Dark Horse Comics
Dark Horse Comics | |
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Tipo | Editora |
Fundação | 1986 |
Fundador(es) | Mike Richardson |
Sede | Milwaukie, Oregon, EUA |
Pessoas-chave | Mike Richardson |
Produtos | Quadrinhos, Livros e Filmes |
Website oficial | http://www.darkhorse.com/ |
Dark Horse Comics é uma editora de quadrinhos norte-americana, sendo considerada uma das maiores do mercado "independente" que se opõe às majoritárias DC Comics e Marvel Comics. Foi fundada em 1986 por Mike Richardson, [1] e é sediada em Milwaukie, Oregon. Seu logo é uma peça preta de xadrez, o cavaleiro, moldada no formato da cabeça de um cavalo.
Os personagens mais conhecidos da Dark Horse Comics são: Hellboy, The Mask, Ghost e Abe Sapien.
Índice
1 História
1.1 Origem
2 Títulos publicados pela Dark Hors
2.1 Personagens licenciado
2.2 Séries originais
2.3 Mangá
3 Referências
4 Ligações externas
História |
Origem |
Em 1980, Mike Richardson abriu a Pegasus, uma livraria especializada em quadrinhos, lá no Oregon. Com o que arrecadou, decidiu seis anos depois, montar uma pequena editora. Convidou o amigo Randy Stradley e em 1986, nascia a Dark Horse Comics. Já são 30 anos desde então, e numa homenagem destacaremos o que a editora nos ofereceu durante as três décadas.
A primeira publicação foi uma a Dark Horse Presents, uma revista que reunia diversas narrativas em preto e branco. Segue Boris The Bear, uma série sobre um urso antropomórfico que parodiava os quadrinhos mais sérios da época, na mesma direção das célebres Tartarugas Ninjas de Peter Laird e Kevin Eastman. Richardson e David Jackson estavam a frente do título. Em 1987 o criador do Boris the bear tirou da Dark Horse seu personagem por um desencontro com o dono da editora, mas a editorial já tinha passado a marcha com um certo êxito, devido a série do Concrete de Paul Chadwick nas páginas de Dark Horse Presents. Pouco a pouco foi reunindo títulos a seu catálogo como The American, de Mark Verheiden. E foi esse roteirista que foi encarregado de escrever a primeira minissérie sob a licença que Richardson e Stradley adquiriram em 1988. Nada menos que os Aliens da 20th Century Fox.
O bom resultado desta continuação do filme de James Cameron criou uma boa reputação para com os estúdios de Hollywood, que vieram acreditando nessa pequena e independente, a ideal para receber a licença de quadrinhos de sci-fi, ação e terror. A Dark Horse foi fazendo seu nome no panorama do comic independente dos Estados Unidos, um lugar onde os autores se achavam confortáveis realizando projetos livre e com resultados econômicos satisfatórios.
E no início dos anos 1990, a Dark Horse se tornou uma peça realmente importante no mosaico dos quadrinhos norte-americanos. Tudo ocorreu quando grandes nomes do meio se animaram a realizar seus próprios projetos fora das duas Majors, que retinham s direitos de suas criações.
Assim, John Byrne, Frank Miller, Howard Chaykin, Mike Mignola, Arthur Adams e Dave Gibbons decidiram seguir os mesmos passos de outra geração de artistas que fundaram a Image, mas se amparando na Dark Horse. A diferença fundamental que notaríamos, era que seus quadrinhos tinham muito mais qualidade do que os realizados por Todd McFarlane, Rob Liefeld, Jim Lee e Erik Larsen.
O êxito de Sin City e Hellboy animou outros autores a procurarem a Dark Horse, após o colapso de outras editoras independentes, Mike Baron e Steve Rude, Stan Sakai, Matt Wagner, Wendy e Richard Pini, entre outros trouxeram suas séries prestigiosas, somando a lista de quadrinhos que a editora oferecia nos stands do país.
Em tempo, a editora não descuidou do tema das licenças cinematográficas que já tinham, e trouxeram Star Wars, que a Marvel deixou escapar provavelmente ao decidir que não aquele filão não era tão rentável quanto no final dos anos 1970 e início dos 80. Randy Stradley trabalhou na Marvel no selo Star Wars, e foi uma mão na roda, pois a aposta garantiu uma nova linha de quadrinhos que ampliou o universo de George Lucas. Contava com autores de prestígio e profissionais sólidos, saindo da inércia do título e prezando a qualidade dos conteúdos. A aceitação foi espetacular e com a retomada da série no cinema, chamou mais ainda a atenção do público leitor.
Com algumas criações publicadas pela Dark Horse chegando ao cinema e à televisão, como O Máscara, 300, Sin City, Big Guy and Rusty the boy robot,Timecop, Barb Wire, Tank Girl e Mystery Men, foi crescente o reconhecimento da editora, àquela altura já não mais vista como pequena. E, com o merchandising associado a seus títulos, Richardson e Stradley conseguiram os direitos de publicação nos EUA de muitos manga japoneses e coreanos, convertendo a editora em referência neste setor.
Títulos publicados pela Dark Hors |
Personagens licenciado |
- Alien
- Buffy the Vampire Slayer
- Digimon
- Dirty Pair
- Shrek
- Solar
- The Hire
- Magnus, Robot Fighter
- Mass Effect
- Predator
- The Shadow
- The Terminator
- RoboCop
- Groo - O Errante
Séries originais |
- Barb Wire
- Ghost
- Concret
- The Goon
- Grendel
- Hellboy
- The Mask
- Usagi Yojimbo
- Os 300 de Esparta
- Sin City
- The Umbrella Academy
- Avatar: Korra turf war
Mangá |
- 3x3 Eyes
- Akira
- Appleseed
- Astro Boy
- Berserk
- Blade of the Immortal
- Bubblegum Crisis
- Ghost in the Shell
- Gunsmith Cats
- Hellsing
- Intron Depot
- Megatokyo
- Oh My Goddess!
- Shadow Star
- The Ring
- Trigun
- You're Under Arrest
Referências
↑ Dark Horse: da glória para um futuro incerto
Ligações externas |
Sítio oficial (em inglês)