Brasil Ferrovias S/A





Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre a operadora Brasileira. Para a operadora na Argentina, veja Ferrovías. Para a empresa ferroviária portuguesa, veja Ferrovias.



















































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Brasil Ferrovias S/A - BF


Locomotiva que passava sentido Guaianã na Variante Boa Vista-Guaianã km 200 em Itu - panoramio.
Área de operação

São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Tempo de operação
2002–2006
Antecessora

Ferronorte S/A
Ferrovia Novoeste S/A
Ferrovia Bandeirantes S/A
Sucessora

América Latina Logística - (ALL)

Bitola

Métrica, larga e mista.
Sede

Brasil Campinas, São Paulo, Brasil

O grupo Brasil Ferrovias S/A foi uma empresa ferroviária criada em 2002,[1][2] a partir da fusão das concessionárias de ferrovias Ferronorte S/A, Ferrovia Novoeste S/A e Ferrovia Bandeirantes S/A, a partir da união das concessionárias das Malha Norte (Ferronorte), Malhas Oeste (Novoeste) e Malha Paulista (Fepasa), da antiga Rede Ferroviária Federal.[3]




Índice






  • 1 Histórico


  • 2 Ver também


  • 3 Referências


  • 4 Ligações externas





Histórico |


Em 2005, a empresa passou por um período de instabilidade financeira.[4] Uma cisão foi executada na Brasil Ferrovias S.A., que compreendeu dois pontos:[3]



  • O corredor de bitola larga (1,60 m) da Ferronorte e parte da Ferroban (trechos oriundos da antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro e Araraquarense), continuou sob a denominação Brasil Ferrovias;

  • O corredor de bitola métrica (1,00 m) remanescente da Novoeste (antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil) e de parte da Ferroban (trecho oriundo da antiga ferrovia Sorocabana, compreendido entre as cidades de Mairinque e Bauru), passou a ser denominado Novoeste Brasil.


A ação de cisão fez parte do planejamento para a reestruturação da empresa,[5] cuja falência chegou a ser decretada[6] e posteriormente suspensa.[7][8]


Em maio de 2006, esta empresa acabou sendo fundida à América Latina Logística (ALL), cuja compra foi feita por meio do processo na troca de ações entre seus controladores (das companhias que formavam a Brasil Ferrovias S/A e da ALL).[9][10]



Ver também |



  • Rede Ferroviária Federal

  • América Latina Logística



Referências




  1. «Histórico». ANTF - Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários. Consultado em 23 de fevereiro de 2019 


  2. «Fato relevante» (PDF). Rumo Logística. 2 de março de 2004. Consultado em 18 de março de 2019 


  3. ab «Os investimentos da PREVI e da FUNCEF na BRASIL FERROVIAS» (PDF). www.funcef.com.br. PREVI - FUNCEF. 4 páginas. Consultado em 23 de fevereiro de 2019 


  4. Leite, Janaína (10 de março de 2005). «Infra-estrutura: Fundos negam sair da Brasil Ferrovias». www1.folha.uol.com.br. Folha de S.Paulo. Consultado em 23 de fevereiro de 2019 


  5. «Reestruturação da Brasil Ferrovias pretende equilibrar sistema de transportes | Notícias». Tribuna PR - Paraná Online. 7 de maio de 2005. Consultado em 23 de fevereiro de 2019 


  6. Agencia Estado (12 de março de 2006). «Decretada a falência da Brasil Ferrovias». Economia - Estadão (salvo em Wayback Machine). Consultado em 18 de março de 2019 


  7. Porfírio, Fernando (15 de março de 2006). «Justiça paulista suspende falência da Brasil Ferrovias». Consultor Jurídico. Consultado em 18 de março de 2019 


  8. Porfírio, Fernando (28 de fevereiro de 2007). «Um desembargador vota contra falência da Brasil Ferrovias». Consultor Jurídico. Consultado em 24 de fevereiro de 2019 


  9. «Aquisição da Brasil Ferrovias» (PDF). Rumo Logística. Maio de 2006. Consultado em 23 de fevereiro de 2019 


  10. Camarotto, Murillo (9 de maio de 2006). «ALL anuncia compra da Brasil Ferrovias e da Novoeste por R$ 1,4 bilhão em ações». noticias.uol.com.br. Valor Online. Consultado em 23 de fevereiro de 2019 



Ligações externas |



  • Site Revista Ferroviária

  • Site oficial da Rumo

  • Site oficial da América Latina Logística, salvo em Wayback Machine





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