Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde novembro de 2012). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido. —Encontre fontes:Google (notícias, livros e acadêmico)
Nota: Se procura pelo(a) por outras acepções, veja Pal.
Sistema de codificação televisiva por nações. Países a usar o sistema PAL são mostrados em azul (século XX).
PAL, sigla em inglês de Phase Alternating Line, cuja tradução significa Linha de Fase Alternada, é uma forma de codificação da cor usada nos sistemas de transmissão televisiva, usado por boa parte do mundo excepto na maior parte das Américas, alguns países Asiáticos (que usam o NTSC), partes do Médio oriente, Europa de Leste e França (que usam o sistema SECAM, apesar de a maioria deles estarem em processo de adoção do PAL). O PAL foi desenvolvido na Alemanha em 1962 por Walter Bruch, que trabalhara na empresa Telefunken, sendo apresentado em 1963 e introduzido em agosto de 1967.
A empresa francesa Thompson, onde Henri de France desenvolveu o SECAM, mais tarde comprou a Telefunken. A Thompson está também detrás da marca RCA em eletrónica de consumo. A RCA criou o padrão de TV em cores NTSC (antes da Thompson ter-se envolvido).
Índice
1Brasil
2Portugal
3Ver também
4Referências
5Ligações externas
Brasil |
O Brasil utiliza uma variação do sistema, denominado PAL-M, quando introduziu a televisão em cores, em 1972, com a transmissão da Festa da Uva em Caxias do Sul.
Portugal |
Em Portugal a introdução da televisão a cores foi lenta, acabando por ser adotado o sistema PAL.
1976 - Emissões experimentais da RTP a cores das eleições legislativas, presidenciais e autárquicas. Para além destes eventos existiam mais testes durante alguma horas do dia, utilizando os sistemas PAL e SECAM.[1]
1979 - As emissões a cores são autorizadas politicamente a partir de Março de 1980. Por obrigatoriedade europeia, os Jogos Sem Fronteiras são o primeiro programa que a RTP transmite a cores, antecipando assim a "estreia oficial" que seria no aniversário da RTP do ano seguinte.
1980 - A 7 de março de 1980 a RTP inicia finalmente as emissões a cores.
1994 - foi introduzido o sistema PALplus (trazendo consigo o ecrã panorâmico) que, apesar de alguma adesão inicial, acabou por não vingar.
2012 - Com a introdução da Televisão Digital Terrestre o sistema PAL passa apenas a ser utilizado por operadores de cabo nos respetivos serviços analógicos.
Ver também |
PALplus
Dot crawl
NTSC
SECAM
PAL-M
PAL-N
Região PAL
Lista da introdução da televisão em cores por país
Nota: Cabo-verdiano redireciona para este artigo. Para a língua falada em Cabo Verde, veja crioulo cabo-verdiano. Para outros significados, veja Cabo Verde (desambiguação). Coordenadas: 14° 55' N 23° 31' O Cabo Verde República de Cabo Verde Bandeira Brasão de Armas Lema: Unidade, Trabalho, Progresso Hino nacional: Cântico da Liberdade Gentílico: cabo-verdiano [ 1 ] Capital Praia 14° 55' N 23° 31' O Cidade mais populosa Praia Língua oficial Português Governo República unitária semipresidencialista [ 2 ] - Presidente Jorge Carlos Fonseca - Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva História - Descoberta 1460 - Independência 00 • de Portugal 5 de Julho de 1975 - Multipartidarismo 13 de Janeiro de 1990 Área - Total 4 033 km² (146.º) - Água (%) 0,08 População - Estimativa para 2017 560 899 [ 3 ] hab. (173.º) ...