Roland Ratzenberger









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Roland Ratzenberger
Informações pessoais

Nome completo
Roland Ratzenberger

Nacionalidade

austríaco

Nascimento

4 de julho de 1960
Salzburgo

Morte

30 de abril de 1994 (33 anos)
Bolonha
Registros na Fórmula 1

Temporadas

1994

Equipes
1 (Simtek)

GPs disputados
3 (1 largada)

Títulos
0

Vitórias
0

Pódios
0

Pontos
0

Pole positions
0

Voltas mais rápidas
0

Primeiro GP

Grande Prêmio do Brasil de 1994

Último GP

Grande Prêmio de San Marino de 1994

Roland Ratzenberger (Salzburgo, 4 de julho de 1960 — Bolonha, 30 de abril de 1994) foi um piloto de automobilismo austríaco, que chegou a correr em 3 provas da Fórmula 1.[1]


Ratzenberger é lembrado por ter sido o primeiro piloto a morrer em um final de semana de um Grande Prêmio de Formula 1 desde o Grande Prêmio do Canadá de 1982, quando Riccardo Paletti morreu. Fazia-se também oito anos desde que Elio de Angelis morreu quando fazia testes em uma Brabham no Circuito Paul Ricard.




Índice






  • 1 Carreira


  • 2 Acidente fatal


  • 3 Curiosidade


  • 4 Grandes prêmios de Fórmula 1


  • 5 Referências


  • 6 Ligações externas





Carreira |


Antes de correr pela Simtek — uma das equipes da Fórmula 1 em 1994 — o piloto austríaco havia participado de diversas categorias do automobilismo internacional, sobretudo no Japão e na Inglaterra. Sua chance de correr na temporada de 1994 previa um contrato de cinco corridas para que ele mostrasse um bom desempenho.




A Curva Villeneuve, local onde Ratzenberger colidiu com seu carro no seu acidente fatal em Ímola




Roland Ratzenberger em seu último dia em Ímola


No início da temporada, ele dizia que não iria expor o carro a acidentes, já que a equipe encontrava-se em sérias restrições orçamentárias. No GP do Brasil, não conseguiu se classificar; em Aida, no Japão, obteve um bom desempenho: largou em 22º e chegou em 11º.



Acidente fatal |


No treino de qualificação para o GP de San Marino, Ratzenberger fazia uma tentativa de classificação quando, na entrada da veloz curva Villeneuve, a asa dianteira do Simtek soltou-se e o piloto, sem controle do carro, chocou-se violentamente contra o muro, a 314,9 km/h.


Ratzenberger teve fraturas múltiplas no crânio e no pescoço. Logo após o acidente, uma tentativa de reanimação cardíaca foi feita na própria pista. Sua morte foi anunciada oito minutos após o piloto ter dado entrada no Hospital Maggiore de Bolonha. Após o acidente, a Simtek anunciou que não iria se retirar da corrida, alegando que Roland gostaria que David Brabham, seu companheiro de equipe, participasse da corrida. Andrea Montermini, piloto de testes da Simtek, ocupou o lugar do austríaco.


As investigações do acidente geraram grande controvérsia especialmente porque, no dia anterior (sexta), Rubens Barrichello sofreu um acidente grave e no domingo, outro piloto morreria na mesma pista: Ayrton Senna. A discussão se concentra na determinação da hora e local da morte de Ratzenberger. Os organizadores da corrida e da FIA alegam que ele foi levado ainda com vida a Bolonha enquanto os investigadores alegam que ele teve morte instantânea ou, no mínimo, ainda dentro do circuito de Ímola. Segundo as leis italianas, se um esportista morrer durante um evento esportivo, o evento deve ser cancelado e todo o complexo desportivo colocado à disposição dos peritos até o fim da investigação que pode durar meses ou anos. Se isso tivesse acontecido, a morte de Senna teria sido evitada.


Por outro lado, as autoridades afirmam que tanto a FIA como a organização da prova tratou de retardar o anúncio da morte para evitar o cancelamento do evento e o consequente prejuízo que isso iria causar. No dia seguinte, o acidente que tirou a vida de Senna seria tratado da mesma forma.



Curiosidade |







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  • Ratzenberger afirmava ter nascido em 1962, para parecer mais jovem [carece de fontes?].

  • Senna e Ratzenberger nasceram no mesmo ano em 1960, sendo que Senna já havia completado 34 anos e Ratzenberger iria completar a mesma idade dois meses e quatro dias depois do seu acidente fatal.



Grandes prêmios de Fórmula 1 |




  • Grande Prêmio do Brasil de 1994


  • Grande Prêmio do Pacífico de 1994


  • Grande Prêmio de San Marino de 1994



Referências




  1. globoesporte.globo.com/ Roland Ratzenberger, do sonho de correr na Fórmula 1 à tragédia em Imola



Ligações externas |




  • Roland Ratzenberger - Página in memoriam (em alemão)


  • F1 Rejects - Tributo a Ratzenberger (em inglês)


  • iG Esporte - "Esquecido", Ratzenberger investiu todo seu dinheiro para entrar na F1 em 1994 (em português)




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