Rodovia dos Bandeirantes





Disambig grey.svg Nota: Para outras acepções de Bandeirantes, veja Bandeirantes (desambiguação).













































Rodovia dos Bandeirantes




Identificador

 SP-348 
Nomes anteriores
Via Norte
Inauguração
1978 (São Paulo-Campinas)
2001 (Campinas-Cordeirópolis)
Legislação

decreto estadual nº 11.555
Extensão
173 km (107 mi)
Extremos
 • sul:
 • norte:


Ponte Ulysses Guimarães em Pirituba, São Paulo, SP
Rodovia Anhanguera em Cordeirópolis, SP
Trecho da

SP-348.png SP-348
Interseções

SP-015.svg Marginal Tietê
SP-021.png Rodoanel
SP-330.png Anhanguera
SP-300.png Dom Gabriel
SP-.png Joaquim B. Neto
SP-083.svg Anel Viário Magalhães Teixeira
SP-075.svg Santos Dumont
SP-.png Adalberto Panzan (apenas no sentido norte)
SP-101.svg Francisco Aguirra Proença
SP-.png Sumaré-Monte Mor
SP-304.pngLuiz de Queiroz
SP-147.svg Laércio Corte
SP-310.svg Washington Luís
SP-330.png Anhanguera
Concessionária

CCR AutoBan






sul
< Marginal Tietê

SP-348.png
SP-348
norte
Rodovia Anhanguera >



Rodovias Estaduais de São Paulo
Parte do Sistema Anhangüera-Bandeirantes

A Rodovia dos Bandeirantes (SP-348) é uma rodovia do estado de São Paulo, Brasil. Ela é considerada uma das mais bem conservadas rodovias do país, classificando-se na primeira posição do ranking elaborado através de pesquisa rodoviária de 2013, realizada pela Confederação Nacional do Transporte.[1]


Possui grande importância comercial pois, em conjunto com o Rodoanel Mário Covas e a Rodovia Anchieta, atua como elo entre dois dos maiores pólos de importação e exportação do país: o Aeroporto Internacional de Viracopos e o Porto de Santos. É também junto com a Rodovia Anhanguera o maior corredor financeiro do país, pois liga as duas regiões metropolitanas mais ricas do estado, e do Brasil. Além disso, possui importância turística, pois às suas margens estão instalados dois dos maiores parques temáticos do Brasil: O Hopi-Hari e o Wet'n Wild.


A Rodovia dos Bandeirantes é considerada por muitos a melhor rodovia do Brasil, fazendo a ligação entre importantes municípios paulistas como São Paulo, Caieiras, Cajamar,Franco da Rocha Jundiaí, Itupeva, Valinhos, Campinas, Hortolândia, Sumaré, Santa Bárbara d'Oeste, Limeira e Cordeirópolis. Apresenta ainda, vários postos de Serviços, como o Lago Azul, Frango Assado e da Rede Graal.




Índice






  • 1 Histórico


  • 2 Ampliação da capacidade: implantação da quinta faixa


  • 3 Sistema Anhanguera-Bandeirantes


  • 4 Trajeto


  • 5 Traçado


  • 6 Localização das praças de pedágios


  • 7 Ver também


  • 8 Referências


  • 9 Ligações externas





Histórico |




Trecho final da rodovia no município de São Paulo com o monumento símbolo da via.


A Rodovia dos Bandeirantes foi inaugurada em 28 de outubro de 1978, pelo então presidente Ernesto Geisel e pelo governador Paulo Egídio Martins. O seu nome é uma homenagem aos bandeirantes que desbravaram o interior do Brasil a partir do litoral no Estado de São Paulo, justamente na mesma rota em que hoje encontra-se a via.


Quando a capacidade máxima de tráfego da Via Anhanguera foi atingida, por volta de 1960, o governo do estado decidiu construir outra rodovia com capacidade muito maior. Construída a partir de um projeto moderno (sendo uma das primeiras rodovias do país com três faixas em cada sentido; atualmente são cinco de São Paulo até Jundiaí). A rodovia liga o município de São Paulo ao município de Cordeirópolis.


Em maio de 1998, o então governador do estado de São Paulo, Mário Covas, em uma série de privatizações, transferiu a administração da rodovia para a empresa AutoBAn, da CCR. Na administração dessa empresa, a rodovia foi modernizada e estendida até o município de Cordeirópolis, num trecho adicional de 78 km, com acesso no km 168 a Rodovia Washington Luís para São Carlos e São José do Rio Preto, e com acesso no km 173 a Via Anhanguera para Araras e Ribeirão Preto.



Ampliação da capacidade: implantação da quinta faixa |




Painel rodoviário instalado na pista norte, em Jundiaí.


A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, anunciara em março de 2013 um novo investimento na rodovia, a execução obras com início previsto para o mês de maio do mesmo ano. Segundo o informe, será implantada a quinta faixa de rolamento do km 16 ao km 47 — trecho entre a capital São Paulo e a cidade de Jundiaí, no interior paulista — em um total de 62 quilômetros (sendo 31 em cada sentido).


O investimento aumentará a capacidade de tráfego na Rodovia dos Bandeirantes em 25%, em um trecho onde circulam por dia até 126 mil veículos. A conclusão das obras é prevista para abril de 2014, com um custo orçado em 87 milhões de reais.[2]



Sistema Anhanguera-Bandeirantes |


Em conjunto com a Rodovia Anhanguera, que possui traçado semelhante à Rod. dos Bandeirantes, forma-se o chamado Sistema Anhanguera-Bandeirantes, hoje administrado pela concessionária AutoBAn. Assim, por quaisquer das duas rodovias, o usuário paga as mesmas tarifas de pedágio, tem direito aos mesmos serviços de apoio e acessos intercalados à rodovia congruente. Assim, a pessoa que fará uma viagem de São Paulo à Limeira, pode optar seguir o trajeto integral na Rodovia dos Bandeirantes, na Rodovia Anhanguera ou parte em cada uma.


A concessionária AutoBan tem o hábito de restringir a circulação de caminhões entre os km 47 ao 11 (trecho de serra) da Rodovia dos Bandeirantes em domingos e feriados, das 14:00 às 22:00, obrigando tais veículos a seguir viagem pela Via Anhanguera.


O acesso à Rodovia Anhanguera pode ser feito nos seguintes trevos:



  • km 11 - Marginal Tietê (São Paulo) (500 m)

  • km 23 - Rodoanel (São Paulo) (2 km)

  • km 47 - Interligação Anhanguera-Bandeirantes (Jundiaí) (conexão direta)

  • km 59 - Rod. Dom Gabriel (Jundiaí) (1 km)

  • km 84 - Anel Viário Magalhães Teixeira (Campinas) (6 km)

  • km 87 - Rod. Santos Dumont (Campinas) (8 km)

  • km 100 - Rod. Adalberto Panzan (Campinas) (6 km) (apenas sentido norte)

  • km 103 - Rod. Jornalista Francisco Aguirra Proença (Hortolândia) (11 km)

  • km 134 - Rod. Luiz de Queiroz (Santa Bárbara d'Oeste) (19 km)

  • km 168 - Rodovia Washington Luís (Cordeirópolis) (3 km) (apenas sentido norte)

  • km 173 - Interligação Anhanguera-Bandeirantes (Cordeirópolis) (conexão direta)



Trajeto |


O trajeto da Rodovia dos Bandeirantes cruza os seguintes municípios, todos no estado de São Paulo:

































































Km

Município

Região
13

São Paulo

Região Metropolitana de São Paulo
23

Caieiras
-

Cajamar
-

Franco da Rocha
59

Jundiaí

Aglomeração Urbana de Jundiaí
-

Louveira
72

Itupeva
87

Campinas

Região Metropolitana de Campinas
103

Hortolândia
114

Sumaré
134

Santa Bárbara D'Oeste
155

Limeira

Aglomeração Urbana de Piracicaba
-

Cordeirópolis

Os municípios em itálico, embora sejam pontos de passagem, não possuem acesso direto para a rodovia.



Traçado |




Rodovia próxima à São Paulo.




Trecho da Rodovia dos Bandeirantes em Santa Bárbara d'Oeste.




Trecho da Rodovia dos Bandeirantes em Campinas/Itupeva.




Rodovia dos Bandeirantes, sentido Capital-Interior do Estado de São Paulo, na altura do trecho de Campinas.



  • km 13 - Início na Ponte Ulysses Guimarães, Marginal Tietê, em São Paulo

  • km 13 - Acesso a São Paulo (via SP-015.svg , 13 km)

  • km 20 - Posto da Polícia Rodoviária

  • km 23 - Acesso ao SP-021.svg Rodoanel

  • km 23 - Acesso a Caieiras (via SP-021.svg, 13 km)

  • km 36 - Pedágio (Pç. Caieiras) - sentido sul

  • km 39 - Pedágio (Pç. Campo Limpo / Franco da Rocha) - sentido norte

  • km 44 - Radar fixo (sentido norte)

  • km 47 - Acesso a SP-330.svg Via Anhanguera (apenas sentido norte)

  • km 48 - Acesso a SP-330.svg Via Anhanguera (apenas sentido sul)

  • km 48 - Acesso a Cajamar (via SP-330.svg, 14 km) (apenas sentido sul)

  • km 49 - Acesso a Cajamar (via SP-330.svg, 13 km) (via retorno operacional, apenas sentido norte)

  • km 56 - Posto de conveniências Graal, em Jundiaí

  • km 56 - Restaurante Lago Azul, em Jundiaí

  • km 59 - Acesso a Jundiaí (via SP-300.png, 4 km)

  • km 59 - Acesso a Itatiba (via SP-360.png, 25 km)

  • km 59 - Acesso a Itupeva (via SP-300.png, 12 km)

  • km 59 - Acesso a SP-300.png Rodovia Dom Gabriel

  • km 61 - Radar fixo (sentido norte)

  • km 63 - Radar fixo (sentido sul)

  • km 72 - Acesso a Itupeva (via Estrada Joaquim B. Neto, 9 km)

  • km 72 - Acesso a Louveira (via Estrada José de Jesus, 8 km)

  • km 72 - Acesso a Vinhedo (via Estrada Engenheiro Agrônomo Aurélio José Frediani, 13 km)

  • km 72 - Shopping Serra Azul

  • km 72 - Parque Aquático Wet'n'Wild

  • km 72 - Parque Temático Hopi Hari

  • km 72 - Outlet Premium

  • km 77 - Pedágio (Itupeva) - sentidos norte e sul

  • km 84 - Acesso ao SP-083.svg Anel Viário Magalhães Teixeira (para SP-065.svg Rodovia D. Pedro I, 18km, SP-330.svgAnhanguera, 5,8km)

  • km 84 - Acesso a Vinhedo (via SP-083.svg, 18 km)

  • km 84 - Acesso a Valinhos (via SP-083.svg, 9 km)

  • km 84 - Acesso a Campinas (via SP-083.svg, 12 km)

  • km 87 - Acesso a Campinas (via SP-075.svg, 8 km)

  • km 87 - Acesso a SP-075.svg Rodovia Santos Dumont

  • km 88 - Acesso ao Aeroporto de Viracopos (via SP-075.svg, 5 km)

  • km 88 - Acesso a Indaiatuba (via SP-075.svg , 10 km)

  • km 90 - Radar fixo (sentido norte)

  • km 95 - Acesso a SP-.png Adalberto Panzan (para SP-065.svg Rodovia D. Pedro I, 8km, SP-330.svg Via Anhanguera, 7km) (apenas sentido norte)

  • km 95 - Acesso a Campinas (via SP-065.svg, 20 km) (apenas sentido norte)

  • km 103 - Acesso a Hortolândia (via SP-101.svg, 7,5 km)

  • km 103 - Acesso a Monte Mor (via SP-101.svg, 17 km)

  • km 103 - Acesso a Campinas (via SP-101.svg , 11 km)

  • km 114 - Acesso a Sumaré (via SP-.png SMR-040, 4 km)

  • km 115 - Pedágio (Sumaré)

  • km 125 - Posto de conveniência Graal

  • km 134 - Acesso a Santa Bárbara d'Oeste (via SP-304.png, 3 km)

  • km 134 - Acesso a Americana (via SP-304.png, 13 km)

  • km 134 - Acesso a Piracicaba (via SP-304.png, 24 km)

  • km 155 - Acesso a Limeira (via SP-147.svg, 8 km)

  • km 159 - Pedágio (Limeira)

  • km 168 - Acesso a SP-310.svg Washington Luís (para São Carlos e São José do Rio Preto)

  • km 173 - Acesso a SP-330.svg Via Anhanguera (para Cordeirópolis, Araras e Ribeirão Preto)

  • km 173 - Final, na SP-330.svg Via Anhanguera, em Cordeirópolis



Localização das praças de pedágios |




Uma das praças de pedágio da rodovia.















































Pedágio km Sentido Município
Geocoordenadas
1A (Praça Caieiras) 36 Sul Caieiras
23°20'50.03"S 46°48'47.66"W
1B (Praça Campo Limpo) 39 Norte Franco da Rocha
23°19'22.49"S 46°49'23.62"W
2 (Praça Itupeva) 77 Norte/Sul Itupeva
23°03'28.53"S 47°02'40.73"W
3 (Praça Sumaré) 115 Norte/Sul Sumaré
22°51'27.13"S 47°18'02.17"W
4 (Praça Limeira) 159 Norte/Sul Limeira
22°33'20.71"S 47°27'37.89"W


Ver também |



  • Sistema rodoviário do estado de São Paulo

  • Região Metropolitana de São Paulo

  • Região Metropolitana de Campinas

  • Região Administrativa Central

  • Rodovia Anhangüera

  • Rodovia Washington Luís

  • Rodovia dos Imigrantes



Referências




  1. http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=234171&q=estado-de-suo-paulo-tem-nove-das-10-melhores-rodovias-do-paus-mostra-relaturio-nacional


  2. http://www.artesp.sp.gov.br/sala-de-imprensa-noticias-novas-faixas-adicionais-vao-aliviar-gargalos-4-rodovias-ate-junho



Ligações externas |









































































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