Rodovia dos Bandeirantes
Nota: Para outras acepções de Bandeirantes, veja Bandeirantes (desambiguação).
Rodovia dos Bandeirantes | ||||||
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Identificador | SP-348 | |||||
Nomes anteriores | Via Norte | |||||
Inauguração | 1978 (São Paulo-Campinas) 2001 (Campinas-Cordeirópolis) | |||||
Legislação | decreto estadual nº 11.555 | |||||
Extensão | 173 km (107 mi) | |||||
Extremos • sul: • norte: | Ponte Ulysses Guimarães em Pirituba, São Paulo, SP Rodovia Anhanguera em Cordeirópolis, SP | |||||
Trecho da | SP-348 | |||||
Interseções | Marginal Tietê Rodoanel Anhanguera Dom Gabriel Joaquim B. Neto Anel Viário Magalhães Teixeira Santos Dumont Adalberto Panzan (apenas no sentido norte) Francisco Aguirra Proença Sumaré-Monte Mor Luiz de Queiroz Laércio Corte Washington Luís Anhanguera | |||||
Concessionária | CCR AutoBan | |||||
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Rodovias Estaduais de São Paulo | ||||||
Parte do Sistema Anhangüera-Bandeirantes |
A Rodovia dos Bandeirantes (SP-348) é uma rodovia do estado de São Paulo, Brasil. Ela é considerada uma das mais bem conservadas rodovias do país, classificando-se na primeira posição do ranking elaborado através de pesquisa rodoviária de 2013, realizada pela Confederação Nacional do Transporte.[1]
Possui grande importância comercial pois, em conjunto com o Rodoanel Mário Covas e a Rodovia Anchieta, atua como elo entre dois dos maiores pólos de importação e exportação do país: o Aeroporto Internacional de Viracopos e o Porto de Santos. É também junto com a Rodovia Anhanguera o maior corredor financeiro do país, pois liga as duas regiões metropolitanas mais ricas do estado, e do Brasil. Além disso, possui importância turística, pois às suas margens estão instalados dois dos maiores parques temáticos do Brasil: O Hopi-Hari e o Wet'n Wild.
A Rodovia dos Bandeirantes é considerada por muitos a melhor rodovia do Brasil, fazendo a ligação entre importantes municípios paulistas como São Paulo, Caieiras, Cajamar,Franco da Rocha Jundiaí, Itupeva, Valinhos, Campinas, Hortolândia, Sumaré, Santa Bárbara d'Oeste, Limeira e Cordeirópolis. Apresenta ainda, vários postos de Serviços, como o Lago Azul, Frango Assado e da Rede Graal.
Índice
1 Histórico
2 Ampliação da capacidade: implantação da quinta faixa
3 Sistema Anhanguera-Bandeirantes
4 Trajeto
5 Traçado
6 Localização das praças de pedágios
7 Ver também
8 Referências
9 Ligações externas
Histórico |
A Rodovia dos Bandeirantes foi inaugurada em 28 de outubro de 1978, pelo então presidente Ernesto Geisel e pelo governador Paulo Egídio Martins. O seu nome é uma homenagem aos bandeirantes que desbravaram o interior do Brasil a partir do litoral no Estado de São Paulo, justamente na mesma rota em que hoje encontra-se a via.
Quando a capacidade máxima de tráfego da Via Anhanguera foi atingida, por volta de 1960, o governo do estado decidiu construir outra rodovia com capacidade muito maior. Construída a partir de um projeto moderno (sendo uma das primeiras rodovias do país com três faixas em cada sentido; atualmente são cinco de São Paulo até Jundiaí). A rodovia liga o município de São Paulo ao município de Cordeirópolis.
Em maio de 1998, o então governador do estado de São Paulo, Mário Covas, em uma série de privatizações, transferiu a administração da rodovia para a empresa AutoBAn, da CCR. Na administração dessa empresa, a rodovia foi modernizada e estendida até o município de Cordeirópolis, num trecho adicional de 78 km, com acesso no km 168 a Rodovia Washington Luís para São Carlos e São José do Rio Preto, e com acesso no km 173 a Via Anhanguera para Araras e Ribeirão Preto.
Ampliação da capacidade: implantação da quinta faixa |
A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, anunciara em março de 2013 um novo investimento na rodovia, a execução obras com início previsto para o mês de maio do mesmo ano. Segundo o informe, será implantada a quinta faixa de rolamento do km 16 ao km 47 — trecho entre a capital São Paulo e a cidade de Jundiaí, no interior paulista — em um total de 62 quilômetros (sendo 31 em cada sentido).
O investimento aumentará a capacidade de tráfego na Rodovia dos Bandeirantes em 25%, em um trecho onde circulam por dia até 126 mil veículos. A conclusão das obras é prevista para abril de 2014, com um custo orçado em 87 milhões de reais.[2]
Sistema Anhanguera-Bandeirantes |
Em conjunto com a Rodovia Anhanguera, que possui traçado semelhante à Rod. dos Bandeirantes, forma-se o chamado Sistema Anhanguera-Bandeirantes, hoje administrado pela concessionária AutoBAn. Assim, por quaisquer das duas rodovias, o usuário paga as mesmas tarifas de pedágio, tem direito aos mesmos serviços de apoio e acessos intercalados à rodovia congruente. Assim, a pessoa que fará uma viagem de São Paulo à Limeira, pode optar seguir o trajeto integral na Rodovia dos Bandeirantes, na Rodovia Anhanguera ou parte em cada uma.
A concessionária AutoBan tem o hábito de restringir a circulação de caminhões entre os km 47 ao 11 (trecho de serra) da Rodovia dos Bandeirantes em domingos e feriados, das 14:00 às 22:00, obrigando tais veículos a seguir viagem pela Via Anhanguera.
O acesso à Rodovia Anhanguera pode ser feito nos seguintes trevos:
- km 11 - Marginal Tietê (São Paulo) (500 m)
- km 23 - Rodoanel (São Paulo) (2 km)
- km 47 - Interligação Anhanguera-Bandeirantes (Jundiaí) (conexão direta)
- km 59 - Rod. Dom Gabriel (Jundiaí) (1 km)
- km 84 - Anel Viário Magalhães Teixeira (Campinas) (6 km)
- km 87 - Rod. Santos Dumont (Campinas) (8 km)
- km 100 - Rod. Adalberto Panzan (Campinas) (6 km) (apenas sentido norte)
- km 103 - Rod. Jornalista Francisco Aguirra Proença (Hortolândia) (11 km)
- km 134 - Rod. Luiz de Queiroz (Santa Bárbara d'Oeste) (19 km)
- km 168 - Rodovia Washington Luís (Cordeirópolis) (3 km) (apenas sentido norte)
- km 173 - Interligação Anhanguera-Bandeirantes (Cordeirópolis) (conexão direta)
Trajeto |
O trajeto da Rodovia dos Bandeirantes cruza os seguintes municípios, todos no estado de São Paulo:
Km | Município | Região |
13 | São Paulo | Região Metropolitana de São Paulo |
23 | Caieiras | |
- | Cajamar | |
- | Franco da Rocha | |
59 | Jundiaí | Aglomeração Urbana de Jundiaí |
- | Louveira | |
72 | Itupeva | |
87 | Campinas | Região Metropolitana de Campinas |
103 | Hortolândia | |
114 | Sumaré | |
134 | Santa Bárbara D'Oeste | |
155 | Limeira | Aglomeração Urbana de Piracicaba |
- | Cordeirópolis |
Os municípios em itálico, embora sejam pontos de passagem, não possuem acesso direto para a rodovia.
Traçado |
- km 13 - Início na Ponte Ulysses Guimarães, Marginal Tietê, em São Paulo
- km 13 - Acesso a São Paulo (via , 13 km)
- km 20 - Posto da Polícia Rodoviária
- km 23 - Acesso ao Rodoanel
- km 23 - Acesso a Caieiras (via , 13 km)
- km 36 - Pedágio (Pç. Caieiras) - sentido sul
- km 39 - Pedágio (Pç. Campo Limpo / Franco da Rocha) - sentido norte
- km 44 - Radar fixo (sentido norte)
- km 47 - Acesso a Via Anhanguera (apenas sentido norte)
- km 48 - Acesso a Via Anhanguera (apenas sentido sul)
- km 48 - Acesso a Cajamar (via , 14 km) (apenas sentido sul)
- km 49 - Acesso a Cajamar (via , 13 km) (via retorno operacional, apenas sentido norte)
- km 56 - Posto de conveniências Graal, em Jundiaí
- km 56 - Restaurante Lago Azul, em Jundiaí
- km 59 - Acesso a Jundiaí (via , 4 km)
- km 59 - Acesso a Itatiba (via , 25 km)
- km 59 - Acesso a Itupeva (via , 12 km)
- km 59 - Acesso a Rodovia Dom Gabriel
- km 61 - Radar fixo (sentido norte)
- km 63 - Radar fixo (sentido sul)
- km 72 - Acesso a Itupeva (via Estrada Joaquim B. Neto, 9 km)
- km 72 - Acesso a Louveira (via Estrada José de Jesus, 8 km)
- km 72 - Acesso a Vinhedo (via Estrada Engenheiro Agrônomo Aurélio José Frediani, 13 km)
- km 72 - Shopping Serra Azul
- km 72 - Parque Aquático Wet'n'Wild
- km 72 - Parque Temático Hopi Hari
- km 72 - Outlet Premium
- km 77 - Pedágio (Itupeva) - sentidos norte e sul
- km 84 - Acesso ao Anel Viário Magalhães Teixeira (para Rodovia D. Pedro I, 18km, Anhanguera, 5,8km)
- km 84 - Acesso a Vinhedo (via , 18 km)
- km 84 - Acesso a Valinhos (via , 9 km)
- km 84 - Acesso a Campinas (via , 12 km)
- km 87 - Acesso a Campinas (via , 8 km)
- km 87 - Acesso a Rodovia Santos Dumont
- km 88 - Acesso ao Aeroporto de Viracopos (via , 5 km)
- km 88 - Acesso a Indaiatuba (via , 10 km)
- km 90 - Radar fixo (sentido norte)
- km 95 - Acesso a Adalberto Panzan (para Rodovia D. Pedro I, 8km, Via Anhanguera, 7km) (apenas sentido norte)
- km 95 - Acesso a Campinas (via , 20 km) (apenas sentido norte)
- km 103 - Acesso a Hortolândia (via , 7,5 km)
- km 103 - Acesso a Monte Mor (via , 17 km)
- km 103 - Acesso a Campinas (via , 11 km)
- km 114 - Acesso a Sumaré (via SMR-040, 4 km)
- km 115 - Pedágio (Sumaré)
- km 125 - Posto de conveniência Graal
- km 134 - Acesso a Santa Bárbara d'Oeste (via , 3 km)
- km 134 - Acesso a Americana (via , 13 km)
- km 134 - Acesso a Piracicaba (via , 24 km)
- km 155 - Acesso a Limeira (via , 8 km)
- km 159 - Pedágio (Limeira)
- km 168 - Acesso a Washington Luís (para São Carlos e São José do Rio Preto)
- km 173 - Acesso a Via Anhanguera (para Cordeirópolis, Araras e Ribeirão Preto)
- km 173 - Final, na Via Anhanguera, em Cordeirópolis
Localização das praças de pedágios |
Pedágio | km | Sentido | Município | Geocoordenadas |
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1A (Praça Caieiras) | 36 | Sul | Caieiras | 23°20'50.03"S 46°48'47.66"W |
1B (Praça Campo Limpo) | 39 | Norte | Franco da Rocha | 23°19'22.49"S 46°49'23.62"W |
2 (Praça Itupeva) | 77 | Norte/Sul | Itupeva | 23°03'28.53"S 47°02'40.73"W |
3 (Praça Sumaré) | 115 | Norte/Sul | Sumaré | 22°51'27.13"S 47°18'02.17"W |
4 (Praça Limeira) | 159 | Norte/Sul | Limeira | 22°33'20.71"S 47°27'37.89"W |
Ver também |
- Sistema rodoviário do estado de São Paulo
- Região Metropolitana de São Paulo
- Região Metropolitana de Campinas
- Região Administrativa Central
- Rodovia Anhangüera
- Rodovia Washington Luís
- Rodovia dos Imigrantes
Referências
↑ http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=234171&q=estado-de-suo-paulo-tem-nove-das-10-melhores-rodovias-do-paus-mostra-relaturio-nacional
↑ http://www.artesp.sp.gov.br/sala-de-imprensa-noticias-novas-faixas-adicionais-vao-aliviar-gargalos-4-rodovias-ate-junho