Harém









Question book.svg

Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)



Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Harém (desambiguação).




Hamam : Les Bains du harem. Pintura ocidental orientalista de Jean-Léon Gérôme (século XIX).








































Harém é, na cultura árabe, a parte da casa proibida a homens de fora. Em outras culturas, porém, o termo significa o conjunto de mulheres de um matrimônio poligâmico. O harém tradicionalmente ficava aos cuidados de eunucos do sexo masculino, ou seja, um homem castrado pela mulher mais velha do sultão justamente para não se envolver com as mulheres de seu patrão. Em contrapartida, alguns ou muitos eunucos desfrutavam de fama, dinheiro e poder.


Nem mesmo os irmãos do sultão tinham acesso ao harém. Os irmãos do sultão moravam em um aposento isolado, com vista para o harém, mas sem acesso as mulheres do sultão.


Os reis persas possuíam harém e eunucos já no século VII a.C.. Ainda há haréns em países muçulmanos, bem como eunucos, mas ambos são relativamente raros. A poligamia, que geralmente é a condição necessária para ter-se um harém, requer posses, porque o marido tem de prover às necessidades de todas as esposas, filhos e agregados, bem como manter numerosa criadagem. Na realidade ter múltiplas concubinas era um meio para exibir riqueza e poder e fora da nobreza haréns foram mantidos por funcionários de alto escalão do governo destes países e comerciantes ricos.






Ícone de esboço
Este artigo sobre sexo ou sexualidade é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.



Popular posts from this blog

Bressuire

Cabo Verde

Gyllenstierna