Estação Ferroviária de Porto-Boavista
Porto-Boavista | |
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Inauguração | 1 de Outubro de 1875 |
Linha(s) | L.ª Guimarães (PK 0,000) L.ª Póvoa (PK 0,000) |
Coordenadas | 41° 09′ 32,6″ N, 8° 37′ 45,78″ O |
Concelho | Porto |
Serviços Ferroviários | Abatida ao serviço Horários em tempo real |
A Estação Ferroviária de Porto-Boavista, mais conhecida por Boavista, e originalmente denominada de Porto, foi uma interface ferroviária das Linhas de Guimarães e do Porto à Póvoa e Famalicão, que servia a cidade do Porto, em Portugal. Entrou ao serviço em 1 de Outubro de 1875[1], tendo sido a primeira estação ferroviária no Porto.[2]
Índice
1 História
1.1 Planeamento, construção e inauguração
1.2 Declínio
2 Ver também
3 Referências
4 Bibliografia
5 Ligações externas
História |
Planeamento, construção e inauguração |
Em 1873, foi autorizada a construção de uma linha férrea de 0,90 cm entre o Porto e a Póvoa de Varzim, devendo a estação do Porto ser situado na Boa Vista, uma zona que nessa altura era considerada fora da cidade do Porto, e portanto pouco adequada para o terminal de uma linha de carácter suburbano.[3]
O primeiro troço da Linha da Póvoa, desde a Boavista até à Póvoa de Varzim, entrou ao serviço em 1 de Outubro de 1875, pela Companhia do Caminho de Ferro do Porto à Póvoa e Famalicão.[4] Esta foi a primeira linha de via estreita no país, tendo a estação da Boavista sido a primeira gare ferroviária na cidade do Porto.[2]
Em 1909, a Companhia foi autorizada a duplicar a via entre a Boavista e a Senhora da Hora.[5]
Em 14 de Janeiro de 1927, foi formada a Companhia dos Caminhos de Ferro do Norte de Portugal, a partir da fusão da Companhia da Póvoa com a Companhia do Caminho de Ferro de Guimarães.[6]
Em 1930, a via férrea foi adaptada para bitola métrica pela Companhia dos Caminhos de Ferro do Norte de Portugal.[2]
Declínio |
Apesar de ser uma das principais estações no Porto, a Boavista encontrava-se demasiado longe do centro da cidade em si; para resolver este problema, planeou-se a construção de uma nova interface na zona da Trindade, no coração da cidade.[7]
Assim, em Janeiro de 1933, já se encontrava em construção o ramal de acesso à futura estação da Trindade, que se iniciava na bifurcação da Boavista, e a via entre a Boavista e a Senhora da Hora já tinha sido duplicada, de forma a conter o tráfego neste troço.[8] Em 30 de Outubro de 1938, foi inaugurada a Estação Ferroviária de Porto-Trindade, substituindo a Boavista.[4]
Mesmo após a abertura até à Trindade, a estação da Boavista continuou a ter serviços; com efeito, nos primeiros meses de serviço da nova estação, a grande maioria dos passageiros continuou a utilizar a Boavista, em protesto contra as novas tarifas introduzidas pela Companhia dos Caminhos de Ferro do Norte de Portugal.[9] Em 1939, a estação da Boavista era usada praticamente apenas por comboios de mercadorias, tendo os serviços de passageiros sido passados para o Apeadeiro de Avenida de França, a curta distância.[10]
Em 1947, a locomotiva experimental Lydya, a primeira locomotiva a gasóleo em Portugal, foi transportada da Linha do Tua até à estação da Boavista, onde foi depois abatida.[11]
Em 28 de Abril de 2001, foi encerrado o lanço da Linha da Póvoa entre a Trindade e a Senhora da Hora, para se iniciarem as obras de instalação do Metro do Porto no antigo canal da linha.[12]
Ver também |
- Comboios de Portugal
- Infraestruturas de Portugal
- Transporte ferroviário em Portugal
- História do transporte ferroviário em Portugal
Referências
↑ MARTINS et al, 1996:247
↑ abc REIS et al, 2006:28
↑ SOUSA, José Fernando de (1 de Julho de 1940). «As estações de Caminho de Ferro no Porto» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 52 (1261). p. 425-427. Consultado em 4 de Agosto de 2017
↑ ab «Troços de linhas férreas portuguesas abertas à exploração desde 1856, e a sua extensão» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 69 (1652). 16 de Outubro de 1956. p. 528-530. Consultado em 23 de Julho de 2013
↑ «Efemérides» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 51 (1229). 1 de Março de 1939. p. 158-159. Consultado em 2 de Julho de 2014
↑ TORRES, Carlos Manitto (16 de Março de 1958). «A evolução das linhas portuguesas e o seu significado ferroviário» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 71 (1686). p. 133-140. Consultado em 4 de Agosto de 2017
↑ «Na construção da nova estação da Companhia dos Caminhos de Ferro do Norte de Portugal vão ser empregados materiaes e mão de obra portugueses» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 46 (1083). 1 de Fevereiro de 1933. p. 81-84. Consultado em 12 de Outubro de 2010
↑ «Linhas Portuguêsas» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 46 (1082). 16 de Janeiro de 1933. p. 22. Consultado em 12 de Outubro de 2010
↑ «Transportes Colectivos no Porto» (PDF). 51 (1226). 16 de Janeiro de 1939. p. 69-71. Consultado em 2 de Julho de 2014
↑ «O que se fez em caminhos de ferro no ano de 1939» (PDF). Gazeta dos Caminhos de Ferro. 52 (1249). 1 de Janeiro de 1940. p. 35-40. Consultado em 26 de Março de 2014
↑ MARTINS et al, 1996:98
↑ SIZA, Rita (29 de Abril de 2001). «Fim de semana complicado na Estação de Senhora da Hora». Público. 12 (4058). Lisboa: Público - Comunicação Social, S. A. p. 54
Bibliografia |
MARTINS, João; BRION, Madalena; SOUSA, Miguel; et al. (1996). O Caminho de Ferro Revisitado: O Caminho de Ferro em Portugal de 1856 a 1996. Lisboa: Caminhos de Ferro Portugueses. 446 páginas !CS1 manut: Uso explícito de et al. (link) !CS1 manut: Nomes múltiplos: lista de autores (link)
REIS, Francisco; GOMES, Rosa; GOMES, Gilberto; et al. (2006). Os Caminhos de Ferro Portugueses 1856-2006. Lisboa: CP-Comboios de Portugal e Público-Comunicação Social S. A. 238 páginas. ISBN 989-619-078-X !CS1 manut: Uso explícito de et al. (link) !CS1 manut: Nomes múltiplos: lista de autores (link)
Ligações externas |
Galeria de fotografias da Estação da Boavista, no sítio electrónico Railfaneurope (em inglês)- Página sobre a Estação da Boavista, no sítio electrónico Wikimapia