Tudo por Brinquedo









Question book.svg

Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)








































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Tudo por Brinquedo
Informação geral
Formato

Duração
135 minutos
País de origem

 Brasil
Idioma original

Português
Produção
Apresentador(es)

Sérgio Mallandro
Mariane
Tema de abertura
Instrumental
Tema de encerramento
Instrumental
Exibição
Emissora de televisão original

CNT
Formato de exibição
(480i) SDTV
Formato de áudio

Mono
Transmissão original

20 de dezembro de 1993 – julho de 1995
N.º de temporadas
1
N.º de episódios
Vários
Cronologia
Programas relacionados

Sessão da Tarde

Tudo por Brinquedo foi um programa infantil, comandado por Sergio Mallandro e, posteriormente, pela apresentadora e cantora Mariane, na CNT, em meados dos anos 90. O programa estreou em 20 de dezembro de 1993, sob o comando do apresentador infantil Sergio Mallandro, que havia deixado a Rede Globo, após três anos de contrato. No ano seguinte, com o retorno de Sergio Mallandro ao SBT, emissora que o lançou, a atração passou a ser comandada, a partir de 21 de fevereiro de 1994, por Mariane Dombrova, mais conhecida pelo público infantil como Mariane, devido aos seus programas anteriormente apresentados no SBT. O programa ia ao ar sempre ao final da tarde, das 18h00 às 20h15. Mas durante um período, passou a ser reprisado na manhã seguinte. Em 1995, o programa passou para o horário das 16h45 às 18h15 até julho do mesmo ano, quando saiu definitivamente do ar.


Tudo por Brinquedo ganhou notoriedade na mídia, pois se tornou o programa líder de audiência de toda a grade da emissora em que era exibido, feito raro para um programa infantil e essa notícia foi registrada nos jornais. Na média geral de audiência, o programa só perdia para as novelas da Rede Globo e para o noticiário Aqui Agora, do SBT. A CNT, mesmo sendo uma emissora que completara um ano de existência, deixava para trás no Ibope outras TVs mais experientes, como a Band, a Record e a extinta Rede Manchete, o que dificilmente conseguia em outros horários. Não foi a primeira vez que Mariane incomodou a concorrência: entre 1989 e 1991, quando apresentava o seu programa matinal homônimo no SBT, ela conquistou o primeiro lugar no Ibope em várias ocasiões, tirando a liderança da "Rainha dos Baixinhos" e do seu Xou da Xuxa, fato até então inédito na televisão brasileira.


O infantil contava com brincadeiras, musicais e desenhos animados, entre eles os clássicos Bicudo, o Lobisomem, Thundarr, O Bárbaro e Pirata do Espaço. O elenco era formado por bambinas e também teve a participação de alguns personagens como o robô Albert, o Gazinho, Nhoque, Chucky, Senna e a Penélope Charmosa: um fusquinha que fez tanto sucesso que virou até um brinquedo, o "Fuscofrinho" (um cofre em formato de fusca), a sensação da garotada naquela época! Entre as atrações musicais, Mariane cantava seus antigos sucessos e novas músicas lançadas pela gravadora Paulinas Comep. Mariane viajava toda semana para gravar o programa em Curitiba, sede da emissora, e continuava fazendo shows para divulgar seu CD, além de rever os fãs. Mas, em março de 1995, a CNT anuncia que pretende mudar as gravações do programa para o Rio de Janeiro e, em meados do mesmo ano, ele deixa de ser transmitido pela TV Gazeta em São Paulo, então retransmissora da CNT, continuando a ser exibido normalmente para outros estados do Brasil.


O título do programa era uma paródia do Topa Tudo por Dinheiro, apresentado por Silvio Santos na mesma época e inicialmente chamado "Tudo por Dinheiro". De certa forma, o Tudo por Brinquedo era uma versão infantil do programa de auditório do SBT, já que o maior desejo de sua plateia-mirim era ser presenteada com os brinquedos oferecidos por Mariane. Lamentavelmente, o programa saiu do ar no final de julho de 1995, por decisão da direção da CNT, deixando os fãs chateados e inconformados. Aos poucos, a programação da CNT sofreu mais reformulações por segmentar sua programação sob um enfoque jornalístico na época. Mariane, então, transferiu-se para a Rede Record, onde apresentou, até março de 1996, o último de seus programas infantis: Tarde Criança.



Desenhos Animados |




  • Superamigos, antigamente na Rede Globo nos anos 80, anteriormente no SBT na estreia em 2000 e, atualmente, no Tooncast;

  • Sucessos de desenhos da MGM, como a Turma do Tom e Jerry e Droopy;


  • Don Dracula, atingamente na extinta Rede Manchete;

  • Sucessos da Hanna-Barbera, anteriormente no SBT e, atualmente, no Tooncast;


  • Danger Mouse;


  • Guerra das Galáxias, antigamente na extinta Rede Manchete;


  • Pirata do Espaço, antigamente na extinta Rede Manchete;





Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


  • Portal da televisão



Popular posts from this blog

Bressuire

Cabo Verde

Gyllenstierna