Queimada!


















































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Queimada

Queimada! (PRT/BRA)

 Itália
1969 •  cor •  112 min 
Direção

Gillo Pontecorvo
Produção

Alberto Grimaldi
Roteiro
Franco Solinas
Giorgio Arlorio
Elenco

Marlon Brando
Renato Salvatori
Género

drama de guerra
Música

Ennio Morricone

Direção de fotografia
Marcelo Gatti
Giuseppe Ruzzolini
Figurino
Marilu Carteny
Edição
Mario Morra
Distribuição

United Artists
Lançamento
21 de dezembro de 1969
Idioma

italiano
português
inglês

Página no IMDb (em inglês)

Queimada![1][2] é um filme italiano de 1969 do gênero aventura histórica dirigido por Gillo Pontecorvo, também diretor de A Batalha de Argel. Rodado em inglês, foi lançado com dublagem em português.[3] O filme não se apega ao rigor factual, lançando mão de figuras narrativas que enfatizam a crítica política e social.


A ação decorre num ilha ficcional nas Caraíbas, que pertenceria a Espanha (no filme fala Portugal, pois a Espanha passava por um regime militar e o diretor tinha medo de o filme ser censurado). O enredo é baseado, parcialmente, na história do Haiti. O guião original referia-se a uma ilha espanhola, e isso pode ser comprovado pelo fato de grande parte dos personagens manterem os seus nomes espanhóis, como José Dolores em vez do correto José das Dores. Assim sendo, o filme pode ser apontado como um exemplo de estereotipização étnica e linguística relativamente a Portugal.


Existiu na vida real um soldado estadunidense chamado William Walker, que no período de 1856-1857 chegou a ser presidente da Nicarágua (financiado pelo magnata Cornelius Vanderbilt).


Devido as ligações político ideológicas do diretor(com o comunismo)o filme Queimada é um retrato bastante claro de como é possivel produzir um "líder popular nato" e conduzir seus intimos impulsos para o bem comum do povo na direção dos interesses de um poder estrangeiro qualquer. A técnica básica é desenvolvida com perguntas(do agente, Walker) e respostas(do escolhido, José Dolores). Esta técnica é bem conhecida da filosofia Socrática e é chamada de "Maiêutica". Basicamente ela é fundamentada em diálogos despretenciosos, de Walker, mas instigantes no sentido de produzir ao escolhido, José Dolores, emoções e impulsos de iniciativa, em geral revolucionária. O filme Queimada é em seu todo um manual audio visual de como é feita uma doutrinação ideológica(útil a qualquer tendência) e demonstra o que se pode obter em termos de condução de massas populares na direção de interesses estrangeiros numa nação pobre com povo inculto. Embora o filme tenha sido ambientado no século XIX ele se encaixa completamente no contexto da Guerra Fria do século XX.



Enredo |



Gtk-paste.svgAviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Marlon Brando interpreta o agente inglês Walker, enviado ao Novo Mundo para pregar a revolução nas colônias da Espanha e Portugal, oferecendo aos nativos e escravos o apoio financeiro da Inglaterra. Ele vai para a Ilha de Queimada, um importante produtor de cana-de-açúcar, onde ocorre uma tentativa de rebelião dos escravos negros. Seu intuito é contatar o líder e oferecer o apoio inglês. Mas chega tarde, quando o referido líder já havia sido preso e executado. Mas, ao desembarcar no porto, ele havia conhecido um jovem negro chamado José Dolores. Um educado carregador de malas no porto. Walker reconhece nele qualidades potenciais de um lider que poderia substituir o falecido. Resolve ficar e passa a incutir as idéias libertárias(através da Maiêutica Socrática) no inocente, inculto, mas destemido José Dolores, até que, juntos, conseguem organizar uma grande rebelião. A rebelião é vitoriosa mas a falta de cultura e contatos de José Dolores, agora no poder, conduz a paralisação da máquina administrativa e econômica da ilha. Então José Dolores entrega o poder para a burguesia da ilha,representada pelo "indeciso" Teddy Sanchez, em um "grande acordo". Walker é então novamente contratado, da Grã-Bretanha, pelos burgueses da ilha, para vir comandar a repressão a Dolores, que comanda a ilha. De posse da superior tecnologia militar inglesa, e com a ajuda providencial de tropas britânicas, Walker dizima e aniquila, um a um, os combatentes inclusive Dolores. Após o término de sua missão, ao partir para casa, no porto, Walker ouve um rapaz com a voz parecida com a de José Dolores, humildemente, se propor a carregar suas malas ("Your bag, Señor?"). A lembrança do antigo José Dolores lhe faz voltar, ingenuamente, ao passado e ele sorri. Desta vez, porem, não se trata de um educado e simples carregador de malas mas um simples ladrão que apunhala Walker mortalmente e rouba suas malas.



Elenco |




  • Marlon Brando como Sir William Walker

  • Evaristo Márquez como Jose Dolores

  • Norman Hill como Shelton


  • Renato Salvatori como Teddy Sanchez


  • Dana Ghia como Francesca

  • Joseph P. Pessaud como Juanito






Portal
A Wikipédia tem os portais:

  • Cinema

  • Itália

  • França

  • América Central

  • Portugal




Referências




  1. Queimada! no CinePlayers (Brasil)


  2. Queimada! (em português) no CineCartaz (Portugal)


  3. UOL Cinema-Rubens Ewald Filho





Ícone de esboço
Este artigo sobre um filme do cinema italiano é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.







Popular posts from this blog

Bressuire

Cabo Verde

Gyllenstierna