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O LZ 127 Graf Zeppelin partindo para DELAG, a primeira linha aérea do Mundo.
A Luftschiffbau-Zeppelin GmbH é uma empresa alemã que durante o início do século XX, foi uma empresa líder no projeto e construção de dirigíveis, especificamente os da linha Zeppelin, incluindo o famoso Hindenburg.
Índice
1Histórico
2Ver também
3Referências
4Ligações externas
Histórico |
O Conde Ferdinand von Zeppelin vinha trabalhando em vários protótipos de dirigíveis rígidos desde 1885. Seu primeiro voo bem sucedido num desses modelos ocorreu em 1900. Inicialmente, o financiamento vinha de recursos do próprio Conde, de doações privadas e de loterias.
Com o sucesso crescente, a cada voo o interesse público crescia. Luftschiffbau, é uma palavra alemã que significa literalmente: "construindo dirigíveis".
Em 1908 o Zeppelin LZ 4 foi destruído durante um voo de teste. Isso acabou beneficiando a empresa, pois houve uma verdadeira "inundação" de doações populares, chegando a recolher mais de 6 milhões de marcos alemães, que foram usados para criar tanto a Luftschiffbau Zeppelin GmbH, quanto a Fundação Zeppelin.[1]
Entre 1917 e 1940, a companhia trabalhou em associação com a Goodyear Tire and Rubber Company para produzir Zeppelins nos Estados Unidos. A parceria acabou quando a Segunda Guerra Mundial teve início, mas a Goodyear continuou a construir dirigíveis com a sua própria marca.
A Luftschiffbau Zeppelin parou de fabricar em 1938 e encerrou as operações em 1940. No outono de 1941 a companhia aceitou contratos para produzir os tanques de combustível e partes da fuselagem para o foguete V-2.[2] E devido a isso, suas instalações foram bombardeadas em junho de 1943.[3]
A companhia continuou existindo durante a Segunda Guerra e desapareceu em 1945.[4]
Cerca de 50 anos depois a companhia ressurgiu na Alemanha, O grupo líder da fabricante atual dos Zeppelin foi reestabelecido em 1993, e o grupo operacional que efetivamente produz os modelos atuais foi criado em 2001,[5] para produzir o Zeppelin NT.
Ver também |
Zeppelin
LZ 127 Graf Zeppelin
LZ 129 Hindenburg
LZ 130 Graf Zeppelin II
Zeppelin NT
Hangar do Zeppelin
Torre do Zeppelin
Fliegende Panzerfaust
Zeppelin Rammer
Referências
↑Archbold, Rick (1994). Hindenburg: An Illustrated History. [S.l.]: Warner/Madison Press. p. 32. ISBN 978-0446517843
↑Neufeld, Michael J. (1995). The Rocket and the Reich: Peenemünde and the Coming of the Ballistic Missile Era. New York: The Free Press. p. 143
↑Ordway, Frederick I, III; Sharpe, Mitchell R (1979). The Rocket Team. Col: Apogee Books Space Series 36. New York: Thomas Y. Crowell. p. 74. ISBN 1-894959-00-0A referência emprega parâmetros obsoletos |coautor= (ajuda)
↑The Zeppelin companies in Germany
↑ZLT Zeppelin Luftschifftechnik GmbH & Co KG
Ligações externas |
Operation Bellicose map from Newsweek 1943
The Zeppelin museum in Friedrichshafen
Zeppelin Luftschifftechnik GmbH — The original company, now developing the Zeppelin NT
US Centennial of Flight Commission — The Zeppelin
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Nota: Cabo-verdiano redireciona para este artigo. Para a língua falada em Cabo Verde, veja crioulo cabo-verdiano. Para outros significados, veja Cabo Verde (desambiguação). Coordenadas: 14° 55' N 23° 31' O Cabo Verde República de Cabo Verde Bandeira Brasão de Armas Lema: Unidade, Trabalho, Progresso Hino nacional: Cântico da Liberdade Gentílico: cabo-verdiano [ 1 ] Capital Praia 14° 55' N 23° 31' O Cidade mais populosa Praia Língua oficial Português Governo República unitária semipresidencialista [ 2 ] - Presidente Jorge Carlos Fonseca - Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva História - Descoberta 1460 - Independência 00 • de Portugal 5 de Julho de 1975 - Multipartidarismo 13 de Janeiro de 1990 Área - Total 4 033 km² (146.º) - Água (%) 0,08 População - Estimativa para 2017 560 899 [ 3 ] hab. (173.º) ...