Complexo Viário Túnel Joá Penteado
Complexo Viário Joá Penteado | |
Lado sul do Complexo, na Vila Industrial. | |
Informação | |
Tipo | Urbano |
Comprimento | 370m (Túnel 1) 450m (Túnel 2) |
Cruza | Complexo Ferroviário de Campinas Rua Doutor Sales de Oliveira |
Tráfego | 40 000 veículos/dia[1] |
Localização | |
Coordenadas | |
Histórico | |
Abertura | 1992 (Túnel 1) novembro de 2009 (Túnel 2) |
Especificação | |
Galeria | 2 (uma em cada sentido) |
Via | 3 (em cada galeria) |
O Complexo Viário Túnel Joá Penteado, é formado por dois túneis, de 370 e 450 metros de comprimento, que ligam o Centro à Vila Industrial em Campinas. É uma das principais ligações entre a Região Central e os bairros próximos à Rodovia Anhanguera.
Índice
1 História
2 Localização das entradas e saídas dos túneis
3 Comprimento dos túneis
4 Galeria de imagens
5 Referências
História |
Os dois túneis foram idealizados na primeira gestão de Magalhães Teixeira, entre 1983[2] e 1988, e deveriam ter sido gastos R$128 000 000,00 para a conclusão. As obras se iniciaram em 1987[3]; entretanto, apenas um dos túneis foi completado e o outro deixado pela metade, ao custo de R$111 300 000,00[4]. De janeiro de 1992 (conclusão do Túnel 1) até novembro de 2009, apenas um dos túneis funcionou, com sentido duplo de circulação. Em 2007, a Prefeitura, já na administração de Hélio de Oliveira Santos, fez um acordo judicial com a Odebrecht, empresa sucessora da CBPO, que vencera a licitação original e que foi remunerada com recursos municipais e federais. Após algumas paralisações e retomadas, o Túnel 2 foi entregue à circulação em 28 de novembro de 2009[5], passando a funcionar no sentido Centro-Bairro e o Túnel 1 passou a funcionar apenas no sentido Bairro-Centro.
Localização das entradas e saídas dos túneis |
Túnel | Posição | Sentido | Geocoordenadas |
---|---|---|---|
1 | Entrada | Bairro-Centro | 22°54'39.35"S 47°04'09.96"W |
1 | Saída 1 | Bairro-Centro | 22°54'28.24"S 47°04'04.28"W |
1 | Saída 2 | Bairro-Centro | 22°54'27.89"S 47°04'08.84"W |
2 | Entrada 1 | Centro-Bairro | 22°54'26.26"S 47°04'12.01"W |
2 | Entrada 2 | Centro-Bairro | 22°54'25.01"S 47°04'11.05"W |
2 | Saída | Centro-Bairro | 22°54'39.03"S 47°04'10.87"W |
Comprimento dos túneis |
Os dois túneis do Complexo Viário Joá Penteado têm uma configuração complexa: apresentam, cada um, três terminações: duas no lado do Centro e uma no lado da Vila Industrial. Sendo assim, há mais de um comprimento para cada túnel, devendo-se considerar os respectivos extremos.
Túnel | Direção | Comprimento |
---|---|---|
1 | Entrada-Saída 1 | 370m |
1 | Entrada-Saída 2 | 360m |
2 | Entrada 1-Saída | 435m |
2 | Entrada 2-Saída | 465m |
Galeria de imagens |
Entrada do Túnel 1, sentido Bairro-Centro.
Saída do Túnel 2, sentido Centro-Bairro.
Saída 1 do Túnel 1, próxima às avenidas Campos Sales e Andrade Neves
Saída 2 do Túnel 1, rumo à Avenida Lix da Cunha e à Rodoviária de Campinas
Entrada 1 do Túnel 2, vindo da Avenida Lix da Cunha.
Entrada 2 do Túnel 2, vindo da Avenida Benjamin Constant.
Interior do Túnel 1
Interior do Túnel 2
Referências
↑ Correio Popular (14 de julho de 2012). «Projeto dos dois túneis demorou 26 anos» (PDF). Unicamp (Clipping). Consultado em 2 de março de 2015
↑ FERREIRA, Juliana. «Joá Penteado: empresário de sucesso nomeia Complexo Viário». EMDEC (Nossa Cidade, Nossa História). Consultado em 2 de março de 2015. Arquivado do original em 25 de março de 2015
↑ Complexo Joá Penteado entra em operação para mudar o trânsito e integrar a cidade[ligação inativa] Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas, 30 nov. 2009, acesso em 01/12/2009.
↑ Campinas 234 anos - Túnel 2 desafoga tráfego no Centro Arquivado em 4 de fevereiro de 2009, no Wayback Machine. Queiroz y Almazán apud Correio Popular, acesso em 21 de agosto de 2009.
↑ Túnel 2 é inaugurado após 26 anos de seu projeto[ligação inativa] Cosmo On Line, 28 nov. 2009, acesso m/d.