Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde setembro de 2011). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido. —Encontre fontes:Google (notícias, livros e acadêmico)
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Jornalismo.
Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde maio de 2012.
Metro International
Metro International
Razão social
Metro International S.A.
Fundação
1995
Sede
Luxemburgo
Website oficial
metro.lu
Metro International é uma companhia de mídia sueca com sede no Luxemburgo, publica o jornal de distribuição gratuita denominado de "Metro" sendo abreviatura de metropolitano, o jornal tem edições em vários países e cidades dos cinco continentes. As vendas de publicidade da Metro International cresceram numa taxa anual de 41% desde a primeira edição do jornal em 1995.
A companhia foi fundada por Pelle Andersson e começou como uma subsidiária do Modern Times Group juntamente com Viasat Bradcasting. É agora controlada através da companhia de investimentos Kinnevik. A primeira edição do jornal foi publicada e distribuída pela Metro Stockholm no Metrô de Estocolmo.
Índice
1Os jornais Metro
1.1Cronologia das edições do Metro
2Edições do Metro por região
2.1Europa
2.1.1Edições locais
2.1.2Edições nacionais
2.2Ásia
2.3América
3Ligações externas
Os jornais Metro |
Em janeiro de 2007, havia 70 edições diárias em mais de 100 grandes cidades em 20 países em 18 idiomas pela Europa, América do Norte e Ásia para um universo de mais de 20 milhões de leitores diários e mais de 42 milhões de leitores semanais.
As edições do Metro são distribuídas em zonas de tráfego movimentado ou em redes de transporte público numa combinação de cabines de auto-serviço e por distribuidores em dias de semana. Edições de final-de-semana também são publicadas em Estocolmo e Santiago. Os pontos de distribuição estão localizados em volta ou nas redes de transporte público (metrô, trens, ônibus), prédios de escritórios, lojas em pontos-chave de distribuição em ruas movimentadas, ou em outras áreas populacionais de alta densidade como campi de universidades.
O nome local das edições do jornal Metro podem variar devido a questões de direitos autorais. As edições chilenas e mexicanas são chamadas Publimetro, a espanhola é nomeada Metro Directo. Outro jornal grátis chamado Metro é publicado em 12 áreas no Reino Unido pela Associated Newspapers. No RU, essa publicação não está relacionada com a Metro International, que usava o nome Morining News para o seu (já extinto) jornal gratuito distribuído em partes do Reino.
É noticiado que a Metro International tem planos de lançar um jornal gratuito rival em Londres. Curiosamente a Metro International e a Associated Metro colaboram no Dublin Metro (lançado em 10 de Outubro de 2005) e cada um partilha um terço de sua propriedade com o outro terço pertencendo ao Irish Times. O Dublin Metro utiliza o logo e formatos do Associated Metro.
Cronologia das edições do Metro |
O Metro foi primeiramente lançado em Estocolmo em 13 de Fevereiro de 1995.
Uma edição em língua alemã foi publicada na Suíça pela "Metro Publication (Schweiz) AG" sob o nome de Metropol em 31 de Janeiro de 2000 como um competidor direto contra o 20 Minuten. O jornal cessou sua publicação sem aviso em 13 de Fevereiro de 2002.
Em 2000, uma edição em língua espanhola chamada Publimetro foi publicada em Buenos Aires, Argentina com uma circulação de 390 000 exemplares. Enfrentando competição do diário grátis La Razon publicado pelo Grupo Clarín, o Publimetro foi "suspenso" indefinidamente um ano depois.
29 de dezembro de 2004: é lançada a versão do jornal Metro em Lisboa.
10 de maio de 2005: é lançada a versão do jornal Metro no Porto.
Uma revista semanal chamada Metropop começou a ser publicada em 27 de Abril de 2006, a cada quinta-feira em Hong Kong.
Devido a dificuldades financeiras no setor de imprensa em geral, e aos jornais grátis em particular, Metro International fechou sua edição polonesa em 5 de Janeiro de 2007. Anteriormente, a edição vespertina dinamarquesa do jornal foi fechada, e os negócios na Finlândia vendidos.
A edição portuguesa, propriedade da Cofina desde 2009, foi descontinuada a 5 de setembro de 2016.[1]
Edições do Metro por região |
Europa |
Edições locais |
Aarhus
Alicante
Amsterdã
Atenas
Barcelona
Bolonha
Bordeaux
Budapeste
Castilla-La Mancha
Copenhague
Dublin
Elche
Estocolmo
Estrasburgo
Florença
Galiza
Gênova
Gotemburgo
Helsinque
Lille
Lyon
Madrid
Málaga
Malmö
Marselha
Milão
Nice
Nantes
Paris
Praga
Rennes
Roma
Roterdã
Sevilha
São Petersburgo
Saragoça
Tampere
Toulouse
Turim
Turku
Valencia
Vêneto
Verona
Zagreb
Edições nacionais |
Dinamarca (encerrada)
Espanha (edição das Ilhas Canárias)
Hungria
Países Baixos
Polônia (encerrada)
Portugal
Suécia
Ásia |
Hong Kong
Seul
Busan
América |
Belo Horizonte
Boston
Brasília
Calgary
Campinas
Chillán
Cidade do México
Concepción
Curicó
Curitiba
Edmonton
Filadélfia
Monterrey
Montreal
Nova York
Ottawa
Porto Alegre
Rancagua
Região do Grande ABC
Rio de Janeiro
Santiago
Santos
São Paulo
Talca
Talcahuano
Toronto
Valparaíso
Vancouver
Vitória
Ligações externas |
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Categoria no Commons
Base de dados no Wikidata
Commons
Sítio oficial
v
d
e
Jornais publicados em Portugal
Notícias
Correio da Manhã
i
Jornal de Notícias
Público
Diário de Notícias
Regionais
Açoriano Oriental
Correio dos Açores
Jornal da Madeira
Diário de Notícias da Madeira
Diário As Beiras
Diário de Aveiro
Diário de Leiria
Diário de Coimbra
Diário de Viseu
Correio do Minho
Diário do Minho
Diário do Alentejo
Jornal Barlavento
Diário do Sul
Desporto
A Bola
O Jogo
Record
Económicos
Jornal de Negócios
Semanais
Sol
Expresso
Gratuitos
Destak
Extintos
24 Horas
A Capital
Diário Económico
Diário Popular
O Independente
Meia Hora
Metro (Portugal)
Diário de Lisboa
O Comércio do Porto
República
O Século
O Primeiro de Janeiro
Portal das empresas
Portal do jornalismo
↑Silveira, Ana Filipe (1 de setembro de 2016). «Jornal gratuito "Metro" vai acabar». Diário de Notícias. Consultado em 23 de janeiro de 2017
Nota: Cabo-verdiano redireciona para este artigo. Para a língua falada em Cabo Verde, veja crioulo cabo-verdiano. Para outros significados, veja Cabo Verde (desambiguação). Coordenadas: 14° 55' N 23° 31' O Cabo Verde República de Cabo Verde Bandeira Brasão de Armas Lema: Unidade, Trabalho, Progresso Hino nacional: Cântico da Liberdade Gentílico: cabo-verdiano [ 1 ] Capital Praia 14° 55' N 23° 31' O Cidade mais populosa Praia Língua oficial Português Governo República unitária semipresidencialista [ 2 ] - Presidente Jorge Carlos Fonseca - Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva História - Descoberta 1460 - Independência 00 • de Portugal 5 de Julho de 1975 - Multipartidarismo 13 de Janeiro de 1990 Área - Total 4 033 km² (146.º) - Água (%) 0,08 População - Estimativa para 2017 560 899 [ 3 ] hab. (173.º) ...