Brasil Ferrovias S/A
Nota: Este artigo é sobre a operadora Brasileira. Para a operadora na Argentina, veja Ferrovías. Para a empresa ferroviária portuguesa, veja Ferrovias.
Brasil Ferrovias S/A - BF | |
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Locomotiva que passava sentido Guaianã na Variante Boa Vista-Guaianã km 200 em Itu - panoramio. | |
Área de operação | São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. |
Tempo de operação | 2002–2006 |
Antecessora | Ferronorte S/A Ferrovia Novoeste S/A Ferrovia Bandeirantes S/A |
Sucessora | América Latina Logística - (ALL) |
Bitola | Métrica, larga e mista. |
Sede | Campinas, São Paulo, Brasil |
O grupo Brasil Ferrovias S/A foi uma empresa ferroviária criada em 2002,[1][2] a partir da fusão das concessionárias de ferrovias Ferronorte S/A, Ferrovia Novoeste S/A e Ferrovia Bandeirantes S/A, a partir da união das concessionárias das Malha Norte (Ferronorte), Malhas Oeste (Novoeste) e Malha Paulista (Fepasa), da antiga Rede Ferroviária Federal.[3]
Índice
1 Histórico
2 Ver também
3 Referências
4 Ligações externas
Histórico |
Em 2005, a empresa passou por um período de instabilidade financeira.[4] Uma cisão foi executada na Brasil Ferrovias S.A., que compreendeu dois pontos:[3]
- O corredor de bitola larga (1,60 m) da Ferronorte e parte da Ferroban (trechos oriundos da antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro e Araraquarense), continuou sob a denominação Brasil Ferrovias;
- O corredor de bitola métrica (1,00 m) remanescente da Novoeste (antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil) e de parte da Ferroban (trecho oriundo da antiga ferrovia Sorocabana, compreendido entre as cidades de Mairinque e Bauru), passou a ser denominado Novoeste Brasil.
A ação de cisão fez parte do planejamento para a reestruturação da empresa,[5] cuja falência chegou a ser decretada[6] e posteriormente suspensa.[7][8]
Em maio de 2006, esta empresa acabou sendo fundida à América Latina Logística (ALL), cuja compra foi feita por meio do processo na troca de ações entre seus controladores (das companhias que formavam a Brasil Ferrovias S/A e da ALL).[9][10]
Ver também |
- Rede Ferroviária Federal
- América Latina Logística
Referências
↑ «Histórico». ANTF - Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários. Consultado em 23 de fevereiro de 2019
↑ «Fato relevante» (PDF). Rumo Logística. 2 de março de 2004. Consultado em 18 de março de 2019
↑ ab «Os investimentos da PREVI e da FUNCEF na BRASIL FERROVIAS» (PDF). www.funcef.com.br. PREVI - FUNCEF. 4 páginas. Consultado em 23 de fevereiro de 2019
↑ Leite, Janaína (10 de março de 2005). «Infra-estrutura: Fundos negam sair da Brasil Ferrovias». www1.folha.uol.com.br. Folha de S.Paulo. Consultado em 23 de fevereiro de 2019
↑ «Reestruturação da Brasil Ferrovias pretende equilibrar sistema de transportes | Notícias». Tribuna PR - Paraná Online. 7 de maio de 2005. Consultado em 23 de fevereiro de 2019
↑ Agencia Estado (12 de março de 2006). «Decretada a falência da Brasil Ferrovias». Economia - Estadão (salvo em Wayback Machine). Consultado em 18 de março de 2019
↑ Porfírio, Fernando (15 de março de 2006). «Justiça paulista suspende falência da Brasil Ferrovias». Consultor Jurídico. Consultado em 18 de março de 2019
↑ Porfírio, Fernando (28 de fevereiro de 2007). «Um desembargador vota contra falência da Brasil Ferrovias». Consultor Jurídico. Consultado em 24 de fevereiro de 2019
↑ «Aquisição da Brasil Ferrovias» (PDF). Rumo Logística. Maio de 2006. Consultado em 23 de fevereiro de 2019
↑ Camarotto, Murillo (9 de maio de 2006). «ALL anuncia compra da Brasil Ferrovias e da Novoeste por R$ 1,4 bilhão em ações». noticias.uol.com.br. Valor Online. Consultado em 23 de fevereiro de 2019
Ligações externas |
- Site Revista Ferroviária
- Site oficial da Rumo
- Site oficial da América Latina Logística, salvo em Wayback Machine