Jackie Stewart

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Jackie Stewart | |
---|---|
![]() Jackie Stewart | |
Informações pessoais | |
Nome completo |
John Young Stewart |
Nacionalidade |
britânico |
Nascimento |
11 de junho de 1939 (79 anos) Milton, West Dunbartonshire ![]() |
Registros na Fórmula 1 | |
Temporadas |
1965-1973 |
GPs disputados |
99 |
Títulos |
3 (1969, 1971, 1973) |
Vitórias |
27 |
Pódios |
43 |
Pontos |
360 (359)1 |
Pole positions |
17 |
Primeiro GP |
GP da África do Sul de 1965 |
Último GP |
GP do Canadá de 1973 |
Registros nas 24 Horas de Le Mans | |
Edições |
1965 |
Equipes |
Owen Racing Organisation |
Vitórias em classe(s) |
0 (2º em 1965) |
John Young Stewart OBE,[1][2][3] conhecido como Jackie Stewart (Milton, West Dunbartonshire, 11 de junho de 1939) é um ex-automobilista britânico, nascido na Escócia. É tricampeão mundial de Fórmula 1 e considerado um dos maiores pilotos da história do esporte. Além disso, Stewart paralelamente correu nas 24 Horas de Le Mans de 1965, nas 500 Milhas de Indianápolis de 1966 e competiu na Can-Am em 1971 e em 1972.
Índice
1 Carreira
2 Resultados na Fórmula 1
2.1 Vitórias de Jackie Stewart na Fórmula 1
3 Outros resultados
3.1 500 Milhas de Indianápolis[4]
3.2 24 Horas de Le Mans[5]
3.3 12 Horas de Sebring
4 Referências
5 Ver também
6 Ligações externas
Carreira |
Stewart começou sua carreira na F1 competindo pela BRM de 1965 a 1967; depois foi para a estreante Matra, em 1968. No ano seguinte conquistou seu primeiro título mundial.
Em 1970, foi para a Tyrrell, onde conquistou mais dois títulos mundiais, em 1971 e em 1973.
Conquistou 27 vitórias na Fórmula 1. Esse era o melhor registro da categoria, até que em 1987, o francês Alain Prost venceu o Grande Prêmio de Portugal e ultrapassou a marca do escocês.
Foi um dos pilotos a exigir mais segurança na Fórmula 1. Tudo começou num gravíssimo acidente que ele sofreu em 1966 na pista belga de Spa-Francorchamps. Uma tempestade atingiu o circuito e deixou seco somente o grid de largada. Na rápida Masta Straight, a BRM de Stewart girou e caiu em uma vala, e ele ficou preso no carro com o macacão encharcado de gasolina, enquanto Graham Hill e Bondurant tentavam desaparafusar o volante para poderem retirar Stewart de dentro do monocoque avariado. A partir daí, disse que não correria na equipe se não tivesse segurança no seu carro. Foi ele que idealizou o capacete que cobre toda a cabeça do piloto e o macacão antichamas. A partir daí ele chegou a ser ridicularizado por aqueles que achavam que as competições deviam ser um esporte de riscos. Ficou, inclusive, conhecido como o homem vacilante.
Logo sete anos depois em 1973 durante os treinos de classificação no circuito de Watkins Glen disputando o Grande Prêmio dos Estados Unidos, um fato que levaria Jackie Stewart a abandonar a competição. Seu parceiro da Tyrrell na época, o piloto francês François Cevert sofreu um grave acidente, o carro do piloto escapou da pista, bateu no guard rail do lado direito e ricocheteou em direção ao guard rail do lado esquerdo, virando de rodas para o ar e se arrastando pela "lâmina" de metal por mais de cem metros, foi degolado e teve morte instantânea. Chocado com a morte de François Cevert, Jackie Stewart decidiu abandonar de forma definitiva a Fórmula 1.
O ex-Beatle George Harrison, amigo pessoal de Jackie compôs a canção "Faster" e dedicou-a a Jackie Stewart, Niki Lauda, Jody Schekter e restantes pilotos da Fórmula 1 da época. No entanto a canção serviu, essencialmente, para homenagear o piloto sueco Ronnie Petterson que morreu em pista.
Em 1997, fundou a sua equipe, a Stewart. Os melhores resultados da equipe foram a vitória de Johnny Herbert no Grande Prêmio da Europa, disputado no circuito de Nürburgring em 26 de setembro de 1999, e a pole conquistada por Rubens Barrichello no Grande Prêmio da França do mesmo ano. Nesse ano a equipe alcançou a melhor colocação no mundial de construtores: 4° lugar. No final de 1999, atolado em dívidas, ele vendeu a sua equipe para a Jaguar.
Até hoje, Jackie Stewart é lembrado pelas suas conquistas na Fórmula 1.
Resultados na Fórmula 1 |
(Legenda) (Corridas em negrito indica pole position e corridas em itálico indica volta mais rápida)
Ano |
Equipe |
Chassis |
Motor |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
Pontos |
Posição |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1973 |
Elf Team Tyrrell |
Tyrrell 005 |
Ford Cosworth V8 |
ARG 3º G |
BRA 2º G |
71 |
1º |
|||||||||||||
Tyrrell 006 |
RSA 1º G |
ESP Ret G |
BEL 1º G |
MON 1º G |
SWE 5º G |
FRA 4º G |
GBR 10º G |
NED 1º G |
GER 1º G |
AUT 2º G |
ITA 4º G |
CAN 5º G |
EUA DNS G |
|||||||
1972 |
Elf Team Tyrrell |
Tyrrell 003 |
Ford Cosworth V8 |
ARG 1º G |
RSA Ret G |
ESP Ret G |
FRA 1º G |
GBR 2º G |
GER 11º G |
45 |
2º |
|||||||||
Tyrrell 004 |
MON 4º G |
|||||||||||||||||||
Tyrrell 005 |
AUT 7º G |
ITA Ret G |
CAN 1º G |
EUA 1º G |
||||||||||||||||
1971 |
Elf Team Tyrrell |
Tyrrell 001 |
Ford Cosworth V8 |
RSA 2º G |
62 |
1º |
||||||||||||||
Tyrrell 003 |
ESP 1º G |
MON 1º G |
NED 11º G |
FRA 1º G |
GBR 1º G |
GER 1º G |
AUT Ret G |
ITA Ret G |
CAN 1º G |
EUA 5º G |
||||||||||
1970 |
Tyrrell Racing Organisation |
March 701 |
Ford Cosworth V8 |
RSA 3º D |
ESP 1º D |
MON Ret D |
BEL Ret D |
NED 2º D |
FRA 9º D |
GBR Ret D |
GER Ret D |
AUT Ret D |
ITA 2º D |
25 |
5º |
|||||
Tyrrell 001 |
CAN Ret D |
EUA Ret D |
MEX Ret D |
|||||||||||||||||
1969 |
Matra International |
Matra MS10 |
Ford Cosworth V8 |
RSA 1º D |
ESP 1º D |
63 |
1º |
|||||||||||||
Matra MS80 |
MON Ret D |
NED 1º D |
FRA 1º D |
GBR 1º D |
GER 2º D |
ITA 1º D |
CAN Ret D |
EUA Ret D |
MEX 4º D |
|||||||||||
1968 |
Matra International |
Matra MS9 |
Ford Cosworth V8 |
RSA Ret D |
36 |
2º |
||||||||||||||
Matra MS10 |
BEL 4º D |
NED 1º D |
FRA 3º D |
GBR 6º D |
GER 1º D |
ITA Ret D |
CAN 6º D |
EUA 1º D |
MEX 7º D |
|||||||||||
1967 |
Owen Racing Organisation |
BRM P83 |
BRM H16 |
RSA Ret G |
NED Ret G |
BEL 2º G |
GBR Ret G |
ITA Ret G |
EUA Ret G |
MEX Ret G |
10 |
9º |
||||||||
BRM P115 |
GER Ret G |
CAN Ret G |
||||||||||||||||||
BRM P261 |
BRM V8 |
MON Ret G |
FRA 3º G |
|||||||||||||||||
1966 |
Owen Racing Organisation |
BRM P261 |
BRM V8 |
MON 1º D |
BEL Ret D |
GBR Ret D |
NED 4º D |
GER 5º D |
14 |
7º |
||||||||||
BRM P83 |
BRM H16 |
ITA Ret D |
EUA Ret D |
MEX Ret D |
||||||||||||||||
1965 |
Owen Racing Organisation |
BRM P261 |
BRM V8 |
RSA 6º D |
MON 3º D |
BEL 2º D |
FRA 2º D |
GBR 5º D |
NED 2º D |
GER Ret D |
ITA 1º D |
EUA Ret D |
MEX Ret D |
331 (34) |
3º |
1 Nos descartes
Vitórias de Jackie Stewart na Fórmula 1 |
|
Outros resultados |
500 Milhas de Indianápolis[4] |
Ano |
N# |
Equipe |
Chassis |
Motor |
Largada |
Final |
Voltas |
Motivo |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1967 |
24 |
Mecom |
Lola |
Ford |
29º |
18º (DNF) |
168 |
Motor |
1966 |
43 |
Mecom |
Lola |
Ford |
11º |
6º (DNF) |
190 |
Pressão do óleo |
24 Horas de Le Mans[5] |
Ano |
Classe |
N# |
Equipe |
Co-Piloto |
Chassis |
Motor |
Largada |
Final |
Clas. Pos |
Voltas |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1965 |
P 2.0 |
31 |
![]() |
![]() |
Rover-BRM |
Rover 2.0L Turbina |
40ª |
10º |
2º |
284 |
12 Horas de Sebring |
Ano |
Equipe |
Veículo |
Co-piloto |
Posição |
Nota |
---|---|---|---|---|---|
1966 |
![]() |
Ford GT40 |
![]() |
DNF |
Válvula |
Referências
↑
«No. 56237». The London Gazette (invalid|supp=
(help)). 16 de junho de 2001
↑
«No. 45554». The London Gazette (invalid|supp=
(help)). 31 de dezembro de 1971
↑ «Honours in Scotland». Birthday Honours 2001. BBC. 15 de junho de 2001. Consultado em 14 de agosto de 2006
↑ Race & All-Time Stats - Race Results
↑ 24 Hours of Le Mans Race-Database.com
Ver também |
- Fórmula 1
- Lista de pilotos da Fórmula 1
- Tyrrell Racing
Ligações externas |
Jackie Stewart em International Motorsports Hall of Fame (em inglês) www.motorsportshalloffame.com
Jackie Stewart em Grand Prix History - Hall of Fame (em inglês) www.ddavid.com
Jackie Stewart statistics www.4mula1.ro
Jackie Stewart em StatsF1 (em inglês, em castelhano e em francês)
iCRi,WZC b,ze,46JUcwRXIa78DzVsLIRyDJcrK,x FeNL7Rzd1DB0MC