Dornier Do 18









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Dornier Do 18




Avião










Dornier Do 18
Descrição
Tipo / Missão

Hidroavião de reconhecimento militar e transporte de cargas civil, com motores a pistão, bimotor monoplano
País de origem

 Alemanhasta
Fabricante

Dornier
Período de produção

1934-1939
Quantidade produzida
170
Primeiro voo em

15 de março de 1935 (83 anos)
Variantes

Civis

  • Do 18E

  • Do 18F

  • Do 18L


Militares



  • Do 18D

  • Do 18G

  • Do 18H

  • Do 18N



Tripulação
4
Especificações (Modelo: Do 18D-1)
Dimensões
Comprimento
19,23 m (63,1 ft)

Envergadura
23,70 m (77,8 ft)
Altura
5,32 m (17,5 ft)
Área das asas
98,0 m² (1 050 ft²)

Alongamento
5.7
Peso(s)
Peso vazio
6 680 kg (14 700 lb)
Peso máx. de decolagem
10 000 kg (22 000 lb)
Propulsão
Motor(es)
2 x motores a pistão opostos verticalmente a diesel de quatro cilindros Junkers 205C-4
Potência (por motor)
605 hp (451 kW)
Performance
Velocidade máxima
250 km/h (135 kn)
Velocidade de cruzeiro
190 km/h (103 kn)
Alcance (MTOW)
3 500 km (2 170 mi)
Teto máximo
4 350 m (14 300 ft)
Armamentos

Metralhadoras / Canhões
1 x metralhadora MG 15

Bombas
2 x bombas de 50 kg (110 lb)
Notas

Dados de: The Do 18...Dornier's Whale Calf[nota 1]
Aviso




O Dornier Do 18 foi um hidroavião desenvolvido pela Dornier. Entrou em serviço na Lufthansa em 1935.[1][2]




Índice






  • 1 História


    • 1.1 Recorde




  • 2 Notas


  • 3 Referências


  • 4 Bibliografia





História |


O primeiro avião a ser adaptado para o uso militar foi o Do 18D, tendo os modelos Do 18D-1 e Do 18D-2 começando a operar na Luftwaffe no mês de setembro de 1938. Este avião passou a ser utilizado pelos staffeln secundários, onde estes passaram a realizar patrulhas costeiras. Começou-se a utilizar uma versão mais potente no ano de 1939, o Do 18G-1, equipado com dois motores Jumo 205D de 880 HP e equipados com uma metralhadora MG131 de 13mm e um canhão MG151 de 20mm.[2]


Seis Staffeln utilizaram os Do 18 durante a Batalha da França, mas muitos deles foram enviados de volta para a Alemanha para fazer a conversão para Do 18H no mês de junho de 1940, onde foram transformados em aviões de treinamento e Do 18N-1 que foram utilizados para resgates.[2]


Durante o ano de 1940, um total de 49 Do 18Gs foram produzidos, sendo a sua produção encerrada no mês de setembro do mesmo ano, após menos de 100 unidades terem sido fabricadas, destes, 70 eram do modelo Do 18Gs.[2]


Duas unidades ainda continuavam a utilizar os Do 18 durante a Batalha da Grã-Bretanha para resgatar os pilotos que haviam caído na Canal da Mancha. Mais tarde 3 unidades voltaram ao serviço utilizando os Do 18 para missões de reconhecimento no Mar do Norte, onde voaram até o ano de 1942, quando foram substituídos em definitivo pelos modelos Blohm & Voss BV 138.[2]



Recorde |


Um modelo desta aeronave estabeleceu um recorde de voo sem escalas pelo oceano Atlântico, teve duração de 43 horas após percorrer 8 392 km (5 210 mi) em 27-29 de março de 1938 (80 anos), a aeronave um modelo Do 18D de prefixo D-ANHR decolou de Dartmouth, Devon Reino Unido e aterrissou na cidade de Caravelas no Estado da Bahia, Brasil.






O Do 18D de prefixo D-ANHR que estabeleceu o recorde em 1938.




Notas




  1. Air International, April 1980, p. 182.



Referências




  1. «Dornier Do 18». Luftwaffe 39-45. Consultado em 16 de janeiro de 2014 


  2. abcde Bishop 1998, p. 366



Bibliografia |




  • "The Do 18 ... Dornier's Whale Calf". Air International, April 1980, Vol.18 No 4. Bromley, UK:Fine Scroll. pp. 181–188.


  • Bishop, Chris (1998). The encyclopedia of weapons of World War II (em inglês). New York: Barnes & Noble Books. 544 páginas. ISBN 0-7607-1022-8  !CS1 manut: Língua não reconhecida (link)




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