Electronic Arts
Electronic Arts | |
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Sede da Electronic Arts em Redwood City | |
Razão social | Electronic Arts Inc. |
Tipo | Pública |
Cotação | NASDAQ: EA |
Atividade | Jogos eletrônicos |
Fundação | 27 de maio de 1982 (36 anos) |
Fundador(es) | Trip Hawkins |
Sede | Redwood City, Califórnia, Estados Unidos |
Presidente | Larry Probst |
Pessoas-chave | Andrew Wilson (diretor executivo) |
Empregados | c. 9300 (2018) |
Subsidiárias | Lista
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Ativos | US$ 8,58 bilhões (2018)[1] |
Receita | US$ 5,15 bilhões (2018)[1] |
LAJIR | US$ 1,43 bilhões (2018)[1] |
Renda líquida | US$ 1,04 bilhões (2018)[1] |
Website oficial | EA.com |
A Electronic Arts Inc., comumente chamada de EA, é uma empresa desenvolvedora e distribuidora de jogos eletrônicos, situada em Redwood City, estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Foi fundada em 28 de maio de 1982 por Trip Hawkins, período em que foi pioneira no mercado de jogos para computadores domésticos. Em 2011, a Electronic Arts era a terceira maior empresa do setor, por faturamento, atrás da Nintendo e da Activision Blizzard.[2]
Atualmente, a EA desenvolve e publica seus próprios jogos. Os títulos da EA Sports incluem, por exemplo, a série Madden NFL, FIFA Football e NBA Live. Outras franquias bem estabelecidas incluem: The Sims, SimCity, Spore, Medal of Honor e Battlefield, além das mais recentes, como Mass Effect, Dragon Age e Titanfall. A Electronic Arts também é proprietária e controla grandes estúdios de jogos, como EA Tiburon (EUA), BioWare (Canadá) e DICE (Suécia).[3]
Índice
1 História
1.1 Fundação
1.2 Atualmente
1.3 Novo exemplo de vendas
1.4 Principais séries atuais
1.5 Ações
1.6 Principais aquisições
2 Setores da EA
2.1 EA Games
2.2 EA Sports
2.3 EA Sports Big
2.4 Pogo
3 No Brasil
4 Em Portugal
5 Ver também
6 Referências
7 Ligações externas
História |
Fundação |
A Produtora de jogos Electronic Arts foi fundada em 28 de maio de 1982, pelo empresário Trip Hawkins, com um investimento de US$200.000,00 (duzentos mil dólares americanos). Nos primeiros anos a empresa seguiu à risca essa filosofia diferenciada, lançando títulos considerados clássicos hoje em dia, como M.U.L.E., The Bard's Tale, Populous, The Immortal e Skate or Die!.
Basicamente, a EA funcionava como um selo para os talentos de criação: seus nomes eram colocados nas campanhas publicitárias e as embalagens dos jogos tinham a forma quadrada dos álbuns musicais.
Atualmente |
Mais de vinte anos depois, o panorama é bem diferente. Com diversos sucessos no currículo, estratégias ousadas de licenciamento e a aquisição de estúdios talentosos, a EA publicou e faturou US$2,97 bilhões em 2004. Mas acontecimentos recentes alteraram a percepção do público e do mercado sobre a empresa. Ironicamente, fala-se hoje mais sobre as decisões corporativas da EA do que das ideias que a fundaram. No final de 2004, ocorreu um movimento estratégico mais ousado: de uma só vez, a EA adquiriu 20% da concorrente Ubisoft, tornando-se automaticamente maior acionista individual. Nas últimas semanas de fevereiro de 2005, a imprensa divulgou um controle ainda maior sobre o estúdio, famoso por hits como Prince of Persia, Splinter Cell e Assassin's Creed.
E os grandes — e polêmicos — investimentos não pararam por aí. A Electronic Arts também assinou contratos de exclusividade por cinco e quinze anos, respectivamente, com a National Football League (NFL), liga de futebol americano, e a ESPN, rede de canais de TV sobre esportes. Isso significa que, a partir de agora, o único jogo com a marca NFL será franquia assinada por John Madden — da EA.
A EA disse à imprensa o seguinte: "Nossos maiores concorrentes são os próprios consumidores que esperam que, a cada ano, o jogo seja melhor. Assim como as ligas e os jogadores, a EA tem a responsabilidade de oferecer aos fãs uma experiência de qualidade para que eles se inscrevam em uma nova temporada de diversão" diz Bertrand Caudron, Gerente-Geral da Electronic Arts para América Latina. Para exemplificar, Bertrand cita outro caso envolvendo licenciamento: "A Eletronic Arts já detém uma licença exclusiva com a FIFA e, mesmo assim, existe uma forte competição nos jogos de futebol. Sabemos que é preciso continuar inovando para trazer a melhor experiência para nossos consumidores". De fato, a competição da franquia FIFA com a série Winning Eleven, da Konami, é uma das mais acirradas, principalmente no Japão e na Europa.
Novo exemplo de vendas |
A nova maneira da Electronic Arts de vender seus produtos é por meio de downloads pela Internet. Devido a isso, a EA está cobrando uma taxa de US$9,90 para quem quiser fazer esse tipo de download. estão sendo vendidos virtualmente os jogos Battlefield 2: Special Forces, Battlefield 2: Euro Force e The Sims 2: Holiday Edition.
Expansões como Battlefield 2: Special Forces podem tanto ser baixadas por download no site [1] como serem compradas nas lojas convencionais que vendem jogos de videogames. A segunda expansão do Battlefield 2, o título Battlefield 2: Euro Force, não estará à venda nas lojas convencionais, e será, ao invés, vendida por meio de download (preço previsto: US$9,99).
O tipo de venda de jogos da EA citados acima, através de downloads, será a nova tática da Electronic Arts para vendas. Por enquanto só está à venda os jogos Battlefield 2: Special Forces e Battlefield 2: Euro Force.
Principais séries atuais |
FIFA Soccer com novos lançamentos anualmente.- The Lord of the Rings
- Nascar
Need For Speed com lançamentos novos de tempos em tempos.- SSX
SimCity em sua quinta versão pela Maxis, lançada em Março de 2013, e uma versão independente chamada Sim City Sociedades pela Titled Mill.- Madden NFL
The Sims em sua edição especial The Sims Medieval e sua continuação The Sims 4, com pacotes de jogo, expansões e coleções de objetos lançadas mensalmente.- Skullmonkeys
Battlefield em versões Battlefield 1942, Battlefield 2, BF Vietnam, Battlefield 2142, Battlefield Bad Company 2, Battlefield 3, Battlefield 4 e Battlefield Hardline e Battlefield 1.
- Mass Effect
Medal of Honor com mais de 30 títulos diferentes lançados para variados consoles.- Dragon Age
Command & Conquer agora com 3 universos: Generals ainda no primeiro; Tiberium já com o 4º (com várias expansões e um FPS); e o Red Alert na edição 3.- Dead Space
American McGee's Alice agora na segunda continuação chamado Alice Madness Returns
Mirror's Edge.
Ações |
Outra ação eficiente tem sido a aquisição de estúdios menores, porém, cheios de profissionais talentosos e com portfólio de jogos rentáveis. Exemplos são a Maxis, responsável pela série The Sims, a Westwood, de Command & Conquer, e o estúdio Criterion, criador de Burnout 3. Todos estes jogos surgiram enquanto seus criadores eram independentes, e continuam lançados depois que foram incorporados à EA.
Por mais estranho que seja ver estúdios de jogos promissores desaparecerem no grande aglomerado que se tornou a Electronic Arts, é necessário admitir que a indústria não é mais a mesma que conhecíamos nos últimos quinze anos. As transformações do mercado provocaram baixas em diversas publishers japonesas, e mesmo as mais estabelecidas, como Square, Enix, Sega e Sammy, viram-se forçadas a se juntarem para melhor enfrentar as condições atuais. Mesmo nos Estados Unidos, onde a indústria apresenta um crescimento saudável ano após ano, a consolidação das publishers é inevitável, como já acontecia em diversos outros ramos de entretenimento. Dá para contar nos dedos de uma mão a quantidade de grandes selos de música dominando o mercado de CDs, cercados por dezenas de selos de médio e pequeno porte. O mesmo acontece com os estúdios de cinema e editoras de HQs. Era uma questão de tempo até que o mesmo processo chegasse aos games.
A EA foi a primeira publisher com valor de mercado maior que US$ 1 bilhão.
Principais aquisições |
A Electronic Arts é conhecida também por suas aquisições de empresas talentosas, aumentando a empresa e produzindo jogos de maior qualidade. As principais compras foram:
- Maxis
- BioWare
- Pandemic
- Digital Illusions CE
Sua principal compra, a Maxis é conhecida pelos seus excelentes trabalhos, que logo se tornaram clássicos, como o conhecido SimCity, e The Sims. A Maxis foi a responsável pela produção da série carro-chefe da EA no ano de 2008, chamado "Spore".
Setores da EA |
EA Games |
A EA Games é o maior setor do aglomerado da Electronic Arts. Nesse setor, são produzidos os jogos baseados em filmes e livros que a EA tem direito, como James Bond, O Senhor dos Anéis, O Poderoso Chefão, entre outros. Nessa mesma área, também são produzidos jogos que a própria empresa produz, como The Sims, Battlefield, SimCity, Need For Speed, entre outros. Parte do que a empresa lucra vem desse setor, por ter altas vendas com os produtos.
EA Sports |
A EA Sports é um setor da Electronic Arts onde são aqueles jogos de esporte que são licenciados pela EA, é onde são produzidos os games de esporte, como FIFA, NBA, Nascar, NFL, NHL, entre outros.
EA Sports Big |
A EA Sports Big é uma parte da Electronic Arts, onde são produzidos os próprios games de esporte que a EA produz, mas não são iguais aos esportes que a EA tem direito, é aquele que é baseado nos jogos, como SSX, FIFA Street, NBA Street.
Pogo |
Nessa parte da EA, que é minuscula, são aqueles games que tem um "estilo" de jogos de arcades que são criados na própria EA e são usados para jogar no site oficial (abaixo descrito) através de um suporte onde não é preciso fazer download, joga-se no próprio site, nos jogos escolhidos. Esses jogos são "tirados" de outros setores da EA e ficam armazenados nesse setor para os jogadores online.
No Brasil |
De 1997 a 2017, a EA manteve um escritório no Brasil destinado ao mercado latino-americano. A empresa publicava jogos para PC de outras software houses, como LucasArts, Activision, Codemasters e Ubisoft, além de seus próprios títulos. Com uma média de cinco jogos mensais nas lojas é responsável por 60% dos jogos comercializados no país, é facilmente a mais bem-sucedida editora do mercado brasileiro. A EA lança seus títulos no Brasil, como The Sims 2 e The Sims 3, já traduzidos em português, facilitando o comércio desses produtos.
A EA tomou a decisão de unificar todos escritórios no México, para isso a unidade no Brasil foi fechada e seus funcionários dispensados, ficaram apenas os funcionários do marketing e da EA Mobile. Os títulos da EA ainda são vendidos no Brasil, traduzidos para o português mas agora a distribuição é realizada pela WB Games.
Em Portugal |
Até 2013, a EA manteve escritórios em Portugal. Em Julho de 2013, a EA encerrou os escritórios em Portugal, sem anunciar motivos; o mesmo aconteceu com os jogos distribuídos pela Namco Ibéria. Ao contrário do Brasil, os jogos não foram mais dobrados ou traduzidos para português (Portugal) e a EA não tenciona fazê-lo no futuro.
Ainda assim, continuam com o serviço ao cliente e com sites dos jogos mais recentes em Português como o Os Sims
Ver também |
- EA Trax
- FIFA Street
- James Bond
- Need for Speed
- SSX
- The Sims
Referências
↑ abcd «US SEC: Annual Form 10-K (Mar. 31, 2018), Electronic Arts Inc». Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos. 23 de maio de 2018. Consultado em 3 de dezembro de 2018
↑ «Gaming company Top 25» (em inglês). Softwaretop100.org. 2011. Consultado em 12 de novembro de 2011
↑ «About Us - Locations» (em inglês). Electronic Arts
Ligações externas |
Site oficial (em inglês)
Site oficial da EA Sports (em inglês)
Site oficial da EA (em inglês)
Site oficial da Pogo (em inglês)