Maxis
Maxis | |
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Razão social | Maxis Software Inc. |
Tipo | Subsidiária |
Atividade | Videogames |
Fundação | 1987 |
Fundador(es) | Will Wright, Jeff Braun |
Sede | Redwood Shores, CA |
Proprietário(s) | Electronic Arts |
Presidente | Lucy Bradshaw |
Produtos | The Sims SimCity Spore |
Empresa-mãe | Electronic Arts |
Divisões | The Sims Studio Firemonkeys Studios |
Website oficial | http://www.maxis.com/ |
A Maxis é uma empresa norte-americana fundada como uma desenvolvedora independente de jogos em 1987. Atualmente, é uma subsidiária da Electronic Arts e uma das quatro divisões da companhia, chamada oficialmente de Maxis Studios. É a criadora do mais bem sucedido best-selling dos jogos de computador de todos os tempos, The Sims.
Índice
1 Início
2 Aquisição pela EA
2.1 Reestruturação
3 Principais franquias
3.1 SimCity
3.2 The Sims
3.3 Spore
4 Jogos cancelados
5 Referências
6 Ligações externas
Início |
Maxis foi fundada em 1987 por Will Wright e Jeff Braun para ajudar a publicar o vídeo jogo SimCity em computadores domésticos. Antes disso, o jogo só estava disponível em uma base limitada no Commodore 64 devido alguns editores que mostram algum interesse em portá-lo. A razão para isso é porque SimCity não era um jogo tradicional que tinha definido condições de "ganhar" ou "perder". O título passou a se tornar, estatisticamente, um dos jogos mais populares e bem sucedidos de todos os tempos. A série SimCity gerou várias sequelas e spin-offs. Após o grande sucesso de SimCity 2000, a Maxis moveu-se de Orinda, para Walnut Creek, Califórnia, em 1994.[1]
Aquisição pela EA |
Electronic Arts (EA) adquiriu a Maxis em 28 de Julho de 1997, por US$ 125 milhões. Comparado as outras companhias adquiridas pela EA, como a Origin Systems e a Westwood Studios, a absorção da Maxis foi um processo mais lento. Nas primeiras imagens de The Sims o logo da Maxis apareceu na frente, atrás e nos lados da capa. O logo da Electronic Arts, em contraste, era muito pequeno relativamente, e era visível apenas na parte de trás da capa. Após a surpresa da série ter feito sucesso, a Electronic Arts lentamente foi substituindo o logo da Maxis pelo seu próprio. Em The Sims: Gozando a Vida, o logo da Maxis foi redimensionado e o logo da Electronic Arts foi colocado no centro da capa. Todos os lançamentos de 2001 a 2003 tiveram os logos da Electronic Arts e Maxis na frente e atrás das capas. Com o lançamento do The Sims 2 em 2004, o logo da Maxis foi colocado apenas atrás da capa. Em The Sims 2: Bichos de Estimação, lançado em 2006, o logo da Maxis foi omitido da tela de carregamento porém estava na parte de trás da capa. De The Sims 2: Quatro Estações em diante, o logo da Maxis foi completamente omitido da capa e tela de carregamento. Em The Sims 2: FreeTime, o logo da Maxis foi usado em um botão do Painel de Opções do jogo para mostrar os créditos. Em Tempo Livre, o logo da Maxis foi substituído pelo símbolo dos Sims (o Prumo). Isso significa que a responsabilidade de desenvolvimento foi transferida da Maxis para a nova divisão criada, a The Sims Studio, pela Electronic Arts. Em 2004, os antigos estúdios da Maxis em Walnut Creek foram oficialmente encerrados,[2] e a equipe mudou-se para os escritórios da EA em Redwood City.
Reestruturação |
Após o The Sims ser transferido para o The Sims Studio, sobrou para a Maxis criar o Spore. Porém desde 2011, o estúdio ficou em hiato no mundo dos jogos. No início de 2012, a EA Play foi renomeada para EA Maxis e então virou uma das quatro divisões da Electronic Arts. A franquia The Sims desde então, voltou a ser desenvolvida pela Maxis. A Maxis recentemente desenvolveu e lançou o novo SimCity. Em 4 de março de 2015, a Eletronic Arts anunciou o fechamento do estúdio principal (Maxis Emeryville) e uma reestruturação interna na empresa. A Maxis como uma subsidiária, agora também inclui The Sims Studio (em Redwood Shores) e a divisão mobile da EA, que conta com a Firemonkeys (em Melbourne, Austrália) e com a TrackTwenty (em Helsinki, Finlândia).
Principais franquias |
SimCity |
Ver artigo principal: SimCity (série)
SimCity já havia sido lançado quando a EA Games adquiriu a Maxis em julho de 1997, sendo a primeira versão de 1989. Em 1994, a empresa lançou o segundo jogo da série, intitulado SimCity 2000 e cinco anos depois o SimCity 3000. Já no Século XXI, mas precisamente em 2003, é lançado o SimCity 4, que agora tem como uma das novidades a alternância entre dia e noite. Em 2013, foi lançado um quinto jogo da série, SimCity, que utiliza o exato título original do primeiro jogo.
The Sims |
Ver artigo principal: The Sims
Will Wright sempre teve um desejo de criar um jogo com o qual fosse possível gerenciar uma família, mas mesmo com o sucesso de SimCity, várias pessoas, incluindo funcionários da Maxis, tiveram dúvidas sobre um jogo desse estilo. No entanto, a Maxis lança em 2000 um jogo desse estilo: The Sims que foi um enorme sucesso e se tornou um dos jogos mais vendidos da história.
Após o grande sucesso do lançamento inicial foram lançadas sete expansões (excetuando The Sims Deluxe, que é um conjunto do jogo original com a expansão Gozando a Vida), cada uma adicionando novos elementos que revitalizavam o jogo. Em 2004, foi lançado The Sims 2, uma nova versão do jogo, causando mais sucesso. Mas a Maxis teve de deixar o The Sims na metade da gravação do The Sims 2: Bon Boyage. Sendo assim, The Sims 3 não contou com a participação da Maxis, apenas da Eletronic Arts, mas a partir da expansão The Sims 3: Vida Universitária, a Maxis voltou a participar no desenvolvimento das expansões. Um quarto jogo, The Sims 4, foi lançado em 2 de setembro de 2014.
Spore |
Ver artigo principal: Spore
Spore, anunciado oficialmente pela primeira vez em 2004 mas lançado somente em 2008, mudou a estrutura de jogos de simulação e ficou famoso por demonstrar não somente o funcionamento do processo evolutivo, mas também por a necessidade de uma civilização adentrar na colonização espacial.
Jogos cancelados |
- SimsVille
- SimMars
Referências
↑ Lakkur, Manu. «SimCity's success has been phenomenal» (PDF). Universidade Stanford (em inglês). Stanford.edu. Consultado em 11 de fevereiro de 2015
↑ Feldman, Curt (11 de fevereiro de 2004). «Electronic Arts moves Maxis» (em inglês). GameSpot. Consultado em 11 de fevereiro de 2015
Ligações externas |
Site oficial (em inglês)