Temporada de Fórmula 1 de 1985

Multi tool use

Alain Prost, campeão mundial de Fórmula 1 em 1985 pela McLaren.
A Temporada de Fórmula 1 de 1985 foi a 36.ª realizada pela FIA, decorrendo entre 7 de abril à 3 de novembro de 1985, com dezesseis corridas.
Teve como campeão o francês Alain Prost, da equipe McLaren, sendo vice-campeão o italiano Michele Alboreto, da Ferrari. Foi a primeira vez que um piloto francês tornou-se campeão mundial na categoria.
Índice
1 Pilotos e equipes
2 Trocas de pilotos
3 Calendário
4 Resultados
4.1 Grandes Prêmios
4.2 Pilotos
4.3 Construtores
5 Notas e referências
Pilotos e equipes |
Campeão |
Vice-campeão |
3º Lugar |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Equipe |
Construtor |
Chassis |
Motor |
Pneus |
N° |
Piloto |
Piloto(s) de teste |
---|---|---|---|---|---|---|---|
![]() |
McLaren |
MP4/2B |
TAG/Porsche P01 1.5 V6 Turbo |
G |
1 |
![]() |
n/a |
![]() | |||||||
2 |
![]() |
||||||
![]() |
Tyrrell |
012 |
Ford Cosworth DFY 3.0 V8 |
G |
3 |
![]() |
n/a |
4 |
![]() |
||||||
![]() | |||||||
![]() | |||||||
014 |
Renault EF4B 1.5 V6 Turbo |
3 |
![]() |
||||
![]() | |||||||
4 |
![]() |
||||||
![]() | |||||||
![]() | |||||||
![]() |
Williams |
FW10 |
Honda RA165E 1.5 V6 Turbo |
G |
5 |
![]() |
![]() |
6 |
![]() |
||||||
![]() |
Brabham |
BT54 |
BMW M12/13 1.5 L4 Turbo |
P |
7 |
![]() |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
8 |
![]() |
||||||
![]() | |||||||
![]() |
RAM |
03 |
Hart 415T 1.5 L4 Turbo |
P |
9 |
![]() |
n/a |
![]() | |||||||
10 |
![]() |
||||||
![]() | |||||||
![]() |
Lotus |
97T |
Renault EF4 1.5 V6 Turbo |
G |
11 |
![]() |
n/a |
12 |
![]() |
||||||
![]() |
Renault |
RE60 |
Renault EF4B 1.5 V6 Turbo |
G |
14 |
![]() |
n/a |
15 |
![]() |
||||||
16 |
![]() |
||||||
RE60B |
Renault EF15 1.5 V6 Turbo |
15 |
![]() |
||||
16 |
![]() |
||||||
![]() |
Arrows |
A8 |
BMW M12/13 1.5 L4 Turbo |
G |
17 |
![]() |
n/a |
18 |
![]() |
||||||
![]() |
Toleman |
TG185 |
Hart 415T 1.5 L4 Turbo |
P |
19 |
![]() |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
20 |
![]() |
||||||
![]() |
Spirit |
101D |
Hart 415T 1.5 L4 Turbo |
P |
21 |
![]() |
n/a |
![]() |
Alfa Romeo |
185T 184T |
Alfa Romeo 890T 1.5 V8 Turbo |
G |
22 |
![]() |
![]() |
23 |
![]() |
||||||
![]() |
Osella |
FA1F FA1G |
Alfa Romeo 890T 1.5 V8 Turbo |
P |
24 |
![]() |
![]() |
![]() | |||||||
![]() |
Ligier |
JS25 |
Renault EF4B 1.5 V6 Turbo |
P |
25 |
![]() |
![]() |
![]() | |||||||
26 |
![]() |
||||||
![]() |
Ferrari |
156/85 |
Ferrari 031 1.5 V6 Turbo |
G |
27 |
![]() |
![]() |
28 |
![]() |
||||||
![]() | |||||||
![]() |
Minardi |
M185 |
Ford Cosworth DFY 3.0 V8 Motori Moderni 615-90 1.5 V6 Turbo |
P |
29 |
![]() |
![]() |
![]() |
Zakspeed |
841 |
Zakspeed 1500/4 1.5 L4 Turbo |
G |
30 |
![]() |
n/a |
![]() | |||||||
![]() |
Lola |
THL1 |
Hart 415T 1.5 L4 Turbo |
G |
33 |
![]() |
n/a |
Trocas de pilotos |
McLaren: Manteve o francês Alain Prost e o tricampeão Niki Lauda pelo segundo ano consecutivo. O norte-irlandês John Watson substituiu o austríaco no GP da Europa, depois que Lauda não se recuperara de uma lesão no punho sofrida no primeiro treino para o GP da Bélgica.
Tyrrell: Desclassificada da temporada anterior por irregularidades, a Tyrrell usou o chassi 013 equipado com motores Ford até o GP da Áustria, mudando para o 014 com os propulsores da Renault. Stefan Johansson disputou apenas a primeira corrida, no Brasil, enquanto Martin Brundle e Stefan Bellof alternaram os 2 carros entre o mesmo GP do Brasil e a etapa de Zandvoort. Com a morte do piloto alemão, Ivan Capelli e Philippe Streiff correram, respectivamente, os GPs de Brands Hatch, Austrália e África do Sul.
Williams: A escuderia de Grove contratou Nigel Mansell, vindo da Lotus, e manteve o finlandês Keke Rosberg, campeão de 1982, por mais um ano.
Benetton: Após cinco temporadas na Williams, Riccardo Patrese disputa sua última temporada pela equipe anglo-italiana, sendo companheiro do alemão Michael Schumacher.
Brabham: Novamente contando com o então bicampeão Nelson Piquet como seu principal piloto, a Brabham teve o francês François Hesnault entre os GPs do Brasil e de Mônaco, e o suíço Marc Surer a partir da etapa do Canadá. O destaque foi a vitória de Piquet no GP da França, que foi também a última da Brabham na Fórmula 1.
RAM Racing: Em sua terceira temporada com chassi próprio, a equipe não teve bom desempenho nas 14 corridas em que participou, tendo apenas um 9º lugar do francês Philippe Alliot como melhor resultado. Manfred Winkelhock e Kenny Acheson foram os outros 2 representantes da RAM na temporada.
Lotus: Manteve o italiano Elio de Angelis por mais um ano e contratou o brasileiro Ayrton Senna junto à Toleman. Venceu 3 provas (2 com Senna, uma com De Angelis) e conquistou 8 poles-positions, todas feitas pelo futuro tricampeão, que terminaria em quarto lugar no Mundial de Pilotos.
Renault: Em sua última temporada como equipe, a Renault manteve a dupla de 1984, formada por Derek Warwick e Patrick Tambay. François Hesnault disputaria o GP da Alemanha em um terceiro carro, que trazia uma novidade: o uso de câmeras onboard. Hesnault abandonaria a corrida por problemas na embreagem.
Arrows: Teve como pilotos o belga Thierry Boutsen e o austríaco Gerhard Berger, que faria sua primeira temporada completa na Fórmula 1 depois de ter disputado 4 corridas pela ATS em 1984.
Toleman: A escuderia chegou a assinar com Stefan Johansson e John Watson para disputar o campeonato, porém a falta de pneus obrigou a Toleman a pular as 4 primeiras corridas. Ao assinar com a Pirelli para o fornecimento de pneus, teve os italianos Teo Fabi e Piercarlo Ghinzani (a partir do GP da Áustria) como seus pilotos. Não conquistou nenhum ponto, embora fizesse uma pole position com Fabi, no GP da Alemanha.
Alfa Romeo: Na última temporada como equipe, a Alfa Romeo teve o patrocínio da Benetton, que batizaria o time como Benetton Team Alfa Romeo. Os pilotos foram novamente Riccardo Patrese e Eddie Cheever, que não pontuaram.
Osella: Com apenas um carro para a temporada, a escuderia de Enzo Osella teve Piercarlo Ghinzani entre os GPs do Brasil e da Inglaterra, e a partir do GP da Alemanha, o holandês Huub Rothengatter. O melhor resultado foi um nono lugar obtido por Ghinzani, no GP de Portugal.
Ligier: Andrea de Cesaris, na equipe desde 1984, e o veterano Jacques Laffite, que voltava à Ligier depois de uma frustrante passagem pela Williams, formaram a dupla de pilotos durante 11 corridas. Inconformado com o acidente de De Cesaris no GP da Áustria, Guy Ligier demite o italiano e escala o também francês Philippe Streiff para o restante do campeonato. A Ligier não participou do GP da África do Sul em protesto contra o apartheid, fechando a temporada com 4 pódios.
Ferrari: René Arnoux, na Ferrari desde 1983, correu apenas o GP do Brasil e é inexplicavelmente demitido por decisão de Enzo Ferrari. A vaga do piloto de Grenoble foi ocupada por Stefan Johansson, que emplacaria 2 segundos lugares. Michele Alboreto, em sua segunda temporada na Scuderia, terminou com o vice-campeonato depois de chegar a brigar pelo título com Alain Prost.
Minardi: Estreante na Fórmula 1, a Minardi usou apenas um carro na temporada, com Pierluigi Martini ao volante.
Zakspeed: Também novata na categoria e com motores próprios, a equipe de Erich Zakowski estrearia apenas em Portugal, com Jonathan Palmer. Além do inglês, Christian Danner participou também das corridas da Bélgica e Brands Hatch.
Haas Lola: Inscreveu-se para as últimas 3 corridas da temporada, com o veterano australiano Alan Jones, que voltava à Fórmula 1 depois de 2 temporadas longe da categoria.
Calendário |
Prova |
Grande Prêmio |
Data |
Local |
---|---|---|---|
1 |
![]() |
7 de abril |
Jacarepaguá |
2 |
![]() |
21 de abril |
Estoril |
3 |
![]() |
5 de maio |
Ímola |
4 |
![]() |
19 de maio |
Montecarlo |
5 |
![]() |
16 de junho |
Montreal |
6 |
![]() |
23 de junho |
Detroit |
7 |
![]() |
7 de julho |
Paul Ricard |
8 |
![]() |
21 de julho |
Silverstone |
9 |
![]() |
4 de agosto |
Nürburgring |
10 |
![]() |
18 de agosto |
Österreichring |
11 |
![]() |
25 de agosto |
Zandvoort |
12 |
![]() |
8 de setembro |
Monza |
13 |
![]() |
15 de setembro |
Spa-Francorchamps |
14 |
![]() |
6 de outubro |
Brands Hatch |
15 |
![]() |
19 de outubro |
Kyalami |
16 |
![]() |
3 de novembro |
Adelaide |
Resultados |
Grandes Prêmios |
GP |
Grande Prêmio |
Pole Position |
Volta mais rápida |
Vencedor |
Equipe |
Descrição |
---|---|---|---|---|---|---|
1 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Detalhes |
2 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Detalhes |
3 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Detalhes |
4 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Detalhes |
5 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Detalhes |
6 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Detalhes |
7 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Detalhes |
8 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Detalhes |
9 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Detalhes |
10 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Detalhes |
11 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Detalhes |
12 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Detalhes |
13 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Detalhes |
14 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Detalhes |
15 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Detalhes |
16 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Detalhes |
Pilotos |
|
|
- Em negrito indica pole position e itálico volta mais rápida.
† Completou mais de 90% da distância da corrida.
Construtores |
Pos |
Construtor |
Chassis |
Motor |
Pneu |
Pontos |
Vitórias |
Pódiums |
Poles |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 |
![]() |
MP4/2B |
TAG Porsche P01 V6 Turbo |
G |
90 |
6 |
12 |
2 |
2 |
![]() |
156/85 |
Ferrari 031 V6 Turbo |
G |
82 |
2 |
10 |
1 |
3 |
![]() |
FW10 |
Honda RA165E V6 Turbo |
G |
71 |
4 |
8 |
3 |
4 |
![]() |
97T |
Renault EF4 V6 Turbo |
G |
71 |
3 |
9 |
8 |
5 |
![]() |
BT54 |
BMW M12/13 L4 Turbo |
P |
26 |
1 |
2 |
1 |
6 |
![]() |
JS25 |
Renault EF4B V6 Turbo |
P |
23 |
- |
4 |
- |
7 |
![]() |
RE60 RE60B |
Renault EF4B V6 Turbo Renault EF15 V6 Turbo |
G |
16 |
- |
2 |
- |
8 |
![]() |
A8 |
BMW M12/13 L4 Turbo |
G |
14 |
- |
1 |
- |
9 |
![]() |
012 |
Ford Cosworth DFY V8 |
G |
4 |
- |
- |
- |
10 |
![]() |
014 |
Renault EF4B V6 Turbo |
3 |
- |
- |
- |
|
11 |
![]() |
FA1F |
Alfa Romeo 890 V8 Turbo |
P |
0 |
- |
- |
- |
FA1G |
- |
- |
- |
|||||
12 |
![]() |
M185 |
Motori Moderni 615-90 V6 Turbo |
P |
0 |
- |
- |
- |
13 |
![]() |
185T |
Alfa Romeo 890 V8 Turbo |
G |
0 |
- |
- |
- |
184T |
- |
- |
- |
|||||
14 |
![]() |
03 |
Hart 415T L4 Turbo |
P |
0 |
- |
- |
- |
15 |
![]() |
841 |
Zakspeed 1500/4 L4 Turbo |
G |
0 |
- |
- |
- |
16 |
![]() |
TG185 |
Hart 415T L4 Turbo |
P |
0 |
- |
- |
1 |
17 |
![]() |
M185 |
Ford Cosworth DFY V8 |
P |
0 |
- |
- |
- |
18 |
![]() |
101D |
Hart 415T L4 Turbo |
P |
0 |
- |
- |
- |
19 |
![]() |
THL1 |
Hart 415T L4 Turbo |
G |
0 |
- |
- |
- |
Notas e referências
↑ ab Somente 11 resultados contam para o campeonato. Números sem parênteses são os pontos válidos do Campeonato; números com parênenteses são os pontos totais.
↑ ab «SEASONS - 1985» (em inglês). STATS F1
L9 cIna3NYFvCiRl,4tt6iKAU3D7,pyOa,XiX,PA DO56u nrG F4utKckMXpotxZ1Fg,ZGU,Q52SFUQNJeY8l4WCPY,P