Junkers Ju 390









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Ju 390




Bombardeiro










Um Junker 390
Descrição
Tipo / Missão
Aeronave de transporte, bombardeiro e reconhecimento marítimo de longo alcance, com motores a pistão, hexamotor monoplano
País de origem

 Alemanhasta
Fabricante

Junkers
Período de produção

1943-1943
Quantidade produzida
2
Desenvolvido de

Junkers Ju 290
Primeiro voo em

20 de outubro de 1943 (75 anos)
Introduzido em

1943
Aposentado em

1945
Variantes



  • Ju 390 A-1 (planejado transporte)


  • Ju 390 B (planejado patrulha marítima)


  • Ju 390 C (planejado bombardeiro)



Tripulação
10
Especificações (Modelo: Ju 390 V1 primeiro protótipo)
Dimensões
Comprimento
34,90 m (115 ft)

Envergadura
50,30 m (165 ft)
Altura
6,89 m (22,6 ft)
Área das asas
254 m² (2 730 ft²)

Alongamento
10
Peso(s)
Peso vazio
39 550 kg (87 200 lb)
Peso carregado
53 112 kg (117 000 lb)
Peso máx. de decolagem
75 500 kg (166 000 lb)
Propulsão
Motor(es)
6 x motores a pistão radiais BMW 801G-2
Potência (por motor)
1 676 hp (1 250 kW)
Performance
Velocidade máxima
505 km/h (272 kn)
Alcance (MTOW)
9 700 km (6 030 mi)
Teto máximo
6 000 m (19 700 ft)
Armamentos

Metralhadoras / Canhões
2 x canhões MG 151/20 de 20 mm (0,787 in) em torres dorsais
1 x canhão MG 151/20 na cauda
2 x metralhadoras MG 131 de 13 mm (0,512 in) na cintura
2 x MG 131 na gondola


Aviso




O Junkers Ju 390 foi um avião alemão desenvolvido pela Junkers & Co. durante a Segunda Guerra Mundial a partir do Junkers Ju 290, destinado a ser utilizado pela Luftwaffe como avião de transporte pesado, patrulha marítima e bombardeiro de longo alcance. Foi, juntamente com o Messerschmitt Me 264, o Focke-Wulf Ta 400 e o Heinkel He 277, um dos concorrentes ao projecto Amerika Bomber.[1]




Índice






  • 1 Desenho e desenvolvimento


  • 2 Ver também


  • 3 Referências


  • 4 Ligações externas





Desenho e desenvolvimento |


Foram construídos dois protótipos, adicionando secções extra às asas (incluindo dois motores adicionais) e à fuselagem de um Ju 90 e de um Ju 290.


O primeiro protótipo, o V1, construído a partir da estrutura de um Ju 90 V6, fez o seu voo inaugural em 20 de outubro de 1943. O V1 teve um bom desempenho, levando a uma encomenda de 26 aparelhos, a ser designados Ju 390 V1, mas nenhum destes chegou a ser construído antes do cancelamento do projecto (juntamente com a produção do Ju 290) em meados de 1944. O segundo protótipo, o V2, era mais longo do que o V1 pois foi construído a partir da estrutura de um Ju 290 A1.


Estava previsto que as versões de patrulha marítima e bombardeiro de longo alcance seriam designadas Ju 390 B and Ju 390 C, respectivamente. Foi sugerido que a versão de bombardeiro poderia ser utilizada como nave-mãe da aeronave parasita Messerschmitt Me 328 para auto-defesa, e acredita-se que foram efectuados alguns voos de testes por um protótipo de Ju 390 equipado com a bomba planadora antinavio Fritz X.[2]



Ver também |




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  • Junkers Ju 89

  • Junkers Ju 90

  • Junkers Ju 290



Referências




  1. Green, William. Warplanes of the Third Reich. London: Macdonald and Jane's Publishers Ltd., 1970. pp. 519. ISBN 0-356-02382-6


  2. "Messerschmitt Me 328 Parasite Fighter." warbirdsresourcegroup.org. Visitado em 4 de setembro de 2010.


  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «Junkers Ju 390», especificamente desta versão.


Ligações externas |




  • Luftarchiv - Junkers Ju 290 und 390 (em alemão)

  • Luftwaffe39-45 - Junkers Ju 390





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