Corno de Ouro




Coordenadas: 41° 1' 45" N 28° 57' 40" E







Question book.svg

Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)




Vista do Corno de Ouro desde o Café Pierre Loti, em Eyüp


O Corno de Ouro ou Chifre de Ouro (em turco: Haliç, em grego: Χρυσοκερας, transl.: Khrysokeras ou Chrysoceras) é um estuário que divide o lado europeu da cidade de Istambul.


Com o Mar de Mármara, o Corno de Ouro forma uma península com um profundo porto natural. Este lugar foi originalmente colonizado por gregos na cidade de Bizâncio. O Império Bizantino teve seu quartel-general naval lá.


Na época do Império Romano, quando a cidade já tinha sido renomeada para Constantinopla, foram construídas muralhas ao longo da costa para proteger a cidade de ataques navais. Na entrada do Corno de Ouro havia uma barreira flutuante, de Constantinopla à Torre de Gálata (também conhecida como "Torre de Cristo", nos textos antigos) no lado norte, para evitar que navios indesejados entrassem no porto.




O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Corno de Ouro





















  • Portal da geografia
  • Portal da Turquia




Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Turquia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.



Popular posts from this blog

Bressuire

Cabo Verde

Gyllenstierna