Cavalleria Rusticana
Cavalleria rusticana | |
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Cavalheirismo Rústico | |
Idioma original | Italiano |
Compositor | Pietro Mascagni |
Libretista | Giovanni Targioni |
Tipo do enredo | Dramático |
Número de atos | 1 |
Número de cenas | Cena única |
Ano de estreia | 1890 |
Local de estreia | Teatro Costanzi, Roma |
Cavalleria rusticana (em português Cavalheirismo rústico) é uma ópera em um ato único de Pietro Mascagni, estreada em 17 de maio de 1890 no Teatro Costanzi, em Roma. É dividida em duas partes, separadas por um intermezzo, mas se apresentam em cena contínua. Cavalleria rusticana é considerada uma das primeiras composições do realismo operístico italiano, ou verismo.
O libreto é de Giovanni Targioni-Tozzetti e de Guido Menasci, extraído da novela homónima de Giovanni Verga.
Índice
1 Papéis
2 Sinopse
2.1 Ato Único
3 Passagens musicais famosas
Papéis |
Santuzza, soprano dramático ou mezzosoprano; pobre camponesa
Turiddu, tenor; aldeão, recém chegado do exército
Lucia, contralto ou mezzosoprano dramático; mãe de Turiddu
Alfio, barítono; carreteiro
Lola, mezzosoprano; esposa de Alfio
Sinopse |
Ato Único |
É Domingo de Páscoa num povoado da Sicília. O povoado está reunido na igreja próxima à taverna de Mamma Lucia. Santuzza pergunta a respeito de seu prometido, o soldado Turiddu (hipocorístico siciliano de Salvatore), filho de Mamma Lucia, e ela responde que foi comprar vinho. Chega Alfio, marido de Lola, e solicita uma taça de vinho a Santuzza, e ela lhe responde que Turiddu foi buscar. Alfio não entende, porque viu Turiddu próximo de sua casa.
Tem início à procissão de Páscoa, e todos entram na igreja. Somente Mamma Lucia e Santuzza permanecem fora. Santuzza revela seu sofrimento a Lucia, por saber que Turiddu amava Lola antes de entrar para o exército. Ao voltar, Lola já tinha se casado com Alfio e Santuzza teria sido apenas uma substituta. Lola, desde então, tem se dedicado a seduzir Turiddu.
Chega Turiddu, e Santuzza suplica a ele que não a abandone. Mas Turiddu não faz conta e Santuzza conta a Alfio sobre suas suspeitas. Alfio, furioso, jura vingança.
Sai o povo da igreja, terminada a missa. Vão, então, à taverna de Mamma Lucia comemorar. Turiddu é encarregado de servir aos demais. Alfio aparece, e recusa o vinho de Turiddu, insinuando a traição, ao dizer que seu copo estaria envenenado. Turiddu, então, o desafia a um duelo - pelo gesto scicillano -, desferindo-lhe uma mordida no lóbulo da orelha.
Antes de enfrentar Alfio, já pressentindo o desfecho, Turiddu roga a Mamma Lucia que cuide de Santuzza. Tem início o duelo. Pouco depois, aparece uma mulher em desespero, avisando Mamma Lucia de que seu filho Turiddu foi morto no duelo.
Passagens musicais famosas |
As passagens mais conhecidas desta ópera são a Abertura Sinfônica e o Intermezzo, que são peças conhecidas do público geral, tendo sido usadas como parte da trilha sonora do capitulo final da aclamada trilogia O Poderoso Chefão: Parte III; presente também na trilha de Touro Indomável[1], de Scosese, e em novelas como Sangue do Meu Sangue (SBT, 1995) e Terra Nostra (Rede Globo, 1999). Também são famosas as seguintes árias:
- "O Lola" (ária de Turiddu, cena inicial - parte da Abertura)
- "Il Cavallo Scalpita" (ária de Alfio, primeiro ato)
- "Regina Cælli Lætare/Ineggiamo al Signor" (Coro da Procissão, primeiro ato)
- "Voi lo sapete, o mamma" (ária de Santuzza, primeiro ato)
- "Ah! lo vedi, che hai tu detto?" (Dueto: Turiddu e Santuzza, primeiro ato)
- "Ad essi non perdono" (Ária de Alfio, primeiro ato)
- "Viva il vino spumeggiante" (Ária de Turiddu, segundo ato)
- "Addio alla madre" (Ária de Turiddu, segundo ato)
↑ «Raging Bull». Wikipédia, a enciclopédia livre. 6 de abril de 2016