João da Silva Telo e Meneses









Question book-4.svg

Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde janeiro de 2017). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


João da Silva Telo e Meneses, 1.º Conde de Aveiras (cerca de 1600 — Moçambique, 1651) foi um nobre e militar português. Em 1623, foi nomeado Governador de Mazagão. Em 1625, esteve em Salvador, na Guerra da Restauração. Nomeado em 1640 como 25.º Vice-rei da Índia, onde ficou até 1644. No regresso a Portugal, foi feito Regedor das Justiças. Chegou a ser novamente nomeado Vice-rei da Índia, em 1651, mas morreu a caminho, em Moçambique.


Foi membro do Conselho de Estado e Guerra do Rei Dom Filipe III, e do Rei D. João IV. Era Comendador de Arouca na Ordem de Cristo, e de Moguelas na Ordem de Santiago.



Dados genealógicos |


Era neto do seu homónimo João Telo de Menezes, senhor de Aveiras e filho de D. Margarida desse seu avô, que herdou a casa dele, e de Diogo da Silva, senhor de Vagos, a sua segunda mulher, presidente do parlamento de Lisboa[1], alcaide-mor de Lagos, comendador de Messejana e regedor das Justiças[2].


Casou com D. Maria de Castro, filha do senhores de Ulhão[3]. Com descendência.



Referências




  1. El gran diccionario historico, o Miscellanea curiosa de la Historia Sagrada y profana, a costa de los libreros privilegiados, 1753, p. 389


  2. Historia genealógica da casa real Portugueza, por D. Antonio Caetano de Sousa, Tomo 1. Volume 11, ano de 1745, pág. 926.


  3. Historia genealógica da casa real Portugueza, por D. Antonio Caetano de Sousa, Tomo 1. Volume 11, ano de 1745, pág. 926.



Fontes |



  • worldstatesmen.org


  • Colégio Brasileiro de Genealogia (em português)








Precedido por
António Teles de Meneses
Vice-Rei da Índia Portuguesa
1640 — 1645
Sucedido por
Filipe de Mascarenhas












Popular posts from this blog

Bressuire

Cabo Verde

Gyllenstierna