Gothaer Waggonfabrik









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Logo da Gothaer Waggonfabrik entre 1912 e 1920.


Gothaer Waggonfabrik (Gotha, GWF/GO) foi uma fabricante alemã de aeronaves e veículos ferroviários criada no final do século XIX. Especializou-se na fabrico de aeronaves em tempo de guerra, e de veículos ferroviários em tempo de paz.




Índice






  • 1 1883-1910


  • 2 Primeira Guerra Mundial


  • 3 Período entre guerras


  • 4 Segunda Guerra Mundial


  • 5 Literatura


  • 6 Referências





1883-1910 |


Durante o seu período inicial, a Gotha especializou-se na construção de vagões para caminhos-de-ferro.
Em 1910 tinham já cerca de 900 funcionários a trabalhar na sua produção.




Vista da parte frontal do Ho 229 capturado pelos Estados Unidos.




Vista traseira do Ho 229.



Primeira Guerra Mundial |


Durante a Primeira Guerra Mundial, graças a um design de 1914 de Oskar Ursinus, a Gotha tornou-se na fabricante de uma série de bombardeiros bem sucedidos. Em 1917 os seus bombardeiros já eram capazes de desempenhar missões de bombardeamento estratégico sob a Inglaterra.
Vários destes bombardeiros foram desenvolvidos posteriormente em diversos modelos, como o Gotha G.I, G.II, G.III, G.IV, e o G.V.
Este último modelo foi o mais eficiente, tendo em determinada altura 36 aeronaves em operação simultaneamente.



Período entre guerras |


Após o final da Primeira Grande Guerra a Alemanha ficou impedida de construir aeronaves militares, e assim a Gotha voltou a dedicar-se unicamente ao fabrico de vagões e veículos ferroviários. Com a chegada do NSDAP ao governo alemão, e consequente "anulação" do Tratado de Versalhes, a Gotha voltou novamente ao desenvolvimento de aeronaves.



Segunda Guerra Mundial |


O principal contributo da Gotha para a nova Luftwaffe foi a aeronave de treino[1]Gotha Go 145, em que foram construídas 1182 unidades. Foram também desenvolvidos aeronaves de combate, tal como o Gotha Go 242 e contribuíram ainda para a produção do Messerschmitt Bf 110. Talvez a aeronave mais famosa da Gotha durante a Segunda Guerra Mundial foi uma que nunca chegou a entrar ao serviço, o Honten Ho 229[2]. Este protótipo, décadas à frente do seu tempo, era uma aeronave a jacto com o formato de uma asa-delta, que desempenharia as funções de um caça e de um caça-bombardeiro. Quase 50 anos mais tarde os Estados Unidos desenvolveram o famoso Stealth Fighter, baseado no design do Ho 229.



Literatura |



  • Heiko Stasjulevics "Gotha, die Fliegerstadt" 2001. ISBN 3-934748-69-4

  • Schriftenreihe des URANIA Kultur und Bildungsvereins Gotha e.V. zur Firmengeschichte der Stadt Gotha Heft 13 "Gothaer Waggonfabrik vorm. Fritz Bothmann & Glück Actien-Gesellschaft"

  • Flugzeuge der Gothaer Waggonfabrik AG, Werkschroniken Bd. 9, Luftfahrt-Verlag Walter Zuerl



Referências




  1. http://www.luftfahrtmuseum.com/htmi/itf/go145.htm


  2. http://www.ranker.com/list/gothaer-waggonfabrik-aircraft-types/reference



  • Portal da aviação



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