Autódromo de Anderstorp
Anderstorp | |
Mapa do circuito. | |
Informações da corrida | |
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Localização | Anderstorp, Comuna de Gislaved, Condado de Jönköping, Suécia |
Voltas | 70 |
Percurso | 4.031 km (2.504 mi) |
Total | 282.170 km (175.332 mi) |
Curvas | 8 |
Pole | Mario Andretti Lotus-Ford V8 1:22.058 1978 |
Volta mais rápida na prova | Niki Lauda Brabham-Alfa Romeo F12 1:24.836 1978 |
Anos disputados | 6 |
Primeira disputa | 1973 |
Última disputa | 1978 |
Maior vencedor (pilotos) | Jody Scheckter (2) Niki Lauda (2) |
Maior vencedor (equipe) | Tyrrell (2) |
Última corrida (1978): | |
Pole Position | |
Piloto | Mario Andretti Lotus-Ford V8 |
Tempo | 1:22.058 |
Volta mais rápida | |
Piloto | Áustria Niki Lauda Brabham-Alfa Romeo F12 |
Tempo | 1:24.836 |
Pódio | |
Primeiro | Niki Lauda Brabham-Alfa Romeo F12 1:41:00.606 |
Segundo | Riccardo Patrese Arrows-Ford V8 +34.019 |
Terceiro | Ronnie Peterson Lotus-Ford V8 +34.105 |
O Autódromo de Anderstorp (outrora Scandinavian Raceway) é um autódromo localizado na cidade de Anderstorp e que sediou o Grande Prêmio da Suécia de Fórmula 1 ao longo dos anos 1970.[1] A pista é utilizada por outras categorias até hoje.
Índice
1 Origem de Anderstorp
2 Vencedores do Grande Prêmio da Suécia em Anderstorp
3 Notas
4 Referências
Origem de Anderstorp |
A pista foi construída numa área de pântano salgado em 1968 e tornou-se um local extremamente popular na década de 1970 graças às presenças de Ronnie Peterson e Gunnar Nilsson na Fórmula 1.[2] Quando recebeu a categoria pela primeira vez em 1973, a cidade de Anderstorp detinha apenas cinco mil habitantes. No circuito merece destaque a Flight Straight, uma reta cuja extensão a converte em aeroporto para os aviões turísticos de pequeno porte que chegam ao sudoeste da Suécia em outras épocas do ano, não obstante a presença de oito curvas no traçado.[3]
Dentre os seis grandes prêmios realizados em Anderstorp merecem destaque a vitória de Jody Scheckter com o Tyrrell de seis rodas numa dobradinha com Patrick Depailler em 1976 e o triunfo de Niki Lauda com o "Brabham ventilador" em 1978.[4][5] Entretanto o interesse dos suecos pela Fórmula 1 foi seriamente comprometido devido à morte de Ronnie Peterson em 11 de setembro daquele ano em razão de um acidente na largada do Grande Prêmio da Itália de 1978 e à 20 de outubro, após nove meses de luta contra um câncer nos testículos, faleceu Gunnar Nilsson.[6][7][8][9] Mediante tais perdas, cancelaram a sétima edição do Grande Prêmio da Suécia, marcada para 16 de junho de 1979, por falta de patrocínio.[10]
Anderstorp também recebeu o Campeonato Mundial de Motovelocidade ao sediar o Grande Prêmio da Suécia entre 1971–1977 e depois no período 1981–1990, quando o venezuelano Carlos Lavado conquistou o título de 1986 na categoria 250cc.[nota 1][11] Outros eventos ali ocorridos foram o Campeonato Europeu de Carros de Turismo em 1985–1987, o Campeonato Mundial de Superbike em 1991 e 1993 e o Campeonato FIA GT em 2002 e 2003. O Campeonato Mundial de Carros de Turismo da FIA (WTCC) esteve em Anderstorp no calendário de 2007, substituindo o Circuito de Istambul, Turquia, mas no ano seguinte deu lugar a Imola.
O circuito foi também um local de clubes de carros populares a partir dos anos 1990.
Vencedores do Grande Prêmio da Suécia em Anderstorp |
Ano | Vencedor | Equipe | Resumo |
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1978 | Niki Lauda | Brabham-Alfa Romeo | Detalhes |
1977 | Jacques Laffite | Ligier-Matra | Detalhes |
1976 | Jody Scheckter | Tyrrell-Ford | Detalhes |
1975 | Niki Lauda | Ferrari | Detalhes |
1974 | Jody Scheckter | Tyrrell-Ford | Detalhes |
1973 | Denny Hulme | McLaren-Ford | Detalhes |
Notas
↑ Em termos leigos o Campeonato Mundial de Motovelocidade é mais conhecido pelo nome de sua categoria principal, a MotoGP, e nos dias atuais a categoria 250cc deu lugar à Moto2.
Referências
↑ «Anderstorp (em inglês) (grandprix.com)». Consultado em 27 de agosto de 2018
↑ «1973 Swedish Grand Prix - race result». Consultado em 27 de agosto de 2018
↑ Público terá visão perfeita (online). Jornal do Brasil, Rio de Janeiro (RJ), 17/06/1973. Primeiro caderno, Esportes, pág. 45. Página visitada em 27 de agosto de 2018.
↑ «SABINO, Fred. Máquinas Eternas #4: Tyrrell de seis rodas marcou época na Fórmula 1 dos anos 1970 (globoesporte.com)». Consultado em 27 de agosto de 2018
↑ «SABINO, Fred. Quarenta anos atrás, Brabham usava "carro-ventilador" e vencia com Niki Lauda (globoesporte.com)». Consultado em 27 de agosto de 2018
↑ Monza mata seu maior vencedor (online). Folha de S.Paulo, São Paulo (SP), 12/09/1978. Esportiva, pág. 36. Página visitada em 27 de agosto de 2018.
↑ Morreu Gunnar Nilsson (online). O Globo, Rio de Janeiro (RJ), 21/10/1978. Matutina, Esportes, pág. 33. Página visitada em 27 de agosto de 2018.
↑ «SABINO, Fred. Ronnie Peterson, o carismático, arrojado e talentoso sueco que morreu há 40 anos (globoesporte.com)». Consultado em 20 de outubro de 2018
↑ «SABINO, Fred. A triste história de Gunnar Nilsson, morto há exatos 40 anos após luta contra o câncer (globoesporte.com)». Consultado em 20 de outubro de 2018
↑ Suécia perde a sua prova de Fórmula 1 (online). O Estado de S. Paulo, São Paulo (SP), 17/05/1979. Geral, pág. 32. Página visitada em 27 de agosto de 2018.
↑ Ídolo (online). Jornal do Brasil, Rio de Janeiro (RJ), 13/08/1986. Primeiro caderno, Esportes, pág. 32. Página visitada em 29 de agosto de 2018.