Fibrina









Question book.svg

Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


A Fibrina (ou fator Ia) é uma proteína fibrosa envolvida na coagulação de sangramentos. Ela sofre polimerização de modo a, em ação conjunta à das plaquetas, formar uma camada que detém hemorragias.
A fibrina é formada a partir de uma cadeia de reações que culmina na ação da trombina sobre o fibrinogênio (fator I).



Papel em doenças |


A excessiva produção de fibrina, devida à ativação da cadeia de reações bioquímicas para a coagulação, predispõe a quadros de trombose, enquanto deficiências em sua produção causam tendência a hemorragias.
Doenças ou disfunções no fígado podem levar à diminuição na produção de fibrinogênio ou à produção de moléculas anormais deste. Também podem ocorrer anormalidades genéticas hereditárias do fibrinogênio (o gene é carregado no cromossomo 4) tais quais a afibrinogenemia e a hipofibrinogenemia.
Observação: a fibrina é uma proteína presente no plasma na forma de fibrinogênio. O plasma sem o fibrinogênio forma o Soro.



Referências








Popular posts from this blog

Bressuire

Cabo Verde

Gyllenstierna