BR-285
BR-285 | |
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Tipo | Rodovia Transversal |
Extensão | 674,5 km |
Extremos • leste: • oeste: | BR-101 em Araranguá (SC) Ponte da Integração em São Borja (RS) |
Interseções | BR-116 em Vacaria BR-470 em Lagoa Vermelha BR-153 em Passo Fundo BR-386 em Carazinho BR-158 em Panambi BR-472 e BR-287 em São Borja. |
Concessionária | Rodosul, COVIPLAN |
Lista de rodovias do Brasil |
A BR-285 é uma rodovia transversal brasileira que inicia em Araranguá, Santa Catarina, atravessa a serra e o planalto gaúchos, com extensão de aproximadamente 674,5 km, passando por cidades como Vacaria, Lagoa Vermelha, Gentil, Água Santa, Passo Fundo, Carazinho, Ijuí e São Luiz Gonzaga, e termina em São Borja, Rio Grande do Sul, na fronteira com a Argentina.
Durante o veraneio, a BR-285 recebe grande fluxo de veículos de passeio provindos da Argentina, em sentido do Litoral Gaúcho e Catarinense. O trajeto é feito entre São Borja (divisa com a Argentina) até Vacaria. De lá, o motorista pode seguir para as praias gaúchas, descendo para Caxias do Sul e tomando a Rota do Sol (BR-453) até Terra de Areia. Outro caminho é subir até Lages, no estado de Santa Catarina, e seguir então direto para Florianópolis. O trajeto entre Vacaria e Araranguá, além de ser realizado em trecho de serra e com baixa infra-estrutura viária, ainda tem um trecho não-asfaltado entre as cidades de São José dos Ausentes e Timbé do Sul, o que torna este trecho pouco trafegado.
Foi construída pelo 3º Batalhão Rodoviário e funcionários públicos federais, contratados na época, com início no município de Vacaria-RS, cujo marco do quilometro "zero" foi implantado naquele município, sendo posteriormente alterado, quando a mesma foi ampliada até o município de Araranguá-SC.
Em 2012 começaram as obras de pavimentação para o trecho que vai desde São José dos Ausentes até o limite estadual.[1] O seguinte trecho de 22,8 quilômetros, já dentro de Santa Catarina, tem atrasado o início das obras, o que gerou protestos de várias associações de empresários da região.[2]
Índice
1 Percurso
1.1 Santa Catarina
1.2 Rio Grande do Sul
2 Pedágios
3 Obras de pavimentação e projeto de duplicação
4 Referências
5 Ligações externas
Percurso |
Serve, dentre outras, às seguintes cidades:
Santa Catarina |
- Araranguá
- Ermo
- Turvo
- Timbé do Sul
Rio Grande do Sul |
- São José dos Ausentes
- Bom Jesus
- Monte Alegre dos Campos
- Vacaria
- Muitos Capões
- Lagoa Vermelha
- Caseiros
- Ciríaco
- Gentil
- Água Santa
- Mato Castelhano
- Passo Fundo
- Santo Antônio do Planalto
- Carazinho
- Não-Me-Toque
- Colorado
- Saldanha Marinho
- Santa Bárbara do Sul
- Panambi
- Bozano
- Ijuí
- Coronel Barros
- Entre-Ijuís
- Vitória das Missões
- São Luiz Gonzaga
- Caibaté
- Bossoroca
- Santo Antônio das Missões
- São Borja
Pedágios |
Existiam dois trechos da BR-285 que foram concessionados a empresas privadas: 66 quilômetros entre Vacaria e Lagoa Vermelha e 120 quilômetros entre Passo Fundo e Panambi. Atualmente as concessões foram revogadas e não há mais cobrança de pedágio na rodovia.
Obras de pavimentação e projeto de duplicação |
Em agosto de 2010 foram inauguradas as obras de pavimentação entre as cidades de Vacaria e São José dos Ausentes, o que teve um impacto econômico positivo na região e aumentou num 20% a ocupação das pousadas desta última cidade.[3] Em agosto de 2012 se retomam as obras entre São José dos Ausentes e o limite com o estado de Santa Catarina. Do lado catarinense, os 22,8 quilômetros restantes seguem sendo de terra e as obras se encontram atualmente paralisadas.[4] Devido a que é uma das rodovias mais transitadas da região, principalmente por caminhões que transladam suas mercadorias para Argentina e outros países do Mercosul, alguns municípios propõem a necessidade de construir uma freeway nos pontos mais críticos da BR-285 que melhorariam o fluxo veicular e diminuiria a quantidade de acidentes.[5][6]
Referências
↑ Aldoir Santos, Fátima (21 de agosto de 2012). «Obras da BR 285 em Ausentes serão retomadas nos próximos dias» (em portugués). Consultado em 26 de outubro de 2012 !CS1 manut: Língua não reconhecida (link)
↑ Carvalho, Karol (30 de julho de 2012). «Obras na BR-285 continuam apenas no papel» (em portugués). Consultado em 26 de outubro de 2012 !CS1 manut: Língua não reconhecida (link)
↑ Franzosi, Vanessa (19 de agosto de 2010). «Asfalto chega em São José dos Ausentes e já aumenta 20% a ocupação nas pousadas» (em portugués). Consultado em 27 de outubro de 2012 !CS1 manut: Língua não reconhecida (link)
↑ Carvalho, Karol (30 de julho de 2012). «Obras na BR-285 continuam apenas no papel» (em portugués). Consultado em 27 de outubro de 2012 !CS1 manut: Língua não reconhecida (link)
↑ Diário da Manhã (23 de dezembro de 2011). «Duplicação entre Passo Fundo e Carazinho é prioridade» (em portugués). Consultado em 27 de outubro de 2012 !CS1 manut: Língua não reconhecida (link)
↑ Diario da Manhã (17 de setembro de 2012). «Primeiros passos rumo a duplicação» (em portugués). Consultado em 27 de outubro de 2012 !CS1 manut: Língua não reconhecida (link)
Ligações externas |
Informações detalhadas sobre o Sistema Nacional de Viação (em português) no Visualizador de Informações Geográficas do DNIT
- Obra de Implantação do novo traçado e Pavimentação da rodovia BR-285/RS