Cessna 172
Cessna 172 Skyhawk | |
---|---|
Cessna 172M do Aeroclube de Novo Hamburgo, no sul do Brasil | |
Descrição | |
Tipo / Missão | Avião de treinamento civil |
País de origem | Estados Unidos |
Fabricante | Cessna |
Desenvolvido de | Cessna 170 |
Desenvolvido em | Cessna 175 |
Primeiro voo em | 1956 (63 anos) |
Tripulação | 1 |
Passageiros | 3 |
Especificações (Modelo: C172R) | |
Dimensões | |
Comprimento | 8,28 m (27,2 ft) |
Envergadura | 11 m (36,1 ft) |
Altura | 2,72 m (8,92 ft) |
Área das asas | 16,2 m² (174 ft²) |
Alongamento | 7.5 |
Peso(s) | |
Peso vazio | 743 kg (1 640 lb) |
Peso máx. de decolagem | 1 110 kg (2 450 lb) |
Propulsão | |
Motor(es) | 1x Lycoming IO-360-L2A |
Potência (por motor) | 160 hp (119 kW) |
Performance | |
Velocidade máxima | 302 km/h (163 kn) |
Velocidade de cruzeiro | 222 km/h (120 kn) |
Alcance (MTOW) | 1 270 km (789 mi) |
Teto máximo | 4 120 m (13 500 ft) |
Razão de subida | 3.65 m/s |
Notas | |
Os dados apresentados são baseados no modelo C172R e podem variar de acordo com o modelo de comparação. Aviso | |
O Cessna 172 Skyhawk é uma aeronave de 4 lugares, monomotor, e asa alta. É a mais popular aeronave treinadora de voo no mundo. Os primeiros modelos produzidos foram entregues em 1957 e ainda está em produção em 2006; mais de 35 000 foram construídos. Os principais concorrentes do Skyhawk são o Piper Cherokee, o Beechcraft Musketeer e o Grumman Cheetah (nenhum em produção actualmente), e, mais recentemente, o Diamond Aircraft DA40
Índice
1 Descrição e Características de Voo
2 Serviço Americano
3 Operadores Militares
4 Conteúdo relacionado
5 Ver também
6 Ligações externas
Descrição e Características de Voo |
O Cessna 172 tem reputação de aeronave extemamente fácil de pilotar e robusta. Bastante estável, é apreciada para voo de lazer e viagem. Com baixa carga alar (peso / área das asas) e asas de perfil convencional de alta sustentação, pode operar em pistas curtas e mal preparadas (saibro, cascalho, grama, etc).
Os flaps são do tipo slotted (fenda), e defletem em ângulo de até 40 graus. A atuação dos mesmos é elétrica, com motor instalado na asa direita comandado através de switch no painel.
As asas são do tipo alta semi-cantilever e o trem de pouso é do tipo triciclo, fixo, com amortecedores do tipo lâmina no trem principal e hidráulico no trem do nariz e rodas carenadas.
O design do Cessna 172 transpira simplicidade e praticidade. O alarme de perda de sustentação, que em outras aeronaves é um dispositivo elétrico, neste Cessna é um mecanismo aerodinâmico, um apito no bordo de ataque accionado pela sucção do ar para fora da asa, sucção esta causada pela depressão barometrica no bordo de ataque da asa acontecimento característico da perda de sustentação. As asas altas, por sua vez, abrigam os tanques de combustível. Isto permite a alimentação do motor por gravidade, sem a necessidade de uma bomba de combustível adicional (boost pump ou auxiliary pump) elétrica. Os amortecedores também mostram a simplicidade do design da Cessna. Do tipo lâmina de aço, os amortecedores do trem de pouso principal não possuem nenhum mecanismo hidráulico como em outras aeronaves da mesma categoria, como os monomotores de asa baixa da Piper Aircraft.
Serviço Americano |
A Patrulha de Fronteira Norte Americana opera uma frota que consiste em alguns C-172. Eles são utilizados para patrulha aérea ao longo da fronteira com o México.
Operadores Militares |
- Angola, Bolívia, Chile, Colômbia, República Dominicana, Equador, El Salvador, Grécia, Guatemala, Honduras, Indonésia, Irlanda, Libéria, Nicarágua, Paquistão, Panamá, Peru, Filipinas, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Tailândia, Trinidad e Tobago, Turquia, Estados Unidos (Força Aérea, Exército).
Conteúdo relacionado |
Aeronaves da mesma "família":
- C-152
- C-170
- C-177
- C-182
Ver também |
- Cessna 182
- Cessna 400
- Aeronaves Similares
- Beechcraft Musketeer
- Piper Cherokee
- Grumman Cheetah
- Diamond DA40 Star
Ligações externas |
Airliners.net - Cessna 172 Skyhawk (em inglês)
Página da Cessna Aircraft (em inglês)