Rodovia Fernão Dias






























Rodovia Fernão Dias


Inauguração
1959
2002 (duplicação São Paulo-Belo Horizonte)[1]
Extensão
562,1 km (349,3 mi)
Extremos
 • norte:
 • sul:


Avenida Cardeal Eugênio Pacelli, Contagem, MG
Avenida Educador Paulo Freire, Guarulhos, SP
Trecho da

BR-381.svg BR-381
Concessionária

Autopista Fernão Dias (Arteris) (desde 2008)






norte
início da rodovia

BR-381.svg
BR-381
sul
fim da rodovia



Rodovias Federais do Brasil



Engarrafamento na BR-381, ao leste (e próximo) de Belo Horizonte.




Divisa entre São Paulo e Minas Gerais, sentido Belo Horizonte.




Vista da descida da Rodovia Fernão Dias na chegada a São Paulo, trecho em que a rodovia corta a Serra da Cantareira.




Veículos de apoio em Três Corações.


A Rodovia Fernão Dias ou anteriormente Via Fernão Dias, é a denominação que a BR-381 recebe no trecho entre duas regiões metropolitanas brasileiras: a Grande São Paulo e a Grande Belo Horizonte.




Índice






  • 1 História


  • 2 Bloqueio total da pista sentido BH


  • 3 Principais municípios cortados pela rodovia


    • 3.1 São Paulo


    • 3.2 Minas Gerais




  • 4 Localização das praças de pedágio


    • 4.1 São Paulo


    • 4.2 Minas Gerais




  • 5 Ver também


  • 6 Referências


  • 7 Ligações externas





História |


Em 1959, foi inaugurada pelo presidente Juscelino Kubitschek a ligação Belo Horizonte-Pouso Alegre quando ainda estava inacabada a obra. Contudo, apenas em 1961 a rodovia havia sido totalmente concluída, com a finalização das obras no trecho paulista.


Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), 43% da economia mineira, 20% de toda a produção do parque industrial de Minas e de São Paulo, cerca de 60% da produção nacional de ferro-gusa e aproximadamente 3 milhões de toneladas da produção agrícola mineira passam pela BR-381, representando uma circulação média de mais de 15 mil veículos - entre ônibus, caminhões e automóveis - por dia. Além disso, 25% da população mineira vivem e trabalham em sua área de influência.


Em junho de 2002, após quase oito anos de obras, o presidente Fernando Henrique Cardoso entregou a total duplicação da rodovia.[2]


Em outubro de 2007 a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) realizou o leilão da rodovia Fernão Dias, juntamente com outras rodovias Federais, e a Arteris venceu oferecendo as menores tarifas de pedágio. A Arteris e o Governo Federal assinaram no dia 14 de fevereiro de 2008 o contrato de concessão por 25 anos para a gestão e operacionalização da Rodovia Fernão Dias (BR-381), com 562 km de extensão.[3]


Pelo sistema antigo de numeração das rodovias federais, em vigor até 1964, era conhecida como BR-55.



Bloqueio total da pista sentido BH |


Um deslocamento de terra afetou as estruturas do viaduto da pista norte no km 79 (sentido BH), entre São Paulo e Mairiporã. A pista foi totalmente bloqueada no dia 26 de fevereiro de 2010 e a concessionária deu um prazo de até 6 meses para a liberação do viaduto[4], no entanto em abril foi prometido que até junho o tráfego seria restabelecido com um desvio lateral à ponte contendo duas faixas de rolamento.[5]. Entre fevereiro e junho, o desvio foi feito pela Estrada Sezefredo Fagundes (SP-8), rodovia de pista simples e sinuosa, causando enormes congestionamentos. A partir das 10h do dia 1º de junho, o trecho que vai do km 76 ao km 79 da pista sentido São Paulo da rodovia foi liberado para mão dupla para que o tráfego da pista sentido Belo Horizonte fosse retomado. [6] Finalmente, o viaduto da pista norte foi liberado para o tráfego a partir das 9h do dia 7 de dezembro de 2010. [7]



Principais municípios cortados pela rodovia |



São Paulo |







  • Guarulhos

  • São Paulo

  • Mairiporã




  • Atibaia

  • Bragança Paulista

  • Vargem




Minas Gerais |







  • Extrema

  • Itapeva

  • Camanducaia

  • Cambuí

  • Estiva

  • Pouso Alegre

  • São Sebastião da Bela Vista

  • Careaçu

  • São Gonçalo do Sapucaí

  • Campanha

  • Três Corações

  • Carmo da Cachoeira

  • Nepomuceno

  • Lavras




  • Ribeirão Vermelho

  • Perdões

  • Santo Antônio do Amparo

  • Oliveira

  • Carmópolis de Minas

  • Itaguara

  • Itatiaiuçu

  • Rio Manso

  • Brumadinho

  • Igarapé

  • São Joaquim de Bicas

  • Betim

  • Contagem

  • Belo Horizonte




Localização das praças de pedágio |




Praça de Pedágio no centro da cidade de Mairiporã, primeiro pedágio no trecho paulista no sentido Minas Gerais.



São Paulo |



  • km 007 - Vargem

  • km 066 - Mairiporã



Minas Gerais |



  • km 902 - Cambuí

  • km 804 - São Gonçalo do Sapucaí

  • km 733 - Carmo da Cachoeira

  • km 659 - Santo Antônio do Amparo

  • km 596 - Carmópolis de Minas

  • km 546 - Itatiaiuçu


Obs: Todas as praças são bidirecionais.



Ver também |



  • Arteris

  • Sistema rodoviário do estado de São Paulo



Referências




  1. «Após duplicação, segurança ainda preocupa na Fernão Dias». Carta Maior  Parâmetro desconhecido |datadeaceso= ignorado (ajuda)


  2. «Após duplicação, segurança ainda preocupa na Fernão Dias». Carta Maior  Parâmetro desconhecido |datadeaceso= ignorado (ajuda)


  3. «História da rodovia BR-38». Rota Legal  Parâmetro desconhecido |datadeaceso= ignorado (ajuda)


  4. Solange Spigliatti (1 de março de 2010). «Fernão Dias deve ficar fechada por até 6 meses». O Estado de S. Paulo  Verifique data em: |data= (ajuda)


  5. O Atibaiense - Interdição da Fernão Dias provoca queda na economia


  6. [http://www.autopistafernao.com.br/?link=noticias.ver&id=2782


  7. [1]



Ligações externas |



  • Informações detalhadas sobre o Sistema Nacional de Viação (em português) no Visualizador de Informações Geográficas do DNIT


  • Autopista Fernão Dias - site oficial

  • Página oficial da Arteris

  • Página da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias

  • Site Oficial do Movimento SOS Rodovias Federais



















































Popular posts from this blog

Bressuire

Cabo Verde

Gyllenstierna