Williams Grand Prix Engineering
Nome completo | Williams Grand Prix Engineering |
Sede | Grove, Inglaterra |
Fundador(es) | Frank Williams Patrick Head |
Chefe de equipe | Frank Williams Claire Williams (Adjunto) |
Diretor executivo | Mike O'Driscoll (Williams Group) |
Diretores | Paddy Lowe (diretor técnico executivo) Doug McKiernan (chefe de aerodinâmica) |
Site oficial | www.williamsf1.com |
Temporada de Fórmula 1 de 2018 | |
Pilotos | 18. Lance Stroll[1] 35. Sergey Sirotkin[2] |
Pilotos de teste | Robert Kubica[3] Oliver Rowland[4] |
Chassis | FW41[5] |
Motor | Mercedes |
Pneus | Pirelli |
Combustível | Petrobras |
Histórico na Fórmula 1 | |
Estreia | GP da Argentina de 1978 |
Último GP | GP de Abu Dhabi de 2018 |
Grandes Prêmios | 723[6] |
Campeã de construtores | 9 (1980, 1981, 1986, 1987, 1992, 1993, 1994, 1996, 1997) |
Campeã de pilotos | 7 (1980, 1982, 1987, 1992, 1993, 1996, 1997) |
Vitórias | 114[6] |
Pole Position | 128[6] |
Voltas rápidas | 133[6] |
Pontos | 3 560[6] |
Posição no último campeonato (2018) | 10º (7 pontos) |
A Williams Grand Prix Engineering Limited, competindo como Williams Racing,[7] é uma equipe e construtor de Fórmula 1 fundada por Frank Williams e Patrick Head. A Williams foi fundada em 1977.
Williams fundou a equipe como ela é atualmente, em 1977, depois de duas tentativas sem sucesso de administrar equipes de Fórmula 1 de mesmo nome.
A equipe obteve muito sucesso durante os anos 80 e anos 90, sendo uma das três únicas equipes da Fórmula 1 a ter em seu currículo mais de 100 vitórias. Por isso, a Williams é considerada um membro do "Big Three" da F1 (os outros dois, Ferrari e McLaren). A equipe é famosa por dar mais importância ao Campeonato de Construtores do que de Pilotos. Antes do início dos anos de ouro da Ferrari (entre 1999 e 2004), A Williams detinha o recorde de Campeonato de Construtores, ao todo nove, contra oito da Ferrari e oito da Mclaren até a Temporada de 1999, quando foi igualada pela escuderia italiana e 2000 quando o recorde foi superado.
Também é uma das grandes equipes a estar a mais tempo na fila por um título, tendo conquistado o último em 1997, e desde então não tem mais brigado por títulos, e raramente por vitórias.
Índice
1 História da equipe
1.1 Saudia Airlines (1978-1984)
1.2 Canon-Tactel Honda/Judd/Renault (1985-1990)
1.3 Canon-Camel Renault (1991-1993)
1.4 Rothmans Renault (1994-1997)
1.5 Winfield Mecachrome/Supertec (1998-1999)
1.6 Década de 2000
1.6.1 Motores BMW (2000-2005)
1.6.2 Motores Cosworth (2006)
1.6.3 Motores Toyota (2007-2009)
1.7 Década de 2010
1.7.1 Volta aos motores Cosworth (2010-2011)
1.7.2 Volta aos motores Renault (2012-2013)
1.7.3 Martini Mercedes (2014-atualmente)
2 Pilotos
3 Galeria
4 Títulos Mundiais de Pilotos
5 Títulos Mundiais de Construtores por pilotos
6 Resultados da equipe na temporada de 2018
7 Referências
8 Ligações externas
História da equipe |
Frank Williams já possuía sua própria equipe em 1977, somente depois, com Patrick Head, formou a equipe Williams Grand Prix Engineering, nome que volta a utilizar no campeonato de 2006 depois dos anos em que foi parceira da BMW. A equipe obteve a primeira vitória num carro próprio (com motores Ford) em 1979 no GP da Grã-Bretanha. O primeiro título mundial de pilotos veio em 1980 através do australiano Alan Jones.
Saudia Airlines (1978-1984) |
Entre 1979 e 1984, quando os pilotos da equipe conquistavam vitórias comemoravam com uma garrafa de água, porque a equipe inglesa era patrocinada pela Saudia Airlines, uma empresa árabe e que segue as leis islâmicas e que não permitia que os seus patrocinados bebessem bebidas alcoólicas no pódio.[8]
Nessa época, a Williams consquistou dois títulos de construtores (1980 e 1981) e dois de pilotos (1980 e 1982), com Alan Jones (1980) e Keke Rosberg (1982).
Canon-Tactel Honda/Judd/Renault (1985-1990) |
Em 1985 a equipe Williams fechou acordo de patrocínio com a fabricante de câmeras fotográficas japonesa Canon, a empresa de tecidos Tactel e a gigante química britânica ICI, marcando o ingresso do piloto Nigel Mansell e a última temporada de Keke Rosberg. Esse período ficou marcado pela disputa do domínio interno na equipe entre os pilotos Nigel Mansell e Nelson Piquet nas temporadas de 1986, culminando na perda do título para o piloto Alain Prost com a conquista somente do título de construtores, e 1987, com título para Nelson Piquet juntamente com de construtores. Em 1988, a equipe passa a perder o apoio dos motores Honda, fechando um acordo com a fabricante Judd, e Nelson Piquet transfere-se para equipe Lotus, sendo que em seu lugar, ingressa o italiano Riccardo Patrese. Comparada a temporada anterior, a equipe decaí seu rendimento devido aos motores Judd terem um péssimo performance, ficando em 7º colocação nos construtores.[carece de fontes]
A partir de 1989, Nigel Mansell transfere-se para equipe Ferrari e em seu lugar ingressa o belga Thierry Boutsen. A temporada se mostra muito mais equilibrada, graças ao apoio da fabricante Renault no fornecimento de propulsores, com uma pole-position de Riccardo Patrese no Grande Prêmio da Hungria e o vice-campeonato de construtores. Para 1990 a equipe de pilotos é mantida. Com o crescimento das equipes Benetton e Ferrari a equipe decai seu rendimento finalizando a temporada com um 4º lugar nos construtores.[carece de fontes]
Canon-Camel Renault (1991-1993) |
A partir de 1991 a equipe Williams passa a fechar o contrato de patrocínio com a fabricante de cigarros Camel, marcando também o retorno de Nigel Mansell. A temporada de 1991 se mostra uma evolução comparada a de 1990 visto o pesado investimento em recursos eletrônicos para os seus carros, conjuntamente com a evolução dos propulsores Renault. A disputa acirrada entre Nigel Mansell e Ayrton Senna marca essa temporada, sendo que um erro, contudo, cometido pelo britânico no Grande Prêmio do Japão lhe privou do título de pilotos consagrando a equipe vice-campeã de pilotos e vice-campeã de construtores. Entretanto, a temporada de 1992 marca o retorno do domínio da equipe com uma larga margem de vitórias do britânico Nigel Mansell, com domínio da suspensão ativa e dos motores Renault, garantindo finalmente seu título de campeão de pilotos de forma antecipada e o vice-campeonato para Riccardo Patrese, além do título de construtores. Em 1993 Nigel Mansell sai da equipe para ingressar na categoria CART e Riccardo Patrese anuncia sua ida para equipe Benetton. Nos respectivos lugares ingressam o frances Alain Prost e o britânico Damon Hill. A temporada é novamente marcada pelo domínio da equipe Williams, havendo contudo uma disputa acirrada entre os pilotos Ayrton Senna e Alain Prost, além da disputa de construtores com as equipes McLaren e Benetton. Alain Prost, contudo, sagra-se tetra-campeão, anunciando sua saída definitiva da categoria. A equipe finaliza campeã de pilotos e construtores e encerra o patrocínio com a Canon e a Camel.[carece de fontes]
Rothmans Renault (1994-1997) |
A equipe trocou a cor do carro com patrocínio da gigante de cigarros Camel e da fabricante de câmeras Canon pela pintura em azul da fabricante cigarros inglesa Rothmans. Foi um período de altos e baixos da equipe em grande parte porque houve a limitação no investimento em tecnologia eletrônica e porque a equipe não se adequou a tempo para a transição do regulamento em 1994. O time inglês já não contava com domínio superior frente aos adversários devido a eletrônica embarcada e os investimentos em melhora da aerodinâmica se mostraram mais adequados. O primeiro ano ficou marcado pela contratação de Ayrton Senna e sua morte no GP de San Marino, ao volante de um carro da Williams. Frank Williams, Patrick Head e Adrian Newey (os dois últimos projetaram o carro) foram processados, mas não foram condenados. Nesse ano, a equipe ganhou o campeonato de construtores, mas Damon Hill ficou a um ponto de Michael Schumacher, da Benetton. Nessa mesma temporada, a equipe chamou Nigel Mansell para as última 3 corridas, sendo que o britânico ainda ganhou a última. 1994 e 1995 foi um jejum de títulos com duas temporadas com chances desperdiçadas, com um dos piores desempenhos desde o início da fase de domínio da equipe em 1987 com título de Nelson Piquet. 1996 foi a temporada de retomada de vitórias da equipe com título de pilotos para Damon Hill e a entrada de Jacques Villeuneuve para segundo piloto que mais tarde viria a ser campeão em 1997 pela Williams.
Winfield Mecachrome/Supertec (1998-1999) |
A fase mais vitoriosa da Williams acabou em 1997, em grande parte pela perda dos motores Renault, que saíram da Fórmula 1. Nas temporadas de 1998 e 1999 com os motores não-oficiais da Renault, Mecachrome e Supertec respectivamente, a Williams conquistou 3° e 5° lugares nos construtores, sem chances de alguma vitória e teve a participação do piloto Alessandro Zanardi que não repetiu a mesma performance que fez na Champ Car ano anterior.
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Década de 2000 |
Motores BMW (2000-2005) |
Em 2000 a equipe muda de fornecedora de motores, que a partir de então passa a ser a BMW. Neste ano a Williams faz uma temporada regular conquistando 36 pontos e o 3° lugar nos construtores.
Para 2001 com o carro mais desenvolvido junto com o motor BMW, a equipe quebra um jejum de 4 anos sem vitórias na F1, com a vitória de Ralf Schumacher no GP de San Marino, faz 80 pontos e repete o 3° lugar da temporada anterior.
Nas temporadas de 2002 e 2003 conquista o vice-campeonato de construtores. Em 2004, Patrick Head faz um projeto revolucionário, mas o carro não se mostra competitivo e frustra as expectativas de título da equipe que pelo menos encerra a temporada com uma vitória de Juan Pablo Montoya no GP do Brasil, e essa foi a última temporada da dupla Montoya e Ralf pela equipe. Para 2005 Mark Webber e Nick Heidfeld são contratados, fazem uma temporada regular, mas a Williams e a BMW rompem.[carece de fontes]
Motores Cosworth (2006) |
Com o rompimento da Williams com a BMW, em 2006 a Cosworth vira a nova fornecedora de motores. A equipe faz uma péssima temporada conquistando apenas 11 pontos e o 8° lugar no construtores. A dupla de pilotos é Mark Webber e o estreante Nico Rosberg.
Motores Toyota (2007-2009) |
Em 2007 fecha acordo para ter os motores Toyota pelo menos até 2009. Com a parceria com a Toyota, a equipe se reergueu do fracasso de 2006, formando uma nova dupla de pilotos com Alexander Wurz substituindo Webber, que foi para a RBR, e mantendo o alemão Nico Rosberg. O ano foi bom, com a equipe fazendo um pódio com Wurz, no acidentado GP do Canadá, e um total de 33 pontos e o quarto lugar no campeonato de construtores, após a desclassificação da McLaren. No último GP do ano, o do Brasil, o japonês Kazuki Nakajima assumiu a vaga de piloto titular deixado por Wurz, que havia anunciado sua aposentadoria no GP anterior.
Após a consistente temporada de 2007, a Williams entra em 2008 apontada como quinta força da categoria, atrás de Ferrari, McLaren, BMW Sauber e Renault. O início foi promissor, com Nico fazendo logo na estréia da temporada um pódio, e Nakajima chegando em sexto. Porém já na segunda etapa a equipe vai muito mal com Nico em 12° e Nakajima em 15°. Nas corridas seguintes a equipe perdeu posições para Renault e Toyota e até para STR e RBR no campeonato, e continuou decepcionando ao ter o seu melhor resultado dois sétimos lugares e chegar na maioria das vezes abaixo da décima colocação. No entanto a equipe conquistou um pódio novamente com Nico em 2º e Nakajima em 8º no histórico primeiro GP noturno de Cingapura. Ao término da temporada, a equipe ficou na oitava colocação do campeonato de contrutores com 26 pontos, 17 de Nico e 9 de Nakajima.
Em 2009 manteve os pilotos Rosberg e Nakajima; e como pilotos de testes o alemão Nicolas Hülkenberg também foi mantido, sendo contratado o jovem angolano Ricardo Teixeira. Foi uma temporada consistente e ligeiramente melhor que 2008. Com 34.5 pontos, a equipe terminou em sétimo lugar, embora as boas corridas de Rosberg se contrapunham com as fracas atuações de Nakajima, que não marcou nenhum ponto.
Em 20 de novembro a equipe anunciou a venda de parte minoritária da equipe a uma companhia de investimentos austríaca liderada por Toto Wolff.[9][10]
Década de 2010 |
Volta aos motores Cosworth (2010-2011) |
Para a temporada de 2010 a equipe contratou Rubens Barrichello, de 37 anos, para pilotar o novo carro com o motor Cosworth, juntamente com o novato piloto alemão Nico Hülkenberg, de 22 anos, campeão da GP2 em 2009 e até então piloto de testes. Para piloto de testes, o finlandês Valtteri Bottas foi confirmado na equipe em 29 de janeiro de 2010.[11] A equipe terminou o mundial em sexto lugar no campeonato de construtores e Frank Williams chegou a afirmar que a equipe não ficou satisfeita com o desempenho do modelo FW32.[12]
Em 2011 a equipe confirmou Rubens Barrichello[13] e Pastor Maldonado[13] como pilotos titulares e a manutenção de Valtteri Bottas como piloto de teste.[11] A temporada de 2011 foi a pior da história da Williams, a equipe terminou o campeonato atrás de todas as equipes competitivas da categoria, ficando a frente apenas das pequenas Hispania, Virgin e Caterham.
Volta aos motores Renault (2012-2013) |
Ainda em julho de 2011, a equipe anunciou que voltaria a utilizar motores Renault para a temporada de 2012, reeditando sua parceria bem sucedida com a fabricante francesa nos anos 90.[14][15]
Em 17 de Janeiro de 2012, o piloto brasileiro Bruno Senna foi anunciado como titular para a temporada 2012, assumindo a vaga de Rubens Barrichello.[16] A equipe obtém melhores resultados no início da temporada e volta a conquistar uma pole position e vitória, com o venezuelano Pastor Maldonado no GP da Espanha.
A temporada de 2013 foi uma das piores da história da equipe, marcando apenas 5 pontos, com o finlandês, Valtteri Bottas sendo responsável por 4 deles no Grande Prêmio dos Estados Unidos ao chegar em 8º lugar. O FW35 se mostrou pouco competitivo, no final da temporada o venezuelano, Pastor Maldonado foi dispensado e rumou para a equipe Lotus.
Martini Mercedes (2014-atualmente) |
Em 11 de Novembro de 2013, o piloto brasileiro Felipe Massa foi anunciado como titular para a temporada de 2014. A Williams passou a utilizar os motores Mercedes-Benz, retendo o piloto Valtteri Bottas novamente em seu segundo carro. A troca do regulamento favoreceu a recuperação de muitas equipes e uma delas foi a Williams, que amargou as últimas temporadas com resultados sem expressão passando atualmente por uma fase semelhante em que encontrou nas temporadas de 1989 e 1990. Além da nova dupla, foi confirmada a manutenção de Susie Wolff como piloto de desenvolvimento, a contratação do brasileiro Felipe Nasr como piloto reserva, além de um patrocínio master junto com a fábrica de bebidas Martini, conhecida na Fórmula 1 por patrocinar Brabham e Lotus na década de 70. Desde o início da temporada de 2014 até o seu fim, Massa e Bottas mostraram a evolução do carro de 2014 comparado com o das temporadas passadas ese saíram muito bem e conquistaram uma pole position (Felipe Massa na Áustria) e nove pódios, sendo seis com Valtteri Bottas (4 terceiros lugares e 2 segundos) e três com Felipe Massa (2 terceiros lugares e 1 segundo) sem contudo conquista de vitórias, a última de Pastor Maldonado em 2012. Com estes resultados, a equipe finalizou o campeonato na 3ª colocação entre os construtores, seu melhor resultado desde 2003, quando foi vice-campeã. No ano seguinte, em 2015, houve uma repetição dos resultados apresentados no ano anterior com a conquista de quatro pódios; Felipe Massa (2 terceiros lugares na Áustria e na Itália) e Valtteri Bottas (2 terceiros lugares no Canadá e no México). Com estes resultados, a equipe finalizou o campeonato pela segunda vez consecutiva na 3ª colocação entre os construtores.
Na temporada de 2016, a Williams não repetiu o mesmo desempenho das duas ultimas temporadas, a equipe conseguiu só um pódio no Grande Prêmio do Canadá com Valtteri Bottas, e geralmente Bottas e Massa finalizaram entre as 4ª e 10ª posições, e com esses resultados, a Williams terminou o campeonato em 5º lugar, com 138 pontos, e viu a equipe Force India avançar na 4ª posição. A temporada de 2017 marca o retorno de Paddy Lowe agora como diretor técnico executivo da Williams, Lowe foi um dos engenheiros ao lado de Patrick Head e Adrian Newey que encabeçaram a sequencia de bom desempenho e conquistas nos anos 90, com dois títulos para Williams (1992 com Nigel Mansell e 1993 com Alain Prost). A temporada de 2017 por outro lado marcou a saída de Valtteri Bottas e um regresso inesperado de Felipe Massa que havia anunciado a aposentadoria definitiva em 2016. Lance Stroll que seria companheiro de Valtteri Bottas assumiu a vaga do piloto finlandês. Stroll é o primeiro piloto canadense a regressar a equipe de Grove desde a saida de Jacques Villeneuve em 1998. Os resultados nessa temporada continuaram muito semelhantes aos resultados de 2016. Foi o ultimo ano de Felipe Massa que não renovou e se aposentou da categoria novamente. Em 2018, houve grande especulação pelo retorno do piloto Robert Kubica que havia se aposentado precocemente dos carros de Fórmula 1 devido ao grave acidente de rally em 2011. Porém a equipe de Grove ousou na escolha renovando com o canadense Lance Stroll e pensando na nova geração de pilotos acertou com o russo Sergey Sirotkin de 22 anos que trouxe uma contribuição adicional em investimentos financeiros para equipe, cujo propósito e ajudar no desenvolvimento do carro de 2018.[17]
Pilotos |
Pela equipe Williams passaram vários pilotos famosos na F1, como Alain Prost, Nigel Mansell, Nelson Piquet, Keke Rosberg, Ayrton Senna e Damon Hill. O último a conquistar um título de pilotos pela equipe foi o canadense Jacques Villeneuve em 1997.
Em 1983, Ayrton Senna testou um carro da Williams, mas Frank Williams não pôde contratá-lo, porque já tinha um acordo firmado com os pilotos que atuaram na última temporada (Jacques Laffite e Keke Rosberg em 1983) para 1984.[18]
Williams | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Ano | Nome | Carro | Pneus | Motor | Óleo | Pilotos | Pilotos de testes | Classificação | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2018 | Williams Martini Racing | FW41 | P | Mercedes | Petronas | Lance Stroll Sergey Sirotkin | Robert Kubica | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2017 | Williams Martini Racing | FW40 | P | Mercedes | Petrobras | Felipe Massa Lance Stroll Paul di Resta | Paul di Resta | 5º lugar 83 pontos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2016 | Williams Martini Racing | FW38 | P | Mercedes | Petrobras | Felipe Massa Valtteri Bottas | Alex Lynn Lance Stroll | 5º lugar 138 pontos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2015 | Williams Martini Racing | FW37 | P | Mercedes | Petrobras | Felipe Massa Valtteri Bottas | Adrian Sutil Susie Wolff | 3º lugar 257 pontos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2014 | Williams Martini Racing | FW36 | P | Mercedes | Petrobras | Felipe Massa Valtteri Bottas | Felipe Nasr Susie Wolff | 3º lugar 320 pontos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2013 | Williams F1 Team | FW35 | P | Renault | Total | Pastor Maldonado Valtteri Bottas | Susie Wolff | 9º lugar 5 pontos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2012 | Williams F1 Team | FW34 | P | Renault | Total | Pastor Maldonado Bruno Senna | Valtteri Bottas Susie Wolff | 8º lugar 76 pontos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2011 | AT&T Williams | FW33 | P | Cosworth | Castrol | Rubens Barrichello Pastor Maldonado | Valtteri Bottas | 9º lugar 5 pontos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2010 | AT&T Williams | FW32 | B | Cosworth | Castrol | Rubens Barrichello Nico Hülkenberg | Valtteri Bottas | 6º lugar 69 pontos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2009 | AT&T Williams | FW31 | B | Toyota | Castrol | Nico Rosberg Kazuki Nakajima | Nico Hülkenberg | 6º lugar 34,5 pontos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2008 | AT&T Williams | FW30 | B | Toyota | Petrobras | Nico Rosberg Kazuki Nakajima | Nico Hulkenberg | 8º lugar 26 pontos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2007 | AT&T Williams | FW29 | B | Toyota | Petrobras | Nico Rosberg Alexander Wurz Kazuki Nakajima | Kazuki Nakajima Narain Karthikeyan | 4º lugar 33 pontos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2006 | Williams F1 Team | FW28 | B | Cosworth | Petrobras | Mark Webber Nico Rosberg | Alexander Wurz Narain Karthikeyan | 8º lugar 11 pontos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2005 | BMW Williams F1 Team | FW27 | M | BMW | Petrobras | Mark Webber Nick Heidfeld Antonio Pizzonia | Antonio Pizzonia Nico Rosberg Andy Priaulx Sebastian Vettel | 5º lugar 66 pontos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2004 | BMW Williams F1 Team | FW26 | M | BMW | Petrobras | Juan Pablo Montoya Ralf Schumacher Marc Gené Antonio Pizzonia | Marc Gené Antonio Pizzonia Olivier Beretta | 4º lugar 88 pontos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2003 | BMW Williams F1 Team | FW25 | M | BMW | Petrobras | Juan Pablo Montoya Ralf Schumacher Marc Gené | Antonio Pizzonia Marc Gené Marko Asmer Ricardo Sperafico Olivier Beretta | 2º lugar 144 pontos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2002 | BMW Williams F1 Team | FW24 | M | BMW | Petrobras | Juan Pablo Montoya Ralf Schumacher | Antonio Pizzonia Marc Gené | 2º lugar 92 pontos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2001 | BMW Williams F1 Team | FW23 | M | BMW | Petrobras | Juan Pablo Montoya Ralf Schumacher | Antonio Pizzonia Jörg Müller | 3º lugar 80 pontos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2000 | BMW Williams F1 Team | FW22 | B | BMW | Petrobras | Ralf Schumacher Jenson Button | Bruno Junqueira Jörg Müller | 3º lugar 36 pontos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1999 | Winfield Williams | FW21 | B | Supertec | Petrobras | Alessandro Zanardi Ralf Schumacher | Bruno Junqueira | 5º lugar 35 pontos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1998 | Winfield Williams | FW20 | B | Mecachrome | Castrol | Jacques Villeneuve Heinz-Harald Frentzen | Juan Pablo Montoya Max Wilson | 3º lugar 38 pontos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1997 | Rothmans Williams Renault | FW19 | G | Renault | Elf Castrol | Jacques Villeneuve Heinz-Harald Frentzen | Jean-Christophe Boullion Juan Pablo Montoya | Campeã 123 pontos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1996 | Rothmans Williams Renault | FW18 | G | Renault | Elf | Damon Hill Jacques Villeneuve | Jean-Christophe Boullion | Campeã 175 pontos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1995 | Rothmans Williams Renault | FW17 FW17B | G | Renault | Elf | Damon Hill David Coulthard | Jean-Christophe Boullion | 2º lugar 112 pontos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1994 | Rothmans Williams Renault | FW16 FW16B | G | Renault | Elf | Damon Hill Ayrton Senna David Coulthard Nigel Mansell | David Coulthard | Campeã 118 pontos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1993 | Canon Williams Renault | FW15C | G | Renault | Elf | Alain Prost Damon Hill | Kenny Bräck David Coulthard | Campeã 168 pontos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1992 | Canon Williams Team | FW14B | G | Renault | Elf | Nigel Mansell Riccardo Patrese | Damon Hill | Campeã 164 pontos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1991 | Canon Williams Team | FW14 | G | Renault | Elf | Nigel Mansell Riccardo Patrese | Mark Blundell Damon Hill | 2º lugar 125 pontos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1990 | Canon Williams Team | FW13B | G | Renault | Elf | Riccardo Patrese Thierry Boutsen | Mark Blundell | 4º lugar 57 pontos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1989 | Canon Williams Team | FW12C FW13 | G | Renault | Elf | Riccardo Patrese Thierry Boutsen | Mark Blundell | 2º lugar 77 pontos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1988 | Canon Williams Team | FW12 | G | Judd | Mobil | Nigel Mansell Riccardo Patrese Martin Brundle Jean-Louis Schlesser | Jean-Louis Schlesser | 7º lugar 20 pontos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1987 | Canon Williams Team | FW11B | G | Honda | Mobil | Nelson Piquet Nigel Mansell Riccardo Patrese | Jean-Louis Schlesser | Campeã 137 pontos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1986 | Canon Williams Honda | FW11 | G | Honda | Mobil | Nelson Piquet Nigel Mansell | Campeã 141 pontos | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1985 | Canon Williams Honda | FW10 | G | Honda | Mobil | Keke Rosberg Nigel Mansell | Mike Thackwell | 3º lugar 71 pontos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1984 | Williams Grand Prix Engineering | FW09 | G | Honda | Mobil | Keke Rosberg Jacques Laffite | 6º lugar 25.5 pontos | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1983 | TAG Williams Racing Team | FW08C | G | Ford Honda | Mobil | Keke Rosberg Jacques Laffite Jonathan Palmer | 4° lugar 36 pontos Williams-Ford | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
11º lugar 2 pontos Williams-Honda | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1982 | TAG Williams Racing Team | FW07C FW07D FW08 | G | Ford | Mobil | Carlos Reutemann Keke Rosberg Mario Andretti Derek Daly | 4º lugar 58 pontos | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1981 | Albilad Williams Racing Team TAG Williams Racing Team | FW07C | G | Ford | Mobil | Alan Jones Carlos Reutemann | Campeã 95 pontos | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1980 | Albilad Williams Racing Team Brands Hatch Racing RAM/Williams Grand Prix Engineering RAM/Penthouse-Rizla Racing RAM/Rainbow Jeans Racing | FW07 FW07B | G | Ford | Mobil | Alan Jones Carlos Reutemann Desiré Wilson Rupert Keegan Kevin Cogan Geoff Lees | Campeã 120 pontos | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1979 | Albilad-Saudia Racing Team | FW06 FW07 | G | Ford | Mobil | Alan Jones Clay Regazzoni | 2º lugar 75 pontos | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1978 | Williams Grand Prix Engineering | FW06 | G | Ford | Shell Texaco | Alan Jones Carlos Reutemann | 9º lugar 11 pontos | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Não esteve como construtor em 1977[19] | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1976 | Frank Williams Racing Cars Mapfre-Williams Walter Wolf Racing | FW04 FW05 | G | Ford | Fina | Emilio Zapico Jacky Ickx Michel Leclère Tom Belsø Arturo Merzario Chris Amon Warwick Brown Hans Binder Masami Kuwashima | NC (15º lugar) nenhum ponto | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1975 | Frank Williams Racing Cars | FW FW04 | G | Ford | Fina | Emilio Zapico Jacky Ickx Michel Leclère Tom Belsø Arturo Merzario Chris Amon Warwick Brown Hans Binder Masami Kuwashima | 9º lugar 6 pontos |
Galeria |
A Williams FW08 foi o modelo conquistou o titulo de pilotos com Keke Rosberg.
A Williams FW11 foi o modelo conquistou o titulo de pilotos com Nelson Piquet.
Nigel Mansell pilotando o modelo FW14 no GP de Mônaco de 1991.
A Williams FW16 foi o modelo que Ayrton Senna sofreu o acidente fatal no GP de San Marino de 1994.
A Williams FW18 foi modelo que conquistou o titulo de pilotos com Damon Hill e de construtores.
Ralf Schumacher pilotando o modelo FW23 no GP do Canadá de 2001.
Juan Pablo Montoya pilotando o modelo FW25 no GP da França de 2003.
Nick Heidfeld pilotando o modelo FW27 no GP do Canadá de 2005.
Nico Rosberg pilotando o FW29 no GP da Grã-Bretanha de 2007.
Felipe Massa pilotando o FW36 no GP da China de 2014.
Felipe Massa pilotando o FW37 no GP da Malásia de 2015.
Felipe Massa pilotando o FW38 no Grande Prêmio do Bahrein de 2016.
Felipe Massa pilotando o FW40 no Grande Prêmio da Malásia de 2017.
Sergey Sirotkin testando o modelo FW41 em Catalunha em 2018.
Títulos Mundiais de Pilotos |
Campeonatos | Pilotos | Temporadas |
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1 | Alan Jones | 1980 |
Keke Rosberg | 1982 | |
Nelson Piquet | 1987 | |
Nigel Mansell | 1992 | |
Alain Prost | 1993 | |
Damon Hill | 1996 | |
Jacques Villeneuve | 1997 |
Títulos Mundiais de Construtores por pilotos |
Campeonatos | Pilotos | Temporadas |
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4 | Nigel Mansell | 1986, 1987, 1992, 1994 |
3 | Damon Hill | 1993, 1994, 1996 |
2 | Alan Jones | 1980, 1981 |
Carlos Reutemann | 1980, 1981 | |
Nelson Piquet | 1986, 1987 | |
Jacques Villeneuve | 1996, 1997 | |
1 | Ricardo Patrese | 1992 |
Alain Prost | 1993 | |
Ayrton Senna | 1994 | |
David Coulthard | 1994 | |
Heinz-Harald Frentzen | 1997 |
Resultados da equipe na temporada de 2018 |
Pos | Piloto | Nu. | AUS | BHR | CHN | AZE | ESP | MON | CAN | FRA | AUT | GBR | ALE | HUN | BEL | ITA | SIN | RUS | JAP | EUA | MEX | BRA | ABU | Pts | Pts da Equipe | Pos da Equipe |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
16 | Lance Stroll | 18 | 14 | 14 | 14 | 8 | 11 | 17 | Ret | 17† | 14 | 12 | Ret | 17 | 13 | 9 | 14 | 15 | 17 | 14 | 12 | 18 | 13 | 6 | 7 | 10º |
20 | Sergey Sirotkin | 35 | Ret | 15 | 15 | Ret | 14 | 16 | 17 | 15 | 13 | 14 | Ret | 16 | 12 | 10 | 19 | 18 | 16 | 13 | 13 | 16 | 15 | 1 |
Negrito = Pole position.
Itálico = Volta mais rápida
Ret = Não completou a prova.
† = Classificado pois completou 90% ou mais da prova.
DSQ = Desclassificado da prova.
Referências
↑ «Williams Martini Racing confirms 2017 Abu Dhabi test driver line-up». Williams Martini Racing. 22 de novembro de 2017. Consultado em 16 de janeiro de 2018.Lance, as confirmed race driver for 2018
↑ «Williams oficializa Sirotkin ao lado de Stroll para 2018». Motorsport.com. Consultado em 16 de janeiro de 2018
↑ «Kubica fica com vaga de reserva na Williams para 2018». Motorsport.com. Consultado em 16 de janeiro de 2018
↑ Benson, Andrew (23 de fevereiro de 2018). «Oliver Rowland: Williams name Briton as their young driver for 2018 season». bbc.com. BBC. Consultado em 16 de março de 2018
↑ «Instagram post by Williams Martini Racing • Jan 3, 2018 at 3:10pm UTC». Instagram (em inglês). Consultado em 16 de janeiro de 2018
↑ abcde «Williams». STATS F1. Consultado em 26 de novembro de 2018
↑ «2019 FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP ENTRY LIST». FIA. Consultado em 2 de dezembro de 2018
↑ A ORIGEM DA CERIMÓNIA DO CHAMPANHE
↑ Williams vende parte da equipe a companhia de investimentos austríaca Globoesporte.com
↑ Williams vende parte das ações Hoje em Dia
↑ ab «Williams anuncia contratação de Bottas para piloto de teste». 29 de janeiro de 2010
↑ Ano não agrada Williams, 6ª: "Carro não era bom" Tazio
↑ ab [1]
↑ «Renault fornecerá motores para a Williams em 2012 e 2013». iG Esporte. Consultado em 7 de agosto de 2011
↑ «Renault fornecerá motores para a Williams em 2012 e 2013». TotalRace. Consultado em 7 de agosto de 2011
↑ «Bruno Senna assina contrato com a Williams e fica no lugar de Rubinho». Globoesporte.com
↑ Berto, Victor (11 de fevereiro de 2018). «Apoio financeiro de Sirotkin será destinado para desenvolver carro da Williams». F1 Mania
↑ «Senna tinha pressa. Acumulava recordes, inimigos, mulheres e dinheiro em alta velocidade.». Revista Veja. Consultado em 4 de janeiro de 2012
↑ «Williams Grand Prix Engineering» (em inglês). ChicaneF1.com
Ligações externas |
Sítio oficial (em inglês)