Messerschmitt Me 410
| Me 410 "Hornisse" ("Vespão") | |
|---|---|
| Descrição | |
| Tipo / Missão | Caça-bombardeiro |
| País de origem | |
| Fabricante | Messerschmitt |
| Período de produção | De maio de 1943 a agosto de 1944 |
| Quantidade produzida | 1189 |
| Desenvolvido de | Messerschmitt Me 210 |
| Primeiro voo em | 14 de março de 1942 (76 anos) |
| Introduzido em | 1943 |
| Aposentado em | 1945 |
| Variantes | 15 versões |
Tripulação | 2 (Me 410 A-1) |
| Especificações (Modelo: Me 410 A-1) | |
| Dimensões | |
| Comprimento | 12,4 m (40,7 ft) |
Envergadura | 16,39 m (53,8 ft) |
| Altura | 3,7 m (12,1 ft) |
| Área das asas | 36,20 m² (390 ft²) |
Alongamento | 7.4 |
| Peso(s) | |
| Peso vazio | 6 150 kg (13 600 lb) |
| Peso máx. de decolagem | 10 760 kg (23 700 lb) |
| Propulsão | |
| Motor(es) | 2 x motores a pistão de doze cilindros em "V" refrigerados a liquido Daimler-Benz DB 603A |
| Potência (por motor) | 1 726 hp (1 290 kW) |
| Performance | |
| Velocidade máxima | 624 km/h (337 kn) |
| Alcance (MTOW) | 2 300 km (1 430 mi) |
| Teto máximo | 10 000 m (32 800 ft) |
| Armamentos | |
Metralhadoras / Canhões | Duas metralhadoras MG 17 de 7.92 mm Dois canhões MG 151/20 de 20 mm Duas metralhadoras MG 131 de 13 mm |
| Foguetes | 4 x Werfer-Granate 21 de 210 mm (8,27 in) |
Bombas | Até 1 000 kg (2 200 lb)[1] |
| Notas | |
Subida a 6 000 m (19 700 ft) em: 10 minutos e 7 segundos Dados de: German Combat Planes: A Comprehensive Survey and History of the Development of German Military Aircraft from 1914 to 1945[nota 1] Aviso | |
O Messerschmitt Me 410 Hornisse foi um caça pesado alemão usado pela Luftwaffe e pela Força Aérea da Hungria durante a Segunda Guerra Mundial. Consistia essencialmente numa versão modificada do Messerschmitt Me 210[2].
Índice
1 Exemplares
2 Ver também
3 Notas
3.1 Bibliografia
4 Referências
Exemplares |
Apenas dois exemplares do ME 410 sobreviveram até aos dias de hoje:
- Me 410 A-1/U2 (W.Nr.420430)
- Esta aeronave faz parte da colecção do Museu da RAF. Foi construída no final de 1943 e capturada na Dinamarca, em maio de 1945. Fez parte do conjunto de seis Me 410 que foram levados para o Reino Unido em 1945 para serem estudados, mas foi o único que não foi posteriormente destruído. Foi alvo de uma restauração em 1986, e permanece até aos dias de hoje em exposição no Museu Cosford da RAF.[2]
- Me 410 A-3 (W.Nr.10018)
- Esta aeronave está no Museu Nacional do Ar e do Espaço nos Estados Unidos, estando atualmente à espera de ser restaurado.
Ver também |
Conteúdo relacionado com Messerschmitt Me 410 no Wikimedia Commons.- Messerschmitt Me 210
- Messerschmitt Me 310
- Willy Messerschmitt
Notas
↑ Wagner and Nowarra 1971, p. 261.
Bibliografia |
- Wagner, Ray and Heinz J. Nowarra. German Combat Planes: A Comprehensive Survey and History of the Development of German Military Aircraft from 1914 to 1945. New York: Doubleday, 1971.
Referências
↑ Rechlin E'Stelle Erpr. Nr. 1929. Br.B.Nr. 773/43 g.Kdos.
↑ ab http://www.rafmuseum.org.uk/research/archive-exhibitions/worth-a-thousand-words-air-diagrams/me-210.aspx