Hirtenberg HV.15
























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Hirtenberg HV.15




Avião








Descrição
Tipo / Missão
Aeronave monoplano bimotor de uso civil e militar
País de origem

 Áustria
Fabricante

Hirtenberg
Quantidade produzida
1
Primeiro voo em

8 de março de 1936 (82 anos)[1]
Variantes
HM.15 (uso militar)

Tripulação
2
Passageiros
4
Especificações
Dimensões
Comprimento
10,65 m (34,9 ft)

Envergadura
15 m (49,2 ft)
Altura
2,9 m (9,51 ft)
Área das asas
33 m² (355 ft²)

Alongamento
6.8
Peso(s)
Peso vazio
1 550 kg (3 420 lb)
Peso carregado
2 200 kg (4 850 lb)
Propulsão
Motor(es)
Dois Siemens-Halske Sh 14A radiais a pistão
Potência (por motor)
160 hp (119 kW)
Performance
Velocidade máxima
235 km/h (127 kn)
Velocidade de cruzeiro
198 km/h (107 kn)
Alcance (MTOW)
900 km (559 mi)
Teto máximo
5 200 m (17 100 ft)
Notas

Dados de: Die deutsche Luftrüstung 1933-1945, Volume 4[2]
Aviso




O Hirtenberg HV.15 foi um monoplano austríaco com dois motores desenvolvido pela Hirtenberg.


Esta aeronave foi o primeiro bimotor construído por esta empresa, originalmente construindo apenas para o mercado civil. Estava planeado que esta aeronave fosse um avião civil de passageiros ou um transportador leve, mas foi tomada pela então Força Aérea da Áustria, a Heimwehr Flieger Korps[3], que posteriormente devido à Áustria ser anexada ao reich alemão, a aeronave foi classificada pelo RLM como WNF Wn 16. O HV.15 efectuou o seu primeiro voo a 8 de Março de 1936, sustentados pelos motores mais potentes disponíveis na época em território austríaco, um par de Siemens-Halske Sh 14A. Apenas uma unidade foi construída.





Variantes |




  • HV.15 - versão civil


  • HM.15 - versão militar



Referências




  1. http://www.airwar.ru/enc/cw1/hv15.html


  2. Nowarra, Heinz (1988). Die deutsche Luftrüstung 1933-1945, Volume 4 (em alemão). Bernard & Graefe. p. 43. ISBN 978-3-7637-5464-9.


  3. http://www.desertwar.net/hirtenberg-hv-15.html







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