Arado Ar 234









Question book-4.svg

Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde novembro de 2015). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)







Wiki letter w.svg


Por favor, melhore este artigo, expandindo-o. Mais informações podem ser encontradas no artigo «Arado Ar 234» na Wikipédia em inglês e também na página de discussão. (novembro de 2015)








































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Ar 234
Blitz (Relâmpago)




Bombardeiro










Arado Ar 234 B-2 no Museu do Ar e Espaço dentro do Steven F. Udvar-Hazy Center Estados Unidos
Descrição
Tipo / Missão
Aeronave de reconhecimento e bombardeiro
País de origem

 Alemanhasta
Fabricante

Arado Flugzeugwerke
Período de produção

1943-?
Quantidade produzida
210
Primeiro voo em

15 de junho de 1943 (75 anos)
Introduzido em

setembro de 1944
Variantes

Ver texto

Tripulação
1 (Ar 234B-2)
Especificações (Modelo: Ar 234B-2)
Dimensões
Comprimento
12,64 m (41,5 ft)

Envergadura
14,41 m (47,3 ft)
Altura
4,29 m (14,1 ft)
Área das asas
26,4 m² (284 ft²)

Alongamento
7.9
Peso(s)
Peso vazio
5 200 kg (11 500 lb)
Peso máx. de decolagem
9 800 kg (21 600 lb)
Propulsão
Motor(es)
2 x motores turbojato axiais Junkers Jumo 004B-1
Força de empuxo (por motor)
902 kgf (8 850 N)
Performance
Velocidade máxima
742 km/h (400 kn)
Velocidade de cruzeiro
700 km/h (378 kn)
Alcance (MTOW)
1 556 km (967 mi)
Teto máximo
10 000 m (32 800 ft)
Razão de subida
13 m/s
Armamentos

Metralhadoras / Canhões
2 x canhões MG 151 de 20 mm (0,787 in) (não usados em serviço, somente nos protótipos)

Bombas
Até 1 500 kg (3 310 lb) de bombas em racks externos
Notas

Dados de: Aircraft of the Third Reich Vol.1[nota 1]
Aviso




O Arado Ar 234 foi um bombardeiro a jato, desenvolvido pela Arado e utilizado pela Alemanha Nazi no final da Segunda Guerra Mundial. Inovou por ter sido o primeiro avião a ter piloto automático, além de ter sido o primeiro bombardeiro a jato e ser provido com pára-quedas de travagem.


Foi projetado inicialmente como avião de reconhecimento, porém poucos operaram antes do final da guerra. O bombardeiro operou em tão baixo número que não teve influência alguma no curso do conflito, embora os de reconhecimento obtivessem melhores resultados, voando praticamente imunes aos caças aliados graças à sua grande velocidade.


Mesmo assim, a fábrica de aviões da Arado desenvolveu uma série do mesmo aparelho (denominada Ar 234C) com quatro motores, visando ainda mais velocidade. O Ar 234 demonstrou grande valia como avião de reconhecimento. Durante a invasão da Normandia pelas forças aliadas, o avião fotografou os desembarques de tropas e cargas nas praias, dando à Wehrmacht a real dimensão da força inimiga. Em 1945, a versão bombardeiro do Ar 234 teve participação na ofensiva alemã nas Ardenas, bombardeando aeródromos aliados.


O aparelho também teve uma versão de caça noturno, mas não se tem registro que tenha conseguido algum abate.




Índice






  • 1 História


  • 2 Variantes


  • 3 Imagens


  • 4 Notas


  • 5 Referências


    • 5.1 Bibliografia




  • 6 Ligações externas





História |


O Blitz (Relâmpago) foi o único bombardeiro turbojato a entrar em operação na Segunda Guerra Mundial, e, por isso, foi um importante marco no desenvolvimento da aviação militar.


Suas origens datam de uma especificação de 1940, emitida pelo Ministério da Aeronáutica alemão para um avião de reconhecimento rápido com motor turbojato.


Um programa intensivo de projeto e desenvolvimento resultou em nada menos que 18 protótipos com dois motores Junkers 004 ou quatro turbojatos BMW 003, provisão para sistema de descolagem auxiliada por foguetes, uma cabine com ou sem pressurização e assento ejetável para o piloto; uma desajeitada combinação de um carrinho, que era lançado durante a descolagem, e esquis extensíveis para aterragem.


Quatro B-1s foram operados pelo Sonderkommando Götz, baseado em Rheine a partir de julho de 1944, para missões de reconhecimento e no início de outubro, em missões de reconhecimento sobre a Europa, ocupada pelos Aliados, e Ilhas Britânicas.



Variantes |








Translation Latin Alphabet.svg


Esta seção está a ser traduzida de «Arado Ar 234#Variants» na Wikipédia em inglês (desde novembro de 2015). Ajude e colabore com a tradução.




Dados de: Aircraft of the Third Reich Vol.1[nota 1]



Arado E 370

Plano proposto ao Reichsluftfahrtministerium (RLM) para um bombardeiro de reconhecimento a jato.



Ar 234 V1 à V5

Protótipos iniciais do Ar 234A com trem de aterragem em esquis, e 2 x motores Junkers Jumo 004.



Imagens |





Notas




  1. ab Green 2010, pp. 64–84.



Referências




Bibliografia |



  • Green, William. Aircraft of the Third Reich, Vol. 1. London: Aerospace Publishing Limited, 2010. ISBN 978-1-900732-06-2.

  • Coleção Armas de Guerra - Livro 1: Aeronaves de Caça e de Reconhecimento_pag 27/Abril Coleções.



Ligações externas |




O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Arado Ar 234



  • (em alemão) Hans-Kammerer

  • (em inglês) Luft46 - Arado Ar 234C-3/Ar E.381 I

  • (em português) Luftwaffe39-45





Ícone de esboço Este artigo sobre um avião, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.








































  • Portal da Alemanha
  • Portal da aviação
  • Portal da 2.ª Guerra Mundial



Popular posts from this blog

Bressuire

Cabo Verde

Gyllenstierna