Armistício de Mudros







HMS Agamemnon numa visita a Mudros anterior ao armistício, durante a campanha de Dardanelos, em 1915.


O Armistício de Mudros, realizado em 30 de outubro de 1918, foi um acordo de paz que pôs fim às hostilidades entre o Império Otomano e os Aliados no palco de operações do Oriente Médio, na Primeira Guerra Mundial. Foi assinado pelo Ministro de Assuntos Marítimos otomano, Rauf Bey, e pelo almirante britânico Somerset Arthur Gough-Calthorpe, a bordo do HMS Agamemnon, no porto de Mudros, na ilha grega de Lemnos.[1]. O acordo foi realizado em um contexto de uma crise institucional do Império que se generalizava em casos de corrupção na sociedade.[2]


Os otomanos renderam os fortes que lhes restavam fora da Anatólia, deram aos Aliados o direito de ocupar os fortes que controlavam o estreito de Dardanelos e o Bósforo, e o direito a ocupar, "em caso de desordem", qualquer território que oferecesse um risco à segurança daquelas nações. O exército otomano foi desmantelado, e portos, ferrovias e outros pontos estratégicos foram disponibilizados para as forças aliadas. No Cáucaso, a Turquia teve de recuar até suas fronteiras de antes da guerra.


Ao armistício seguiu-se a ocupação de Constantinopla, e a subsequente partilha do Império Otomano. O Tratado de Sèvres (10 de agosto de 1920) foi assinado logo depois do armistício, porém não chegou a ser implementado devido ao início da guerra de independência turca.



Referências




  1. >Karsh, Efraim (2001). Empires of the Sand: The Struggle for Mastery in the Middle East. [S.l.]: Harvard University Press. p. 327 


  2. [1]



Bibliografia |



  • Adkisson, Laura M. Great Britain and the Kemalist Movement for Turkish Independence, 1919-1923, Michigan, 1958

  • Helmreich, Paul C. From Paris to Sèvres. The Partition of the Ottoman Empire at the Peace Conference of 1919-1920, Ohio 1974, S. 3-5, S. 341f.

  • Kinross, Patrick Balfour Atatürk : a biography of Mustafa Kemal, father of modern Turkey, Nova York, 1965

  • Maurice, Sir Frederick B. The Armistices of 1918, Londres 1943




























Popular posts from this blog

Bressuire

Cabo Verde

Gyllenstierna