Metra

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Metra | |
---|---|
![]() | |
Tipo |
Empresa de capital fechado |
Indústria |
Transporte |
Fundação |
21 de maio de 1997 |
Sede |
São Bernardo do Campo, ![]() |
Locais |
São Paulo, Diadema, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá |
Proprietário(s) |
Grupo Auto Viação ABC |
Pessoas-chave |
Maria Setti Braga |
Empregados |
800 |
Website oficial |
www.metra.com.br |
Metra (ou Sistema Metropolitano de Transportes) é uma empresa privada, pertencente ao Grupo da Auto Viação ABC, dirigida por Maria Beatriz Setti Braga, responsável pela operação do Corredor Metropolitano São Mateus - Jabaquara, da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo - EMTU[1].
Índice
1 Histórico
2 Frota de Trólebus
3 Frota de Ônibus Híbrido
4 Ônibus Movido a Hidrogênio
5 Frota de Ônibus a Diesel
6 Referências
7 Ligações externas
Histórico |
Em 1997 a EMTU decidiu transferir a operação do Corredor Metropolitano São Mateus — Jabaquara, para a iniciativa privada. Depois de vencer processo licitátorio, a Metra iniciou suas operações em 24 de Maio de 1997. No corredor há nove terminais: São Matheus, Sonia Maria (Mauá), Santo André Oeste, Santo André Leste, São Bernardo, Ferrazópolis (São Bernardo do Campo), Piraporinha (Diadema), Diadema, Jabaquara (São Paulo), 110 Pontos de Paradas e opera 13 Linhas. Sua frota é composta por cerca de 270 ônibus a diesel, híbridos, trólebus e articulados. Por contrato é responsável pela:
- operação e manutenção de sua frota mista, composta por veículos trólebus e diesel;
- manutenção da infra-estrutura e do sistema viário;
- modernização do sistema de bilhetagem eletrônica e comercialização de bilhetes;
- administração e manutenção dos terminais metropolitanos;
- manter os padrões de qualidade do serviço prestado.
A Metra faz parte do tradicional e pioneiro grupo Auto Viação ABC que atua no setor a mais de um século, opera o corredor exclusivo ABD com extensão à Diadema/Brooklin, ligando a zona Sul e zona Leste de São Paulo, passando pelos municípios de Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema na região metropolitana de São Paulo; a Metra não é apenas uma empresa de ônibus, e sim um sistema completo de transporte, pois cabe a ela planejar e operar as suas linhas, a manutenção e limpeza dos veículos, a comercialização da bilhetagem eletrônica e fiscalização com viaturas por todos os trechos atendidos, também responde pela administração, manutenção e limpeza dos nove terminais, conserva os 110 pontos de paradas os 30 km de pavimento rígido e 3 km de pavimento asfáltico, mantem em pleno funcionamento 5.200 focos semafóricos, incluindo também a jardinagem, iluminação e a limpeza das paradas, também é responsável pela manutenção e fiscalização das redes aéreas. Segundo estudo realizado em 2012, a Metra transporta mensalmente cerca de 5,5 milhões de pessoas, ganhou inúmeros prêmios de satisfação do cliente e de qualidade. É tida como referência no transporte urbano em corredores.
- 2008: a empresa conquistou o primeiro lugar no índice de satisfação do cliente, que compõe o IQT.
- 2009: IQT total
- 2010: IQT total
- 2011: IQT total.[2][3]
Frota de Trólebus |
Prefixos |
Carroceria/Modelo |
Chassi |
Motor/Tração |
Potência |
Ano |
Quantidade |
---|---|---|---|---|---|---|
5500 |
CAIO Millennium 2 |
Scania K270 |
WEG/Eletra |
200 kW (272 cv) |
2011/2012 |
1 |
7047 a 7068 |
Marcopolo Torino G4 |
Volvo B58 |
GEVISA/Powertronics |
120 kW (163 cv) |
1987 |
22 |
7201 a 7221 |
Busscar Urbanuss Pluss |
HVR |
Engesa/Eletra |
120 kW (163 cv) |
2003 |
21 |
7301 |
Busscar Urbanuss Pluss |
Mercedes-Benz O500U |
Engesa/Eletra |
120 kW (163 cv) |
2003 |
1 |
7400 a 7402 |
CAIO Millenium II |
Mercedes-Benz O500U |
WEG / Eletra |
165 kW (224 cv) |
2008-2010 |
3 |
8101 a 8110 |
Marcopolo Torino GV |
Volvo B10M |
Toshiba/Powertronics |
180 kW (245 cv) |
1998 |
10 |
8150 a 8155 |
Busscar Urbanuss Pluss |
Volvo B10M |
WEG/Eletra |
200 kW (272 cv) |
2001 (convertidos em 2011/2012) |
6 |
8160 |
CAIO Millennium 3 |
Mercedes-Benz O500UA |
MHI/WEG/Eletra |
200/400 kW (272/544 cv) |
2012 |
1 |
8161 a 8180 |
CAIO Millennium BRT |
Mercedes-Benz O500UA |
WEG/Eletra |
210 kW (285 cv) |
2013 |
20 |
8181 a 8190 |
CAIO Millennium BRT |
Mercedes-Benz O500UA BlueTec 5 |
WEG/Eletra |
210 kW (285 cv) |
2016 |
10 |
Frota de Ônibus Híbrido |
Prefixos |
Carroceria/Modelo |
Chassi |
Motor/Tração |
Ano |
Quantidade |
---|---|---|---|---|---|
4008 |
Marcopolo Viale |
Volvo B10M |
Equacional / Eletra |
1999 |
1 |
6000 a 6002 |
Busscar Urbanuss Pluss |
Mercedes-Benz O-500U |
WEG / Eletra |
2002-2003 |
3 |
6100 a 6109 |
CAIO Millennium 2 |
Multibus |
Equacional / Eletra |
2004-2005 |
10 |
Ônibus Movido a Hidrogênio |
Prefixos |
Carroceria/Modelo |
Chassi |
Motor/Tração |
Ano |
Quantidade |
---|---|---|---|---|---|
4011 |
Marcopolo Gran Viale |
Tutto |
Siemens/Elfa |
2006 |
1 |
Frota de Ônibus a Diesel |
Prefixos |
Carroceria/Modelo |
Chassi |
Ano |
Quantidade |
---|---|---|---|---|
5001 |
Busscar Urbanuss Pluss |
Scania L94 |
2001 |
1 |
5101 |
Marcopolo Viale |
Scania L94 |
2002 |
1 |
5200 a 5224/5300 a 5314/5400 a 5415 |
CAIO Millennium 2 |
Scania K270 |
2008-2012 |
56 |
5420 a 5439 |
CAIO Millennium 3 |
Scania K270 |
2012 |
20 |
7600 a 7601 |
CAIO Millennium 3 |
Scania K270 |
2011 |
2 |
7749 a 7757 |
Busscar Urbanuss Pluss |
Scania L94 |
1999 |
9 |
7901 a 7930 |
Busscar Urbanuss Pluss |
Mercedes-Benz O500M |
2006 |
30 |
8051 |
CAIO Millennium BRT |
Scania K310IA |
2014 |
1 |
8200 a 8210 |
CAIO Millennium 2 |
Mercedes-Benz O500UA |
2008/2010 |
11 |
8301 a 8330 |
CAIO Millennium BRT |
Mercedes-Benz O500UDA BlueTec 5 |
2013 |
30 |
Referências
↑ Metra - Sistema Metropolitano de Transportes
↑ http://blogpontodeonibus.wordpress.com/2011/05/29/metra-comemora-14-anos-de-operacao-no-corredor-abd/
↑ http://www.metra.com.br/
Ligações externas |
- Página oficial da Metra
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