Freira
Freira é a designação dada na Igreja Católica a uma mulher que renunciou a vida comum em sociedade e optou recolher-se em um convento ou mosteiro, passando a ter uma vida – seja em regime de clausura monástica ou não – inteiramente dedicada aos serviços religiosos.
As freiras são mulheres consagradas a religião, assumem os compromissos da castidade, da obediência e da pobreza por meio de votos.[1] Geralmente as freiras desenvolvem obras de caridade, de educação a crianças e jovens, entre outros tipos de apostolado, além de participação ativa em diversas áreas da sociedade.[2] As freiras, por norma, fazem parte de ordens ou congregações religiosas de características mendicantes.
Índice
1 Ordens religiosas
2 Personalidades notáveis
3 Ver também
4 Referências
5 Ligações externas
Ordens religiosas |
Algumas ordens religiosas de freiras:
Ordem do Carmo: em 1322 o Papa João XXII expede a bula papal Sacratissimo uti culmine, na qual revela que Nossa Senhora do Carmo lhe aparecera e lhe prometera tirar do Purgatório as almas de todos os fiéis que em vida tivessem pertencido à Ordem de Nossa Senhora do Carmo ou à Confraria do Santo Escapulário do Carmo no sábado seguinte à sua morte, assim, com o uso do escapulário, símbolo de devoção e consagração à Virgem, o devoto também passou a gozar de indulgências plenas ou parciais. O ramo feminino da ordem foi oficialmente fundado em 1452.[3] A Ordem do Carmo, ou Carmelitas, talvez seja uma das mais populares ordens religiosas de freiras no mundo.
Ordem da Imaculada Conceição: a ordem feminina foi fundada pela portuguesa Santa Beatriz da Silva e que obteve um rápido desenvolvimento em Portugal e Espanha. É dado o nome de monjas Concepcionistas às freiras que compõem esta ordem religiosa.
Ordem de Santa Úrsula: a ordem foi oficialmente fundada em Verona, na Itália, no ano de 1856,[4] e possui outras ramificações como a Congregação Ursulina da Sagrada Família, fundada em 1915.[5]
Ordem de São Bento: embora mais reconhecida pelo trabalho e legado de monges beneditinos do sexo masculino como do próprio fundador Bento de Núrsia, a ordem religiosa tem sua ramificação feminina, sendo a Santa Escolástica, irmã gémea de São Bento, e Hildegarda de Bingen duas das suas maiores representantes.
Ordem das Clarissas: é uma ramificação feminina da Ordem Franciscana. Foi fundada por Santa Clara de Assis em 1215, a pedido do próprio São Francisco de Assis.[6]
- Congregação das Missionárias da Caridade: fundada por Madre Teresa de Calcutá em 1950, na cidade de Calcutá, Índia, tem por principal escopo o zêlo com os pobres e necessitados.[7]
Personalidades notáveis |
Algumas freiras se destacaram além da dedicação religiosa, contribuindo para diversas áreas da sociedade através de realizações em áreas como a arte, medicina, ciência e tecnologia.
Hildegarda de Bingen: foi uma freira beneditina, que se destacou em diversas áreas do conhecimento. Nas artes, Hildegarda contribuiu com a composição de diversos cantos gregorianos e poesias religiosas[8]; na medicina, contribuiu com a publicação dos livros Physica[9] e Causæ et Curæ[10]; na teologia, escreveu as obras Scivias Domini, Vitae meritorum e Divinorum perum[11]. Em 1150, fundou o Mosteiro de Rupertsberg, em Bingen am Rhein, na Alemanha. Hildegarda é santa e doutora da Igreja Católica. Pertencia à Ordem de São Bento.
Teresa de Ávila: foi uma mística que deixou um legado repleto de obras sobre literatura místico-cristã, sendo "O Castelo Interior" a mais conhecida, e atuante no movimento da Contrarreforma.[12] Foi co-fundadora da Ordem dos Carmelitas Descalços.[13] Teresa é santa e doutora da Igreja Católica.
Clara de Assis: é considerada a personificação feminina de Francisco de Assis, por sua obediência às regras franciscanas e devoção ao catolicismo.[14] Foi a primeira mulher na história da Igreja a compor uma Regra escrita, sujeita à aprovação do Papa.[15] Seu corpo se encontra em uma cripta de vidro na Basílica de Santa Clara, na cidade de Assis, Itália.[16] Foi fundadora da Ordem das Clarissas.
- Irmã Maria do Divino Coração (Droste zu Vischering): foi uma condessa alemã e religiosa da Congregação do Bom Pastor que se mudou para Portugal e onde, após ter recebido várias revelações divinas, se tornou na responsável pelo pedido de consagração do mundo ao Sagrado Coração de Jesus remetida ao Papa Leão XIII e realizada pelo mesmo Sumo Pontífice.
Madre Teresa de Calcutá: ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1979[17] em razão de sua total entrega aos necessitados ao redor do mundo. Obteve doutoramento honoris causa em medicina e cirurgia na Faculdade de Medicina e Cirurgia da Universidade Católica do Sagrado Coração.[18] Foi fundadora da ordem Missionárias da Caridade.
- Mary Ignatia Gavin: foi co-fundadora do Alcoólicos Anónimos junto com Bill Wilson e Robert Holbrook Smith.[19][20] Pertencia à Ordem de Santo Agostinho.
Mary Kenneth Keller: foi a primeira mulher a obter um PhD em ciências da computação. Obteve o título com a tese “Inferência indutiva dos modelos gerados pelo computador” na Universidade de Wisconsin-Madison em 1965.[21] Pertencia à ordem das Irmãs de Caridade da Abençoada Virgem Maria.
Cristina Scuccia: sagrou-se vencedora da versão italiana do programa The Voice, em 2014, e assinou contrato com a gravadora Universal.[22] Pertence à Ordem Ursulina.
Ver também |
- Frade
- Monja
- Ordem religiosa
- Clero regular
- Vida consagrada
Referências
↑ Código de Direito Canônico, cânon n. 654 e ss. - Página oficial do Vaticano.
↑ Kristof, Nicholas. Sister Acts. - Jornal The New York Times. 2014.
↑ Campos, Adalgisa A. (2011). «A ordem Carmelita.» (PDF). 24: 54-61. ISSN 2317-6377
↑ Inspiração - Página oficial das Ursulinas
↑ Storia Fondazione - Página oficial da ordem
↑ Santa Clara de Assis, Virgem – Fundadora das Pobres Clarissas - Portal dos Arautos do Evangelho
↑ Cunha, André. No Brasil, as Missionárias da Caridade, congregação fundada por Madre Teresa, estão presente em sete estados - Canção Nova. 2016.
↑ Wright, Craig. Gregorian Chant and Music in the Sistine Chapel - Universidade de Yale, Open Yale courses (em Inglês).
↑ Weiss-Amer, M (1992). «'Physica' of Hildegard von Bingen as a source for the 'Kochbuch Meister Eberhards'.». Sudhoffs Achive. 76: 87-96. PMID 1631915
↑ Riethe, P (2006). «Scabies and the significance of "suriones" in the handwritten manuscripts of Hildegard von Bingen.». Sudhoffs Achive. 90: 203-218. PMID 17338404
↑ Liber divinorum operum - In: Hildegard Society (em inglês)
↑ Howe, Elizabeth T. (2016). «Teresa of Avila.». Oxford Bibliographies Online. doi:10.1093/OBO/9780195399301-0235
↑ Carmelitas - Página oficial da Ordem.
↑ Santa Clara de Assis - Portal dos Arautos do Evangelho
↑ PP. Bento XVI. Audiência Geral sobre Clara de Assis. - Página oficial do Vaticano. 2010.
↑ Em Assis, Papa visita monjas e corpo de Santa Clara - Canção Nova
↑ Madre teresa ganha Nobel da Paz - Jornal O Globo
↑ PP. João Paulo II. Carta a Madre Teresa de Calcutá. - Página oficial do Vaticano. 1981.
↑ McNamara, Patrick (22 de setembro de 2017). «Sister Ignatia: The Catholic nun behind Alcoholics Anonymous». Aleteia.org. Consultado em 25 de setembro de 2017
↑ Dr. Bob's Nightmare. (PDF). [S.l.]: Alcoholics Anonymous World Services. 2001. p. 171
↑ Sciamplicotti, Roberta (11 de maio de 2014). «A pioneira nos estudos da computação? Uma freira.». Aleteia.org
↑ Zidko, Erika. 'No Brasil, vi que música e fé podem estar juntas', diz freira vencedora do 'The Voice' - BBC Brasil. 2014.
Ligações externas |
Freiras carmelitas (da Ordem do Carmo)
Freiras cistercienses (da Ordem de Cister)
Freiras ursulinas (da Ordem de Santa Úrsula)
Freiras concepcionistas (da Ordem da Imaculada Conceição)
Freiras clarissas (da Ordem de Santa Clara)