Linha 7 da CPTM









Linha 7–Rubi

























Mapa das estações

Mapa das estações

Inauguração:
16 de fevereiro de 1867 (152 anos) pela São Paulo Railway
27 de setembro de 1948 (70 anos) Estatizada como Santos-Jundiaí
1975 (44 anos) Repassada a RFFSA
1984 (35 anos) Repassada para a CBTU
1994 (25 anos) Repassada à CPTM como Linha A–Marrom
2008 (11 anos) Mudança de nome para Linha 7–Rubi
Estações: 18
Comprimento: 60,5[1] km
Bitola: Bitola larga
Estado: Em Serviço

Legenda



















































































































































































































































































































































Continuation backward



Para Guaianases/Estudantes (Linha 11)







Straight track

Unknown route-map component "utCONT4+f"



Para Tucuruvi (Linha 1)








Unknown route-map component "KBHFe-L" + Unknown route-map component "HUBaq"





Unknown route-map component "KBHFa-R" + Unknown route-map component "HUBq"





Urban head station in tunnel + Unknown route-map component "HUBq"





Urban tunnel station on track + Unknown route-map component "HUBeq"






Luz Acesso às Linhas 1blue.png, 4yellow.png, 11orange.png e 13green.png[nota 1][nota 2]







Straight track

Urban tunnel straight track

Unknown route-map component "utCONT2+g"



Para Jabaquara (Linha 1)







Straight track

Unknown route-map component "utCONT2+g"



Para São Paulo–Morumbi (Linha 4)







Unknown route-map component "SKRZ-Au"



Viaduto Gen. Couto de Magalhães







Straight track

Head stop



Para Júlio Prestes (Linha 8)







Straight track

Straight track

Unknown route-map component "utCONT1+f"



Para Corinthians–Itaquera (Linha 3)







Straight track

Straight track

Unknown route-map component "utSTRe"












Unknown route-map component "BHF-L" + Unknown route-map component "HUBaq"





Unknown route-map component "BHF-R" + Unknown route-map component "HUBq"





Urban station on track + Unknown route-map component "HUBeq"






Palmeiras–Barra Funda Acesso às Linhas 3red.png e 8cinza.png







Straight track

Straight track

Unknown route-map component "uENDEe"











Unknown route-map component "KMW"

Straight track


Km 5







Unknown route-map component "eABZgr"

Straight track



Desvio para a Vidraria Santa Marina







Level crossing

Straight track



Passagem de nível Av. Santa Marina







Station on track

Straight track



Água Branca







Station on track

Straight track



Lapa - Linha 7 (Não confundir com a Lapa - Linha 8)







Unknown route-map component "eABZgl"

Straight track



Pátio CPTM/MRS







Straight track

Unknown route-map component "CONT2+g"



Para Itapevi/Amador Bueno (Linha 8)







Unknown route-map component "SKRZ-Ao"



Marginal Tietê







Unknown route-map component "hKRZWae"



Ponte sobre o Rio Tietê







Station on track



Piqueri







Unknown route-map component "KMW"


Km 10







Station on track



Pirituba







Unknown route-map component "SKRZ-Au"



Viaduto Raimundo Pereira de Magalhães







Station on track



Vila Clarice







Unknown route-map component "KMW"


Km 15







Station on track



Jaraguá







Unknown route-map component "SKRZ-Au"



Viaduto Camocim de São Félix







Station on track



Vila Aurora







Unknown route-map component "KMW"


Km 20







Unknown route-map component "STR+GRZq"



Zona Oeste-Norte (Jaraguá-Perus)







Unknown route-map component "SKRZ-G4u"



Viaduto sob Rodoanel Mário Covas (SP-21)







Unknown route-map component "SKRZ-Au"



Viaduto Dona Mora Guimarães







Station on track



Perus







Unknown route-map component "KMW"


Km 25







Unknown route-map component "STR+GRZq"



Divisa entre São Paulo e Caieiras







Unknown route-map component "SKRZ-Au"



Viaduto Gino Dártora (Estrada velha Campinas)







Station on track



Caieiras







Unknown route-map component "KMW"


Km 30







Unknown route-map component "SKRZ-Au"



Viaduto Ver. José Carlos da Silva Jr.







Unknown route-map component "STR+GRZq"



Divisa entre Caieiras e Fco. da Rocha







Unknown route-map component "SKRZ-Au"



Viad. Pref. Donald Savazoni







Station on track



Franco da Rocha







Unknown route-map component "KMW"


Km 35







Unknown route-map component "SKRZ-Au"



Viaduto Estrada do Lago







Station on track



Baltazar Fidélis







Unknown route-map component "STR+GRZq"



Divisa entre Fco. da Rocha e Fco. Morato







Unknown route-map component "KBHFa-L"

Unknown route-map component "KBHFe-R"



Francisco Morato Transferência interna gratuita







Unknown route-map component "SKRZ-Au"



Viaduto das Camélias







Unknown route-map component "KMW"


Km 40







Unknown route-map component "tSTRa"



Túnel de Botujurú







Unknown route-map component "tSTR+GRZq"



Divisa entre Francisco Morato e Campo Limpo Pta







Unknown route-map component "tSTRe"



Fim da RMSP - Início de A.U. de Jundiaí







Station on track



Botujuru







Unknown route-map component "KMW"


Km 45







Station on track



Campo Limpo Paulista







Unknown route-map component "SKRZ-Au"



Viaduto Alfried Krupp







Unknown route-map component "KMW"


Km 50







Unknown route-map component "STR+GRZq"



Divisa entre Campo Limpo Pta. e Várzea Pta.







Unknown route-map component "KMW"


Km 55







Station on track



Várzea Paulista







Unknown route-map component "SKRZ-Au"



Viaduto dos Emancipadores







Unknown route-map component "STR+GRZq"



Divisa entre Várzea Paulista e Jundiaí







Unknown route-map component "KMW"


Km 60







Unknown route-map component "eABZgr"



Ligação com os Trilhos da MRS







End station



Jundiaí






  1. O trecho da Linha 10turquoise.png que a conecta com a Estação da Luz encontra-se desativado ao público. Para esta estação, são oferecidos os serviços do Expresso Linha 10+.


  2. A Linha 13green.png é atendida pela Estação da Luz através do serviço Airport Express.



A Linha 7–Rubi da CPTM compreende o trecho definido entre as estações da Luz e Francisco Morato e sua extensão, entre as estações Francisco Morato e Jundiaí. Foi construída pela extinta São Paulo Railway, sendo inaugurada em 16 de fevereiro de 1867. Até março de 2008, denominava-se Linha A–Marrom.[2]


É a linha mais longa da CPTM e de toda a rede metro-ferroviária de São Paulo, com 60,5 km de extensão (da Estação da Luz até Jundiaí).[1] É também a única linha da CPTM que possui estações fora da Região Metropolitana de São Paulo (as Estações Jundiaí, Varzea Paulista, Campo Limpo Paulista e Botujuru, que ficam na Aglomeração Urbana de Jundiaí).




Índice






  • 1 Histórico


  • 2 Percurso


  • 3 Características


  • 4 Estações


    • 4.1 Extensão operacional




  • 5 Galeria


  • 6 Notas


  • 7 Referências


  • 8 Ver também


  • 9 Ligações externas





Histórico |




Antiga Estação Franco da Rocha.


A linha foi construída pela extinta São Paulo Railway (SPR), posteriormente Estrada de Ferro Santos-Jundiaí (EFSJ), tendo sido inaugurada em 16 de fevereiro de 1867. A linha é considerada "um dos marcos iniciais do desenvolvimento da cidade de São Paulo".[3] No início do século 20, graças à construção de várias estações intermediárias entre as originais da SPR, iniciou-se a circulação de trens de subúrbio, inicialmente até Pirituba. Na década de 1940 a linha seria eletrificada, mas continuou a prestar serviços com carros de madeira puxados por locomotivas até 1957, quando a Santos-Jundiaí adquiriu os primeiros TUEs da antiga série 101 (atual série 1100 da CPTM).


Em 1975 a linha passaria a ser administrada diretamente pela Rede Ferroviária Federal (RFFSA), que desde 1957 tinha a Santos-Jundiaí como uma de suas subsidiárias. Em 1984 passou para a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que herdou todo o serviço de trens metropolitanos da rede, serviço este que seria estadualizado em 1994, passando para as mãos da recém-fundada Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).


Em abril de 2010 a prefeitura de São Paulo anunciou uma operação urbana margeando a Linha 7, na tentativa de atrair investimentos para as regiões da Lapa e do Brás, atualmente ocupadas por diversos galpões e terrenos abandonados, as últimas grandes áreas ociosas da cidade.[3] As regiões somam 135 mil moradores, mas a expectativa é de atrair quatrocentos mil novos ao longo dos vinte anos seguintes.[3]



Percurso |




Mapa da Linha 7–Rubi em 2007.


A Linha 7 atende a circulação entre as estações Luz e Jundiaí, passando pelos municípios de Caieiras, Franco da Rocha,Francisco Morato, Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista — estas duas últimas já fora da Região Metropolitana de São Paulo. O trajeto é feito em duas "pernas", com transferência livre em Francisco Morato.


No caso de necessidades operacionais, o percurso é estendido até a Estação Brás, no sentido Estação da Luz.[4][5]


Esta sub-região metropolitana apresenta topografia muito acidentada (Serra dos Cristais), sendo que os núcleos urbanizados foram se localizando ao longo da ferrovia, como bairros dormitórios, devido a dificuldades locacionais para instalações industriais ou geradoras de emprego. Tem como ligação por rodovia de acesso, a SP-332, antiga ligação entre São Paulo e Campinas.


Em seu trecho inicial, entre Luz e Lapa, corre ao lado da Linha 8-Diamante, com um desvio de integração ainda ativo, nos fundos do Pátio da Lapa.


A linha até hoje possui estações originais da SPR, algumas com o prédio construído ainda no século XIX, como Caieiras, Perus e Jaraguá. Esta última é bastante curiosa, pois as duas plataformas existentes (uma para cada sentido) situam-se em pontos diferentes da linha e não uma em frente à outra, sendo separadas por uma passagem de nível. O trajeto também passa por um túnel (de duas galerias), entre as estações Francisco Morato e Botujuru, e ainda possui duas vias auxiliares com trilhos originais da Santos a Jundiaí, pouco antes da Estação Perus, e logo após a Estação Água Branca.


Em setembro de 2018, foi anunciada a possibilidade da extensão do percurso até o município de Campinas, com previsão de início para 2019.[6][7]



Características |





























































Luz - Francisco Morato

Francisco Morato - Jundiaí

Extensão
39 km
21,5 km

Média de passageiros transportados/dia[8]
510.498
50.113

Intervalo entre trens (pico)
6 min
11 min

Quantidade de estações
14
5

Trens (hora pico)
22
5

Tempo de percurso
56 min
25 min

Distância média entre estações
3.247m
5.381m

Oferta de lugares no pico
14.220
2.438

Velocidade máxima
90 Km/h
70 Km/h

Passagens em nível
1
Nenhuma



Estações |













































































































Sigla
Estação
Município
Observações
MDU (10/2018)[8]
LUZ

Luz

São Paulo
Integração gratuita com as linhas 1–Azul, 4–Amarela e 11–Coral, e tarifada com a linha 13–Jade Airport Express.
146 071
BFU

Palmeiras–Barra Funda

São Paulo
Integração gratuita com as linhas 3–Vermelha e 8–Diamante.
Acesso ao Terminal Rodoviário da Barra Funda.
166 878
ABR

Água Branca

São Paulo
Futura integração com as linhas 6–Laranja e 8–Diamante.[carece de fontes?]
8 213
LPA

Lapa

São Paulo
Futura integração com a Linha 8–Diamante.[carece de fontes?]
32 306
PQR

Piqueri

São Paulo

6 695
PRT

Pirituba

São Paulo

16 743
VCL

Vila Clarice

São Paulo

4 172
JRG

Jaraguá

São Paulo

17 681
VAU

Vila Aurora

São Paulo

9 087
PRU

Perus

São Paulo

22 887
CAI

Caieiras

Caieiras

13 693
FDR

Franco da Rocha

Franco da Rocha

22 914
BFI

Baltazar Fidélis

Franco da Rocha

8 874
FMO

Francisco Morato

Francisco Morato
Integração gratuita com a Extensão Operacional para Jundiaí.
34 284



Extensão operacional |


Os trens que vêm da Luz param em Francisco Morato e voltam para a Luz. Para prosseguir até Jundiaí, é necessária baldeação. O trecho entre Francisco Morato e Jundiaí é feito por menos trens e com maiores intervalos. A partir do dia 9 de novembro de 2009, alguns trens (fora dos horários de pico e em caráter experimental) passaram a fazer o percurso completo Luz-Jundiaí e Jundiaí-Luz.[9]














































Sigla
Estação
Município
Observações
MDU (10/2018)[8]
FMO

Francisco Morato

Francisco Morato
Integração gratuita com o trecho principal da Linha 7–Rubi.
34 284
BTJ

Botujuru

Campo Limpo Paulista

1 697
CLP

Campo Limpo Paulista

Campo Limpo Paulista

3 954
VPL

Várzea Paulista

Várzea Paulista

1 855
JUN

Jundiaí

Jundiaí

8 323


MDU = média de passageiros embarcados por dia útil em cada estação, desde o início do ano. Nas estações com duas ou mais linhas o MDU representa a totalidade de passageiros embarcados na estação, sem levar em conta qual linha será utilizada pelo usuário.



Galeria |



Notas




Referências




  1. ab Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM. «Linha 7 da CPTM». WayBackMachine - Web Arquive. Consultado em 15 de Dezembro de 2013 


  2. «Linhas da CPTM ganham novos nomes». Governo do Estado de São Paulo. 3 de abril de 2008. Consultado em 26 de junho de 2018 


  3. abc Rodrigo Brancatelli (30 de abril de 2010). «Capital vai recuperar margens de ferrovia». Jornal da Tarde (14 494). São Paulo: S.A. O Estado de S. Paulo. pp. 6A. ISSN 1516-294X. Consultado em 2 de maio de 2010 


  4. «Trens da CPTM funcionam normalmente nesta quinta-feira». Metrô Jornal. 17 de janeiro de 2018. Consultado em 27 de maio de 2018 


  5. «Estações do Metrô de São Paulo fecham para testes no fim de semana». Diário do Transporte. 23 de março de 2018. Consultado em 27 de maio de 2018 


  6. Lobo, Renato (4 de setembro de 2018). «Marcio França anuncia trem da CPTM entre a Luz e Campinas». Via Trólebus. Consultado em 7 de setembro de 2018 


  7. Leandro Las Casas (4 de setembro de 2018). «França anuncia projeto de trem entre Campinas e São Paulo». Portal CBN. Consultado em 7 de setembro de 2018 


  8. abc «Tabela Novos Negocios Agosto 2018» (PDF). CPTM. Consultado em 8 de agosto de 2018. Cópia arquivada (PDF) em 18 de julho de 2018 


  9. «CPTM fará viagens diretas da Luz à Jundiaí». RF - Revista Ferroviária. 3 de novembro de 2009 



Ver também |


  • Acidente na estação Perus


Ligações externas |




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  • Página oficial da CPTM

  • Estações Ferroviárias do Brasil – Traz a história das estações da Linha 7 da CPTM

  • Linhas da CPTM - Informações gerais das estações

































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