Linha 7 da CPTM
Linha 7–Rubi | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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A Linha 7–Rubi da CPTM compreende o trecho definido entre as estações da Luz e Francisco Morato e sua extensão, entre as estações Francisco Morato e Jundiaí. Foi construída pela extinta São Paulo Railway, sendo inaugurada em 16 de fevereiro de 1867. Até março de 2008, denominava-se Linha A–Marrom.[2]
É a linha mais longa da CPTM e de toda a rede metro-ferroviária de São Paulo, com 60,5 km de extensão (da Estação da Luz até Jundiaí).[1] É também a única linha da CPTM que possui estações fora da Região Metropolitana de São Paulo (as Estações Jundiaí, Varzea Paulista, Campo Limpo Paulista e Botujuru, que ficam na Aglomeração Urbana de Jundiaí).
Índice
1 Histórico
2 Percurso
3 Características
4 Estações
4.1 Extensão operacional
5 Galeria
6 Notas
7 Referências
8 Ver também
9 Ligações externas
Histórico |
A linha foi construída pela extinta São Paulo Railway (SPR), posteriormente Estrada de Ferro Santos-Jundiaí (EFSJ), tendo sido inaugurada em 16 de fevereiro de 1867. A linha é considerada "um dos marcos iniciais do desenvolvimento da cidade de São Paulo".[3] No início do século 20, graças à construção de várias estações intermediárias entre as originais da SPR, iniciou-se a circulação de trens de subúrbio, inicialmente até Pirituba. Na década de 1940 a linha seria eletrificada, mas continuou a prestar serviços com carros de madeira puxados por locomotivas até 1957, quando a Santos-Jundiaí adquiriu os primeiros TUEs da antiga série 101 (atual série 1100 da CPTM).
Em 1975 a linha passaria a ser administrada diretamente pela Rede Ferroviária Federal (RFFSA), que desde 1957 tinha a Santos-Jundiaí como uma de suas subsidiárias. Em 1984 passou para a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que herdou todo o serviço de trens metropolitanos da rede, serviço este que seria estadualizado em 1994, passando para as mãos da recém-fundada Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Em abril de 2010 a prefeitura de São Paulo anunciou uma operação urbana margeando a Linha 7, na tentativa de atrair investimentos para as regiões da Lapa e do Brás, atualmente ocupadas por diversos galpões e terrenos abandonados, as últimas grandes áreas ociosas da cidade.[3] As regiões somam 135 mil moradores, mas a expectativa é de atrair quatrocentos mil novos ao longo dos vinte anos seguintes.[3]
Percurso |
A Linha 7 atende a circulação entre as estações Luz e Jundiaí, passando pelos municípios de Caieiras, Franco da Rocha,Francisco Morato, Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista — estas duas últimas já fora da Região Metropolitana de São Paulo. O trajeto é feito em duas "pernas", com transferência livre em Francisco Morato.
No caso de necessidades operacionais, o percurso é estendido até a Estação Brás, no sentido Estação da Luz.[4][5]
Esta sub-região metropolitana apresenta topografia muito acidentada (Serra dos Cristais), sendo que os núcleos urbanizados foram se localizando ao longo da ferrovia, como bairros dormitórios, devido a dificuldades locacionais para instalações industriais ou geradoras de emprego. Tem como ligação por rodovia de acesso, a SP-332, antiga ligação entre São Paulo e Campinas.
Em seu trecho inicial, entre Luz e Lapa, corre ao lado da Linha 8-Diamante, com um desvio de integração ainda ativo, nos fundos do Pátio da Lapa.
A linha até hoje possui estações originais da SPR, algumas com o prédio construído ainda no século XIX, como Caieiras, Perus e Jaraguá. Esta última é bastante curiosa, pois as duas plataformas existentes (uma para cada sentido) situam-se em pontos diferentes da linha e não uma em frente à outra, sendo separadas por uma passagem de nível. O trajeto também passa por um túnel (de duas galerias), entre as estações Francisco Morato e Botujuru, e ainda possui duas vias auxiliares com trilhos originais da Santos a Jundiaí, pouco antes da Estação Perus, e logo após a Estação Água Branca.
Em setembro de 2018, foi anunciada a possibilidade da extensão do percurso até o município de Campinas, com previsão de início para 2019.[6][7]
Características |
Luz - Francisco Morato | Francisco Morato - Jundiaí | |
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Extensão | 39 km | 21,5 km |
Média de passageiros transportados/dia[8] | 510.498 | 50.113 |
Intervalo entre trens (pico) | 6 min | 11 min |
Quantidade de estações | 14 | 5 |
Trens (hora pico) | 22 | 5 |
Tempo de percurso | 56 min | 25 min |
Distância média entre estações | 3.247m | 5.381m |
Oferta de lugares no pico | 14.220 | 2.438 |
Velocidade máxima | 90 Km/h | 70 Km/h |
Passagens em nível | 1 | Nenhuma |
Estações |
Sigla | Estação | Município | Observações | MDU (10/2018)[8] |
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LUZ | Luz | São Paulo | Integração gratuita com as linhas 1–Azul, 4–Amarela e 11–Coral, e tarifada com a linha 13–Jade Airport Express. | 146 071 |
BFU | Palmeiras–Barra Funda | São Paulo | Integração gratuita com as linhas 3–Vermelha e 8–Diamante. Acesso ao Terminal Rodoviário da Barra Funda. | 166 878 |
ABR | Água Branca | São Paulo | Futura integração com as linhas 6–Laranja e 8–Diamante.[carece de fontes] | 8 213 |
LPA | Lapa | São Paulo | Futura integração com a Linha 8–Diamante.[carece de fontes] | 32 306 |
PQR | Piqueri | São Paulo | 6 695 | |
PRT | Pirituba | São Paulo | 16 743 | |
VCL | Vila Clarice | São Paulo | 4 172 | |
JRG | Jaraguá | São Paulo | 17 681 | |
VAU | Vila Aurora | São Paulo | 9 087 | |
PRU | Perus | São Paulo | 22 887 | |
CAI | Caieiras | Caieiras | 13 693 | |
FDR | Franco da Rocha | Franco da Rocha | 22 914 | |
BFI | Baltazar Fidélis | Franco da Rocha | 8 874 | |
FMO | Francisco Morato | Francisco Morato | Integração gratuita com a Extensão Operacional para Jundiaí. | 34 284 |
Extensão operacional |
Os trens que vêm da Luz param em Francisco Morato e voltam para a Luz. Para prosseguir até Jundiaí, é necessária baldeação. O trecho entre Francisco Morato e Jundiaí é feito por menos trens e com maiores intervalos. A partir do dia 9 de novembro de 2009, alguns trens (fora dos horários de pico e em caráter experimental) passaram a fazer o percurso completo Luz-Jundiaí e Jundiaí-Luz.[9]
Sigla | Estação | Município | Observações | MDU (10/2018)[8] |
---|---|---|---|---|
FMO | Francisco Morato | Francisco Morato | Integração gratuita com o trecho principal da Linha 7–Rubi. | 34 284 |
BTJ | Botujuru | Campo Limpo Paulista | 1 697 | |
CLP | Campo Limpo Paulista | Campo Limpo Paulista | 3 954 | |
VPL | Várzea Paulista | Várzea Paulista | 1 855 | |
JUN | Jundiaí | Jundiaí | 8 323 |
MDU = média de passageiros embarcados por dia útil em cada estação, desde o início do ano. Nas estações com duas ou mais linhas o MDU representa a totalidade de passageiros embarcados na estação, sem levar em conta qual linha será utilizada pelo usuário.
Galeria |
Série 1700 Mafersa/Hitachi
Série 9500 Hyundai/Rotem
Identificação visual anterior da linha, usada até 2008.
Série 1100 Budd/Mafersa (reformado pela Bombardier, hoje fora de circulação)
Interior de trem da série 9500.
Notas
Referências
↑ ab Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM. «Linha 7 da CPTM». WayBackMachine - Web Arquive. Consultado em 15 de Dezembro de 2013
↑ «Linhas da CPTM ganham novos nomes». Governo do Estado de São Paulo. 3 de abril de 2008. Consultado em 26 de junho de 2018
↑ abc Rodrigo Brancatelli (30 de abril de 2010). «Capital vai recuperar margens de ferrovia». Jornal da Tarde (14 494). São Paulo: S.A. O Estado de S. Paulo. pp. 6A. ISSN 1516-294X. Consultado em 2 de maio de 2010
↑ «Trens da CPTM funcionam normalmente nesta quinta-feira». Metrô Jornal. 17 de janeiro de 2018. Consultado em 27 de maio de 2018
↑ «Estações do Metrô de São Paulo fecham para testes no fim de semana». Diário do Transporte. 23 de março de 2018. Consultado em 27 de maio de 2018
↑ Lobo, Renato (4 de setembro de 2018). «Marcio França anuncia trem da CPTM entre a Luz e Campinas». Via Trólebus. Consultado em 7 de setembro de 2018
↑ Leandro Las Casas (4 de setembro de 2018). «França anuncia projeto de trem entre Campinas e São Paulo». Portal CBN. Consultado em 7 de setembro de 2018
↑ abc «Tabela Novos Negocios Agosto 2018» (PDF). CPTM. Consultado em 8 de agosto de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 18 de julho de 2018
↑ «CPTM fará viagens diretas da Luz à Jundiaí». RF - Revista Ferroviária. 3 de novembro de 2009
Ver também |
- Acidente na estação Perus
Ligações externas |
- Página oficial da CPTM
- Estações Ferroviárias do Brasil – Traz a história das estações da Linha 7 da CPTM
- Linhas da CPTM - Informações gerais das estações