Multiplataforma
Diz-se multiplataforma um programa ou sistema que pode ser executado em mais do que uma plataforma, como o Mozilla Firefox, ou que executa programas ou sistemas de mais de uma plataforma, por exemplo o MAME.[1]
Para um programa ser desenvolvido com vista ao suporte multiplataforma, um conceito essencial é a portabilidade do código-fonte.[2] No entanto, conseguir código verdadeiramente portável é uma tarefa complicada e, na década de 1990, surgiram plataformas de desenvolvimento que, entre outras coisas, eliminaram a necessidade do código portável: a aplicação resultante, após a compilação, poderia ser executada em qualquer sistema necessitando, para isso, uma camada no sistema operativo que transformasse o bytecode resultante em instruções nativas.[2] Alguns exemplos destas plataformas são: a linguagem de programação Java[2]
(que impôs o conceito de máquina virtual a essa camada) e a mais recente plataforma .NET (que corre sobre uma framework).
Índice
1 Compiladores
2 Sistemas operacionais
3 Multiplataforma na comunicação
4 Referências
5 Ver também
Compiladores |
Clang e GCC - são capazes de gerar código para diversas plataformas (cross-compiling) assim como pode ser executado em diversas plataformas.
Sistemas operacionais |
Linux - é um sistema operativo que pode correr em várias arquitecturas, como x86, SPARC, etc
FreeBSD - tal como o Linux, o FreeBSD é desenvolvido para suportar várias plataformas
Windows NT - embora mais limitado, o NT também foi concebido para correr em outras plataformas para além da típica x86
Solaris - é um Sistema Operativo UNIX desenvolvido pela Sun Microsystems
Multiplataforma na comunicação |
Multiplataforma é a forma como grande parte da sociedade atual consome informação e entretenimento.
As pessoas não consomem mais um produto (informação, entretenimento, história e etc…) de forma isolada, utilizando apenas um meio de comunicação. Anteriormente fazer cinema, era produzir um filme e reproduzi-lo nos cinemas. Fazer televisão era gravar um programa exibi-lo na programação. Escrevíamos um livro e vendíamos nas livrarias, com sorte ele podia virar um roteiro para um filme ou minissérie.
Atualmente, a indústria do entretenimento e informação busca a produção de narrativas multiplataformas. Para isso, primeiramente é necessário entender que o foco é a narrativa. Uma boa história pode se desdobrar de várias formas, se multiplicando em vários meios. É preciso desenvolver um conteúdo que interesse as pessoas. Um conteúdo que seja possível dar continuidade em novas versões, em novas mídias, em novas histórias.
Entretanto, é preciso entender que o conteúdo não é apenas adaptado e repetido em diferentes mídias. Cada meio possui seu papel na convergência de informação que chegam as pessoas. O produto final é a soma da narrativa de todos os meios. Cada meio é responsável por contar parte ou detalhes da história. Entretanto, a história pode ser entendida, mesmo que você não tenha acesso a todas as plataformas.
Algumas das principais produções dos últimos anos realizadas na indústria do entretenimento são narrativas multiplataformas, como Matrix, Star Wars, Harry Potter, Heroes e outros.[3]
Referências
↑ «Design Guidelines: Glossary» (em inglês). java.sun.com. Consultado em 17 de abril de 2012
↑ abc «Cross platform Definition from PC Magazine Encyclopedia». www.pcmag.com. Consultado em 17 de abril de 2012
↑ R T Andaku. «O que é uma estratégia Multiplataforma». Consultado em 28 de agosto de 2012
Ver também |
- Portabilidade
- Sistema Operacional