Curtiss Aeroplane and Motor Company
A Curtiss Aeroplane and Motor Company foi uma fabricante de aviões e motores Norte americana que abriu seu capital em 1916 tendo Glenn Hammond Curtiss como presidente. Durante as décadas de 1920 e 1930, ela foi a maior fabricante de aviões dos Estados Unidos. Depois que Curtiss saiu da empresa, ela se tornou a Curtiss-Wright Corporation.
Índice
1 Histórico
2 Produtos
2.1 Aviões
2.2 Outros tipos de aviões
2.3 Motores de aviões
2.4 Helicópteros
3 Ver também
4 Referências
5 Bibliografia
6 Ligações externas
Histórico |
Em 1907, Glenn Curtiss foi "recrutado" pelo cientista Dr. Alexander Graham Bell, para ser um dos membros fundadores da Aerial Experiment Association (AEA), com o objetivo de ser uma organização de pesquisa e desenvolvimento aeronáutico.[1] De acordo com Bell, ela era: "uma associação científica cooperativa, sem fins lucrativos, mas pelo amor à arte e fazer o que fosse possível para ajudar uns aos outros".[2]
Em 1909, a AFA foi abandonada[3] e Curtiss em 20 de março de 1909 criou a Herring-Curtiss Company com Augustus Moore Herring,[4] que em 1910 foi rebatizada como Curtiss Aeroplane Company.[5][6]
A Curtiss Aeroplane and Motor Company foi criada em 13 de janeiro de 1916 a partir da Curtiss Aeroplane Company de Hammondsport) e a Curtiss Motor Company de Bath, ambas de Nova Iorque. A Burgess Company de Marblehead, Massachusetts, tornou-se uma subsidiária em fevereiro de 1916.[7]
Em 5 de julho de 1929, a Curtiss Aeroplane and Motor Company se tornou parte da Curtiss-Wright Corporation, junto com 11 outras afiliadas. Um dos últimos projetos da Curtiss Aeroplane, foi o ambicioso Curtiss-Bleecker SX-5-1 Helicopter, um desenho que previa hélices localizadas no centro de cada um dos rotores que acionavam o rotor principal. O projeto, apesar de caro e bem executado, foi um completo fracasso.[8]
Produtos |
Aviões |
- Curtiss No. 1
- Curtiss No. 2
- Curtiss 18
- Curtiss Model 41 Lark
- Curtiss Model D
- Curtiss Model E
- Curtiss Model F
- Curtiss Model J
- Curtiss Model K
- Curtiss Model L
- Curtiss Model N
- Curtiss Model R
- Curtiss Model S
- Curtiss A-8
- Curtiss YA-10 Shrike
- Curtiss A-12 Shrike
- Curtiss XA-14
- Curtiss A-18 Shrike
- Curtiss AT-9
- Curtiss Autoplane
- Curtiss B-2 Condor
- Curtiss BF2C Goshawk
- Curtiss XBTC
- Curtiss XBT2C
- Curtiss C-1 Canada
- Curtiss C-46 Commando
- Curtiss CR
- Curtiss CS
- Curtiss CT
- Curtiss Carrier Pigeon
- Curtiss Cox Racer
- Curtiss Eagle
- Curtiss F6C Hawk
- Curtiss F7C Seahawk
- Curtiss F9C Sparrowhawk
- Curtiss F11C Goshawk
- Curtiss XF13C
- Curtiss XF14C
- Curtiss XF15C
- Curtiss Falcon
- Curtiss Fledgling
- Curtiss GS
- Curtiss H
- Curtiss HA
- Curtiss HS
- Curtiss JN-4
- Curtiss JN-6H
- Curtiss Kingbird
- Curtiss NC
- Curtiss XO-30
- Curtiss O-40 Raven
- Curtiss O-52 Owl
- Curtiss Oriole
- Curtiss P-1 Hawk
- Curtiss P-6 Hawk
- Curtiss XP-10
- Curtiss XP-18
- Curtiss XP-19
- Curtiss YP-20
- Curtiss XP-22 Hawk
- Curtiss XP-31 Swift
- Curtiss P-36 Hawk
Curtiss P-40 Warhawk
- Curtiss P-40 Warhawk variants
- Curtiss XP-46
- Curtiss XP-53
- Curtiss P-60
- Curtiss XP-62
- Curtiss XP-71
- Curtiss PN-1
- Curtiss R2C
- Curtiss R3C
- Curtiss Robin
- Curtiss SBC Helldiver
- Curtiss SB2C Helldiver
- Curtiss SOC Seagull
- Curtiss SO3C Seamew
- Curtiss XSB3C
- Curtiss SC Seahawk
- Curtiss T-32 Condor II
- Curtiss Tanager
- Curtiss Teal
- Curtiss Thrush
- Curtiss Twin JN
- Curtiss Wanamaker Triplane
Outros tipos de aviões |
- AEA June Bug
- Felixstowe F5L
- Naval Aircraft Factory TS
- Orenco D
- Pfitzner Flyer
Motores de aviões |
- Curtiss A-2 (engine)
- Curtiss OX-5
- Curtiss OXX
- Curtiss C-6
Curtiss D-12 (Curtiss V-1150)- Curtiss K-12
- Curtiss V-2
Curtiss V-1570 Conqueror
Curtiss H-1640 Chieftain
Curtiss R-600 Challenger- Curtiss R-1454
Helicópteros |
- Curtiss-Bleecker SX-5-1 Helicopter
Ver também |
- Curtiss-Wright
- Alfred V. Verville
- John Porte
Long Branch Aerodrome, Mississauga, Ontário foi sede da Curtiss Flying School entre 1915 e 1919.
Referências
↑ Casey 1981, pp. 4–5.
↑ Milberry 1979, p 13.
↑ Casey 1981, pp. 36–37.
↑ Gunston 1993, p. 87.
↑ Bell 2002, p. 87.
↑ Casey 1981, p. 37.
↑ Mondey and Taylor 2000, p. 197.
↑ "New Plane May Fly Straight Up In The Air." Popular Science, September 1930.
Bibliografia |
- Bell, Dana, ed. Directory of Airplanes, their Designers and Manufacturers. Washington, D.C.: Smithsonian Institution, 2002. ISBN 1-85367-490-7.
- Bowers, Peter M. Curtiss Aircraft 1907-1947. London: Putnam & Company Ltd., 1979. ISBN 0-370-10029-8.
- Casey, Louis S. Curtiss, The Hammondsport Era, 1907-1915. New York: Crown Publishers, 1981. ISBN 978-0-517543-26-9.
- Gunston, Bill. World Encyclopedia of Aircraft Manufacturers. Annapolis, Maryland: Naval Institute Press, 1993. ISBN 1-55750-939-5.
- Mondey, David, ed., revised and updated by Michael Taylor. The New Illustrated Encyclopedia of Aircraft. London: Greenwich Editions, 2000. ISBN 0-86288-268-0.
- Milberry, Larry. Aviation in Canada. Toronto, Ontario, Canada: McGraw-Hill Ryerson, 1979. ISBN 0-07-082778-8.
- Milberry, Larry. Aviation in Canada: The Pioneer Decades, Vol. 1. Toronto, Ontario, Canada: CANAV Books, 2008. ISBN 978-0-921022-19-0.
- Molson, Ken M. and Harold A. Taylor. Canadian Aircraft Since 1909. Stittsville, Ontario: Canada's Wings, Inc., 1982. ISBN 0-920002-11-0.
Sobel, Robert. The Age of Giant Corporations: A Microeconomic History of American Business, 1914–1970. Westport, Connecticut: Greenwood Press, 1972. ISBN 0-8371-6404-4.- Roseberry, C.R. Glenn Curtiss: Pioneer of Flight. Garden City, New York: Doubleday & Company, 1972. ISBN 0-8156-0264-2.
- Studer, Clara. Sky Storming Yankee: The Life of Glenn Curtiss. New York: Stackpole Sons, 1937.
Ligações externas |
- The Curtiss Company: U.S. Centennial of Flight Commemoration
- History of the Aerospace Industry in Buffalo, NY