Ópido
Ópido[1][2] (em latim: Oppidum;[3] plural: em latim: oppida) era o termo em latim para a principal povoação em qualquer área administrativa do Império Romano.
Índice
1 Ópidos célticos
2 Lista de ópidos
2.1 Na Hungria
3 Leitura adicional
4 Referências
5 Ligações externas
Ópidos célticos |
Júlio César descreveu os grandes assentamentos da Idade do Ferro que ele encontrou na Gália como ópidos e o termo é agora empregado para descrever as grandes cidades pré-romanas que existiram através da Europa Ocidental e Central. Muitas ópidos surgiram de colinas fortificadas embora de forma alguma isso signifique que todas elas tivessem funções defensivas significativas. Ópidos cercados por amuradas são conhecidos como ópidos cercados.
O desenvolvimento dos ópidos foi um marco na urbanização do continente, visto que eram os primeiros grandes assentamentos ao norte do Mediterrâneo que podiam realmente ser descritos como cidades. César comentou que cada tribo gaulesa podia ter vários ópidos mas que não eram todos de igual importância, talvez implicando alguma forma de hierarquia.
Nas terras conquistadas, os romanos usavam a infraestrutura dos ópidos para administrar o império, e muitas se tornaram integralmente cidades romanas. Isto freqüentemente envolvia uma mudança de locação, do topo da colina para a planície.
Lista de ópidos |
Alcímenis, Alemanha
Ópido de Basileia, Suíça
Bibracte (Mont Beuvray), França
Mesa de Miranda, Espanha
Óbidos, Portugal
Ópido de Ensérune, França
Manching, Alemanha
Salon-de-Provence, França
Stradonice, Boémia
Traprain Law, Escócia
Ópido de Sena, Seia
Na Hungria |
Na Hungria medieval, ópido era o termo em latim legal para burgo (mezőváros em húngaro), o qual possuía um estatuto inferior ao de uma cidade real livre, mas era mais importante do que uma vila.[4]
Leitura adicional |
- COLLIS, John, (1984). Oppida, earliest towns north of the Alps. Sheffield.
- GARCIA, Dominique, (2004). La Celtique Méditeranée: habitats et sociétés en Languedoc et en Provence, VIIIe - IIe siècles av. J.-C. capítulo 4 La "civilisation des oppida" : dynamique et chronologie. Paris, Editions Errance. ISBN 2-87772-286-4
Referências
↑ «Ópido». Aulete. Consultado em 13 de março de 2014
↑ «Ópido». Infopédia. Consultado em 13 de março de 2014
↑ pelo latim antigo ob-pedum, "espaço confinado". Pedum poderia derivar do proto-indo-europeu *pedóm-, espaço ocupado e/ou pegada.
↑ Burghers and the Reformation
Ligações externas |
Conímbrida, de ópido à município, por Fabio Liborio em Monografias.com. Recuperado em 15 de maio de 2007.