Charles Gounod







































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Charles Gounod


Charles Gounod ca. 1887.
Informação geral
Nome completo
Charles-François Gounod
Nascimento

17 de junho de 1818
Origem

Paris
País
França
Morte

18 de outubro de 1893, em Saint-Cloud

Gênero(s)

Romantismo
Ocupação(ões)

Compositor, pianista, professor e maestro.

Charles Gounod (Paris, 17 de junho de 1818 – Saint-Cloud, 18 de outubro de 1893) foi um compositor francês famoso sobretudo por suas óperas e música religiosa.




Índice






  • 1 Biografia


  • 2 Obras


    • 2.1 Música instrumental


    • 2.2 Canções e hinos


    • 2.3 Música sacra


    • 2.4 Óperas




  • 3 Mídia: Petite symphonie


  • 4 Referências


  • 5 Ligações externas





Biografia |


Gounod era filho de um pintor e uma pianista. Muito jovem, entrou para o Conservatório de Paris, onde foi aluno de Jacques Fromental Halévy e Lesueur. Em 1839, compôs uma cantata (Ferdinand) e ganhou o Prix de Rome, um prêmio famoso para jovens compositores, que dava direito a uma bolsa de estudos na Itália.


Gounod foi para Roma, onde ficaria por três anos, e entrou em contato com a música polifônica do século XVI, em especial a música do compositor renascentista italiano, Giovanni Pierluigi da Palestrina.[1] Tomado por idéias místicas (que nunca o abandonaram completamente), ele pensou em entrar para o sacerdócio, e começou a compor música religiosa.


Terminados seus estudos na Itália, ele regressou à França, mas não sem antes passar por Viena, e assumiu o cargo de organista na Igreja das Missões Estrangeiras em Paris, que ocupou por três anos. Por volta dessa época, conheceu duas mulheres, que tiveram grande influência na sua vida: uma foi a cantora Pauline Viardot, que o introduziu ao mundo da ópera, e a outra foi Fanny Hensel, que apresentou a Gounod seu irmão, o célebre compositor Felix Mendelssohn. Através de Mendelssohn, Gounod entrou em contato com a música de Bach, então pouco conhecida.


A primeira ópera de Gounod, Sapho, estreou em 1851. Várias óperas se seguiram, mas as mais importantes são Fausto (1859), Mireille (1864), Roméo et Juliette (1867) - todas as três estão entre as mais populares do repertório operístico francês.


Em 1852, Gounod se tornou regente do Orphéon Choral Society, em Paris, para o qual ele escreveu várias peças de música coral, incluindo duas missas.[1]


Ao rebentar a Guerra Franco-Prussiana (1870), Gounod se refugiou na Inglaterra, onde permaneceu até 1875. Lá, ele adquiriu uma amante inglesa, Georgina Weldon, e sua música fez grande sucesso na Inglaterra vitoriana.


Nos últimos anos de vida, Gounod só compôs música religiosa.



Obras |





Manuscrito de Charles Gounod






Marcha fúnebre para uma marionete




Música instrumental |



  • 3 sinfonias

  • várias peças para piano


  • Marcha fúnebre para uma marionete (1872)



Canções e hinos |


  • Hino do Vaticano


Música sacra |





Ave Maria, composta sobre o Prelúdio em C Maior, do livro I de O Cravo Bem Temperado, de JS Bach





Peça religiosa nº 4




  • Mors et Vita (oratório)

  • Tobias (oratório)

  • Ave Maria

  • Pater Noster

  • Salmos

  • 50 peças religiosas (1880)

  • Missa del rego

  • Missa de Santa Cecília

  • Missa Joana d'Arc



Óperas |




Marcha da ópera A Rainha de Sabá, interpretada pela banda marcial da marinha dos EUA.




Serenata de Mefistófeles, da ópera Fausto. Interpretação de Feodor Chaliapin




  • serinpho (1851)


  • A Freira Sangrenta (La Nonne Sanglante) (1854)


  • O Médico à Força (Le Médecin Malgré Lui) (1858)


  • Fausto (1859)


  • Philémon et Baucis (1860)


  • A Rainha de Sabá (1862)


  • Mireille (1864)


  • Roméo et Juliette (1867)


  • Le Tribut de Zamora (1881)



Mídia: Petite symphonie |


Petite symphonie pour neuf instruments à vent (1885) - Interpretação do Quinteto de sopros Soni Ventorum.





I. Adagio, allegro




II: Andante cantabile




III: Scherzo (Allegro moderato)




IV: Finale (Allegretto)





Referências




  1. ab Charles Gounod. - Encyclopædia Britannica



Ligações externas |












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