Dornier Do 23
Dornier Do 23 | |
---|---|
Descrição | |
Tipo / Missão | Bombardeiro médio |
País de origem | Alemanha |
Fabricante | Dornier-Werke GmbH |
Quantidade produzida | 282 |
Desenvolvido de | Dornier Do 13 |
Primeiro voo em | 1934 |
Tripulação | 4 |
Especificações | |
Dimensões | |
Comprimento | 18,80 m (61,7 ft) |
Envergadura | 25,60 m (84,0 ft) |
Altura | 5,40 m (17,7 ft) |
Área das asas | 108,0 m² (1 160 ft²) |
Alongamento | 6.1 |
Peso(s) | |
Peso vazio | 5 600 kg (12 300 lb) |
Peso máx. de decolagem | 9 200 kg (20 300 lb) |
Propulsão | |
Motor(es) | Dois BMW VI V12 |
Performance | |
Velocidade máxima | 260 km/h (140 kn) |
Alcance (MTOW) | 1 500 km (932 mi) |
Teto máximo | 4 200 m (13 800 ft) |
Armamentos | |
Metralhadoras / Canhões | Três MG 15 de 7,92 mm |
Bombas | Até 1000 kg |
Aviso | |
O Dornier Do 23 foi um bombardeiro médio alemão. A sua construção iniciou-se em 1931,[1] após duas tentativas falhadas na construção de um bombardeiros, sendo elas o Do 11 e o Do 13. Para apagar a má reputação dos falhanços, a terceira tentativa, designada Do 23, entrou em fase de produção, tendo sido construídas 282 aeronaves. Embora tenha representado uma parte do esforço na formação da Luftwaffe e tenha continuado a ser usado até ao final da Segunda Guerra Mundial como aeronave de testes e de treino, o Dornier Do 23 não revelou um grande passo em frente em relação aos seus predecessores, sendo apenas melhor em alguns pormenores.[2]
Porém, a sua presença e a necessidade de substituição, abriu portas para o famoso Heinkel He 111.[3]
Variantes |
- Do 23F
- Do 23G
Referências
↑ «Dornier Do F 11 13 23». www.histaviation.com. Consultado em 10 de janeiro de 2016
↑ «Dornier Do 11 / Do 13 / Do 23 - bomber». www.aviastar.org. Consultado em 10 de janeiro de 2016
↑ «Dornier Do 23 - Development and Operational History, Performance Specifications and Picture Gallery». www.militaryfactory.com. Consultado em 10 de janeiro de 2016