação, deporto e entretenimento. De facto, embora detenha conteúdos relativos ao FC Porto, é um canal generalista, que trata temas de todas as áreas, abrangendo todas as matérias, e que são transmitidas ao público através de uma programação de qualidade e original, sendo a única estação televisiva com praticamente 100% de produção portuguesa própria.


Atualmente possui dois estúdios: na Senhora da Hora (Matosinhos) e no Estádio do Dragão. No centro de produção da sede do Porto Canal, na Senhora da Hora, são emitidos a maioria dos programas de informação. Entre diversas melhorias, o estúdio de Matosinhos foi recentemente dotado de vários cenários virtuais e requalificado com as mais modernas tecnologias. No novo estúdio, localizado entre o Estádio do Dragão e o Dragão Caixa, são emitidos os programas de entretenimento e os espaços relacionados com o universo FC Porto.




Índice






  • 1 História


  • 2 Profissionais do Porto Canal


    • 2.1 Direção




  • 3 Referências


  • 4 Ligações externas





História |


O Porto Canal inicia as suas emissões a 29 de setembro de 2006, com uma programação que contempla uma forte aposta na informação de interesse específico para concelhos que integram o Grande Porto, contando com a colaboração de empresas, autarquias e outras entidades desta área metropolitana, nomeadamente, a Universidade do Porto.


Em 2009, por altura do seu terceiro aniversário, o Porto Canal deixa de estar focado unicamente na região do Grande Porto abrindo-se à restante região do Norte com vários programas dedicados. Tendo aberto nove delegações: Mirandela, Arcos de Valdevez e Penafiel em 2010; Guimarães, Braga e Douro (Vila Real) abertas no início de 2011, Aveiro Norte e Lisboa em 2012, e Aveiro em 2013.


A 1 de agosto de 2011 o Porto Canal passa a ser gerido pelo Futebol Clube do Porto (FC Porto), através de uma parceria com os proprietários do canal, a espanhola MediaPro, com opção de compra ao fim de dois anos. Nesse mesmo dia foram introduzidos dois novos programas: o “Somos Porto” e o “Flash Porto”.


No dia em que comemora cinco anos de emissão, a 29 de Setembro de 2011, a grelha de programação é “refrescada” com novos programas de informação geral e com marca FC Porto. Estreia também o programa "Azul e Branco".


No dia 10 de janeiro de 2012, Júlio Magalhães é apresentado por Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto, como diretor-geral do canal. Entra em funções a 1 de Fevereiro de 2012. A 6 de março de março de 2012, entra em funcionamento a delegação de Lisboa, que se junta assim a outras seis delegações espalhadas pela região Norte.


O primeiro jogo do FC Porto B é transmitido em direto a 18 de agosto de 2012, sendo o seu adversário o União da Madeira.


A 17 de julho de 2015 terminam, com sucesso, o processo de aquisição do Porto Canal pelo FC Porto, envolvendo a Sociedade dos Aliados, detida pela Medialuso, e a FC Media.


No dia 11 de janeiro de 2016 iniciou-se uma nova era no Porto Canal. A partir desta data, o canal nacional surge renovado, mais forte e mais abrangente. Depois de adquirido pelo FC Porto, o Porto Canal sofre alterações profundas quer a nível qualitativo, quer a nível tecnológico. Assim, e após esta aquisição, o clube português, investiu num extensivo upgrade tecnológico, com particular impacto na melhoria da qualidade som e imagem (HDTV), visando também a renovação do logótipo e do grafismo do canal. As mudanças estão também relacionadas com o investimento em mais horas de conteúdos relativos ao FC Porto e mais emissões em direto de jogos do FC Porto B e das equipas de formação (sub-19, Sub-17e Sub-15), o mesmo acontecendo com os jogos de outras modalidades, nomeadamente andebol, basquetebol e hóquei em patins.


Nesta nova fase, a estação televisiva aposta ainda em novos programas de entretenimento, informação e desporto, ampliando o horário de emissão que passa a iniciar-se às 08h00. A grelha é também agora mais diversificada, apostando o canal em caras novas para diversos programas, integradas numa mais alargada, fresca e variada programação.


Através deste investimento e de todos os melhoramentos efetuados, o Porto Canal pretende fazer com que o público de todo o território nacional, sinta mais a cultura, sinta mais a informação, sinta mais o entretenimento e sinta mais o desporto. Tudo com mais horas de emissão e com uma melhor oferta de programação.



Profissionais do Porto Canal |



Direção |


Diretor-Geral


  • Júlio Magalhães

Diretora de Informação


  • Ana Guedes Rodrigues

Coordenadora Executiva


  • Ana Rita Basto

Coordenadora de Programas e Emissão


  • Mafalda Campos

Diretor de Conteúdos Desportivos


  • Rui Cerqueira

Coordenador de Conteúdos Desportivos


  • Paulo Miguel Castro

Chefe de Redação


  • Vanda Balieiro

Coordenador de Conteúdos Online


  • André Arantes

Direção Administrativa e Financeira



Direção Técnica


  • FC Porto Media


Referências




Ligações externas |



  • Página oficial do Porto Canal

  • Página oficial do FC Porto









Popular posts from this blog

Bressuire

Cabo Verde

Gyllenstierna